“Rio Negro Challenge Amazônia” abre inscrições para resgatar tradicional travessia

MANAUS, AM,  1ª Maratona Aquática Amazonas,  competição é uma realização da Aquática Amazonas, em parceria com a Federação de Triathlon do Amazonas (Fetriam), com apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) e Governo do Estado. FOTOS: ANTONIO LIMA/SEMJEL

Na Maratona Aquática, o trajeto vai de 1,3m até 3m, de 13 anos até mais de 65 anos. Fotos: Antonio Lima/Semjel

O mais extenso rio de águas negras do mundo será palco do “Rio Negro Challenge Amazônia”, evento que vai reunir três provas, sendo o circuito curumim, a maratona aquática e a travessia de 8  quilômetros.  A competição acontece dia 4 de dezembro, mas as inscrições iniciam nesta sexta-feira, dia 29, pelo site rionegrochallenge.com.br. O evento é uma realização da Aquática Amazonas e recebe apoio do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

O Challenge Amazônia vai marcar o retorno da disputa de 8 km no Rio Negro, testando as braçadas e o psicológico dos participantes. A largada da travessia será às 7h30, da Praia do Camaleão e a chegada é na praia da Ponta Negra. “Tem alguns anos que não temos esse percurso de oito quilômetros e o retorno dele em disputa é algo que valoriza a modalidade e resgata uma prova tradicional, que marcou uma época de ouro da natação amazonense. Por isso, acredito que será uma prova de encontros entre a nova e a antiga geração, uma vez que muita gente vai querer testar seus limites”, considerou o titular da Sejel, Fabricio Lima.

Segundo o organizador do evento, Pierre Gadelha, aqueles que vão encarar a Travessia terão que obrigatoriamente ter um acompanhante no “stand up” ou no caiaque. Caso contrário, estarão desclassificados. O mesmo número de peito do ajudante será daquele identificado no braço do nadador. “O evento vai contar com todo o aparato de segurança, mas será necessário que quem for competir pela travessia, identifique no ato da entrega do kit o seu parceiro, que estará pela borda num stand up ou caiaque, pronto para que num momento de cansaço, o competidor possa parar, respirar e se recompor, afinal, é uma prova extremamente cansativa e que requer muito esforço”, disse Gadelha.

Circuito Mirim e Maratona

O Circuito Curumim, que, como o nome sugere, é voltado para as crianças, compreende as idades de 8 a 12 anos e terá o percurso de 400m, na Ponta Negra, com largada às 7h. Já a Maratona Aquática inicia às 8h, também na Ponta Negra, e o trajeto vai de 1,3m até 3m, de 13 anos até 65+. “O evento, antes mesmo de a inscrição ser lançada, já estava sendo procurado e temos a confirmação de atletas de fora, como é o caso de Samir Barel (Campinas), Matheus Evangelista (Porto Alegre), Thaís Santana (Vitória) e Marcos Campos (Taubaté). De Manaus, grandes nomes do esporte prometem brigar pelas provas”, disse Pierre, ao afirmar que a expectativa é que 200 pessoas participem do evento.

Inscrições 

As inscrições para o Challenge Amazônia iniciam nesta sexta-feira, dia 29, pelo site rionegrochallenge.com.br, e até o dia 10/09 tem desconto de 15% no valor total de cada prova. Após, os preços voltam ao ‘normal’ e a matrícula segue até 30/11.

O evento e chancelado pela Federação Amazonense de Desportos Aquáticos (Fada).

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *