Tudo preparado para os jogos do Torneio Olímpico de Futebol. Primeira partida será nesta quinta-feira

Arena da Amazônia. Foto - Divulgação

Com a chegada das delegações no último sábado (30/07), a Operação Jogos Olímpicos Manaus 2016 já é realidade e a cidade está preparada para a realização das seis partidas do Torneio Olímpico de Futebol. Os jogos serão realizados em rodadas duplas nos dias 4, 7 e 9 de agosto, na Arena da Amazônia.

Nesta quinta-feira (4) jogam Suécia x Colômbia, às 18h, e às 21h, Nigéria x Japão; domingo (7), às 18h tem Suécia x Nigéria e às 21h, Colômbia x Japão, ambos pelo torneio masculino; Na terça-feira (9), às 18h, será a rodada do torneio feminino entre Colômbia x Estados Unidos e, às 21h, África do Sul x Brasil.

De acordo com coordenador estadual do Comitê Manaus 2016, Mário Aufiero, com as entregas concluídas, na última quinta-feira, dia 28 de julho, o governo fechou o ciclo de planejamento e já está na execução da operação Jogos Olímpicos, com cerca de 5 mil servidores (apenas do Estado) das mais diversas áreas, envolvidos nas ações.

“O governador José Melo não mediu esforços por acreditar no retorno que a visibilidade dos Jogos Olímpicos proporciona. Apesar das limitações financeiras impostas pela crise econômica, conseguimos, com o trabalho integrado e a união de esforços de todas as secretarias e órgãos envolvidos, cumprir com aquilo que nos propusemos dentro do projeto olímpico. Podemos dizer hoje que estamos 100% prontos e passamos da parte de planejamento para a execução do evento propriamente dita”, afirmou Aufieiro.

Segurança

Desde a última quarta-feira (27/07), o Sistema Integrado que reúne 50 órgãos das esferas estadual, municipal, federal e as Forças Armadas passou a operar em regime presencial no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), no Aleixo.

De acordo com o secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes, todas as forças de segurança estão empenhadas durante toda a operação. “Estamos agora com os três eixos de Inteligência, Defesa e Segurança, funcionando perfeitamente, com sua atuação prevista nos protocolos, então temos a confiança que o evento será de acordo com sua normalidade” disse o secretário.

Delegações

Desde sábado (30/07), com a chegada das delegações a Manaus, as forças de segurança passaram  a aplicar os protocolos de segurança na escolta entre o aeroporto e o hotel e deste para os Centros Oficiais de Treinamento (COTs). A operação é feita pela Central de Escoltas, composta pelo Exército Brasileiro, Polícia Civil, Polícia Militar, Sistema de Atendimento Móvel de Emergência (SAMU), Corpo de Bombeiros e Manaustrans.

A chegada das delegações é monitorada em tempo real, desde a saída da cidade de origem até o desembarque em Manaus. “Nós acompanhamos o horário de saída, o tempo de viagem e a chegada até aqui na cidade, e, a partir daí, o sistema de escolta, atrelado ao comando e controle, com monitoramento, passa a estar focado nessa operação, para que possamos na saída do aeroporto, acompanhar toda a movimentação, chegando no Hotel e durante o deslocamento que serão feitos”, disse o secretário executivo adjunto de Planejamento e Gestão Integrada da SSP-AM , coronel Dan Câmara.

O sistema montado para os Jogos também inclui o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) que foca na segurança da cidade e os Centros Integrados das Instalações dos Jogos – hotel das delegações, Arena da Amazônia e os centros de treinamento da Colina, do Coroado e do Sesi, todos interligados e monitorados por câmeras. No CICC ainda funciona a central de atendimento às delegações estrangeiras e ao turista, com representantes da Polícia Federal, Amazonastur, Secretaria Adjunta de Gestão Integrada para Grandes Eventos (Seagi) e representantes de consulados ou das delegações.

“Todos os protocolos recebidos do Comitê Rio 2016 e da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça foram cumpridos e estão inseridos nos nossos planos integrados”, afirmou o secretário da Seagi, Dan Câmara, ao ressaltar que as ações vão englobar tanto as operações da Arena da Amazônia, quanto os eventos no Live Site (Ponta Negra) e demais pontos de aglomeração.

A operação inclui, ainda, a varredura e o “lacramento” dos Centros de Treinamento e do Hotel Tropical onde estão as delegações. A última varredura e lacramento será a da Arena da Amazônia, entre esta segunda-feira, 1º de agosto e o dia 4.

Ainda segundo Câmara, no dia de jogos, haverá a instalação do perímetro externo imediato de segurança a partir do meio dia com o isolamento da Arena da Amazônia. Moradores do entorno da arena foram credenciados para poder acessar as ruas dentro do perímetro de segurança.

Defesa Civil

Como parte das ações integradas de segurança, a Defesa Civil do Amazonas montou uma estratégia de atuação em caso de desastres tecnológicos e naturais, durante os jogos em Manaus. Ao lado da Defesa Civil de Manaus, a Defesa Civil AM disponibilizará 20 barracas de emergência para abrigar possíveis vítimas, duas viaturas e agentes do órgão, que estarão a postos no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no bairro do Aleixo e no Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICCL), instalado na Arena da Amazônia, nos dias 04, 07 e 09 de agosto.

Inundações bruscas, vendavais, ou qualquer tipo de atentado que afete a normalidade social da população, são alguns dos exemplos em que a Defesa Civil AM pode ser acionada, em havendo danos humanos e materiais e o esgotamento da capacidade de atendimento do município.

Outra atuação do órgão será em casos de acidentes químicos, bacteriológicos, radioativos e nucleares, que possam provocar a necessidade de isolamento de áreas e evacuação de pessoas de determinado local afetado por sinistro.

Ponto facultativo

Para os dias de jogos que acontecem durante a semana – quinta-feira (4) e terça-feira (9 de agosto) – O Governo do Amazonas decretou ponto facultativo a partir do meio dia. Órgãos inseridos no perímetro de segurança que compreendem as ruas interditadas nos dias jogos não funcionarão, com exceção dos serviços essenciais, como a Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT/HVD) que manterá o Pronto Atendimento funcionando 24 horas para os atendimentos de urgência.  As ambulâncias terão acesso à unidade pela avenida Theomario Pinto da Costa até a avenida Pedro Teixeira, uma das avenidas interditadas.

Os atendimentos ambulatoriais, que são agendados, serão suspensos nos dias 4 e 9, sendo que no domingo segue a rotina normal sem atendimento. A FMT/HVD ainda vai abrigar o serviço de plantão da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam).

A Delegação Geral e o Instituto de Identificação, ambos dentro do perímetro de segurança, não funcionarão nos dias de jogos. Os serviços ofertados nesses órgãos, a exemplo da emissão de carteira de identidade, podem ser acessados em qualquer Distrito Integrado de Polícia (DIP), que vão funcionar normalmente, bem como o Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) que estarão abertos até o meio dia. Para quem vai participar dos eventos, haverá uma Delegacia de Grandes Eventos, na Arena da Amazônia, além de Delegacia do Turista no aeroporto e no Live Site da Ponta Negra.

Acessibilidade

A Arena da Amazônia está preparada para receber pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.  Prefeitura e Governo do Estado irão oferecer transporte especial até a arena para este público, por meio de uma parceria entre a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped). Os veículos especiais sairão da garagem da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM).

Em uma outra parceria  da Seped com o Comitê Manaus 2016,  a Ordem dos Advogados dos Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM) e o Instituto de Tecnologia Manaós (ITMBr), pessoas com deficiência têm à disposição o aplicativo móvel “Cidadão Olímpico”  que oferece localização de áreas de acesso especiais na cidade e na Arena da Amazônia, além de denunciar violações de direitos legais.  Dentre os serviços oferecidos pelo APP disponível no Google Play, estão guias de direitos e diretrizes, mapas específicos para PCDs, informações de acesso aos locais de partidas esportivas, além de um espaço para conhecer melhor seus direitos e realizar denúncias de casos que vão contra a legislação.

Voluntários

A Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico e Social (Aades)  preparou cerca de 350 voluntários para  atuar no entorno da Arena da Amazônia, Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e Lives Sites durante o Torneio Olímpico em Manaus. Eles vão complementar os serviços prestados pelos voluntários selecionados pelo Comitê Rio 2016, com atendimento ao turista e ao público que participa dos eventos.

Direitos do Consumidor

O Procon Amazonas fará ação intensiva com equipe de fiscalização no anel inferior e superior da arena da Amazônia quanto a violação dos direitos consumeristas. Haverá sala de apoio para receber, analisar, avaliar, apurar consultas e denúncias apresentadas por consumidores, entidades representativas ou pessoas jurídicas de direito público ou privado, além de prestar orientação permanente sobre seus direitos e garantias. O órgão atuará na fiscalização e aplicação de sanções administrativas previstas na Lei 8078/90 combinadas com as disposições do decreto federal Nº 2.181/97, bem como coordenar os fornecedores de produtos e prestadores de serviços, ou com suas entidades representativas, a adoção de normas coletivas de consumo.

 

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *