Mais de três mil atletas de todo o Amazonas participam da abertura dos JEAs na Arena Amadeu Teixeira. Veja as fotos

Grande festa do esporte estudantil, a abertura dos JEAs reuniu mais de 3 mil atletas na Arena Amadeu Teixeira, nesta quarta (20/07). Fotos: Mauro Neto/ Sejel/ Divulgação

Mais de três mil participantes dos 39º Jogos Escolares do Amazonas (JEAs), a maior competição estudantil do Estado, participaram hoje (20/07) da abertura do evento, na Arena Amadeu Teixeira, em Manaus. São 200 escolas públicas, federais, estaduais e municipais, além do segmento privado, de 32 Municípios, que desfilaram embaladas pela fanfarra da Escola Estadual Senador Petrônio Portella. As secretaria estaduais de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e de Educação (Seduc) organizam a competição.

Serão disputadas 16 modalidades, 11 individuais e cinco em equipes. Atletismo, Badminton, Basquete, Ciclismo, Futsal, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Luta Olímpica, Natação, Tênis de Mesa, Vôlei de Quadra, Vôlei de Praia, Xadrez, Jiu-Jítsu e Futebol têm ampla tabela de confrontos. Confira no endereço www.amazonasesporte.am.gov.br.

O futsal abriu a competição, às 13h de hoje (20/07), na própria Arena Amadeu Teixeira. Nesta quinta entram em cena o atletismo, xadrez, vôlei e handebol. A competição segue até 30 de julho, dividida em infantil (de 9 a 11 anos) e juvenil (de 15 a 17), masculino e feminino.

“Há centenas de atletas já hospedados na Vila Olímpica de Manaus e os classificados do JEAs vão aos Jogos Escolares da Juventude (JEJ)”, disse o secretário da Sejel, Fabricio Lima. “A abertura vem constatar o sucesso que a gente estava prevendo nas seletivas, com a participação em peso dos alunos”, disse o secretário de Educação, Algemiro Ferreira.

“Temos duas novas modalidades, o futebol e o jiu-jítsu. Iniciamos as seletivas em maio e trabalhamos com mais de 100 mil alunos, em 61 Municípios, em seis polos do interior. A cada dia que passa, este trabalho se consolida mais com a equipe Sejel-Seduc”, ressaltou a coordenadora do JEAs, Lilian Valente.

 

Tocha

Atletas que se destacaram na luta olímpica, ano passado, conduziram a tocha até a pira na Arena Amadeu Teixeira

Cinco atletas da luta olímpica, todos medalhistas de ouro do JEAs do ano passado, levaram a Tocha da competição. Tácila Lopes, Raíssa Pimentel, Géssica Vitória e Felipe Santana fizeram a volta na Arena Amadeu Teixeira e Paulo Arthur Felix acendeu a pira, levando o público ao delírio.

jeas-tocha-acende

Paulo Arthur Félix fez os últimos metros com a tocha e acendeu a pira

“Estou muito emocionado, nervoso. Não vou esquecer nunca mais deste momento e tenho certeza que isso vai me dar sorte para conquistar mais uma vez o ouro”, ressaltou Arthur, 15 anos, que ano passado ganhou a categoria 54 kg da luta olímpica e foi terceiro nos JEBs (atual JEJ).

 

Exemplo de Novo Aripuanã

Felipe Benedito, ouro no arremesso de peso, quer melhorar marca nos JEAs deste ano

Os JEAs sempre têm muitas histórias de superação. A delegação de Novo Aripuanã enfrentou 36 horas de barco, com 28 meninos, vindo encarar handebol, futsal, tênis de mesa e arremesso de peso. “Não é fácil cuidar de tantos jovens, principalmente quando estamos na transição do barco, mas com disciplina e respeito conseguimos ter bom relacionamento”, destacou o responsável pela equipe, professor Márcio Botelho.

Felipe Benedito, 13, que integra a equipe novo-aripuanense, ganhou o arremesso de peso ano passado e busca o segundo ouro. “Ano passado fiz a marca de 28 metros e este ano, treinando muito, melhorei meu desempenho e devo fazer de 32 a 33 metros pela juvenil e, assim, ir para os Jogos da Juventude”, disse o atleta, que se conquistar vaga para o JEJ fará a primeira competição nacional.

Além do desfile, a abertura dos JEAs teve apresentações das Cheerleaders do CETI Gilberto Mestrinho e das ginastas do Centro Educacional Adalberto Valle. Outro momento marcante foi o juramento do atleta, feito pelo representante Matheus Matos, 13, de Parintins. “Este momento é sério para nós atletas e representa o nosso comprometimento com o esporte. Estou emocionado”, disse ele, que vai disputar o handebol juvenil.

Os campeões do JEAs infantil disputam os Jogos Escolares da Juventude (JEJ) na cidade de João Pessoa, na Paraíba, entre os dias 20 a 29 de setembro. Já os vencedores da categoria juvenil disputarão a mesma edição do torneio em novembro, na mesma capital, de 10 a 19 de novembro.

Veja mais fotos da abertura:

jeas jeas-pira jeas2 jeas3 jeas4

Tags: AM, Amazonas, JEAs, Manaus
Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *