Inscrições abertas para Torneio de Pesca Esportiva Amigos do Tarumã

pesca esportiva taruma

A 3ª edição do Torneio de Pesca Esportiva Amigos do Tarumã será realizada no dia 24 de setembro, às 6h30, em um dos cartões postais da cidade, a Praia da Ponta Negra. As inscrições estão abertas até o dia 30 de julho e promete reunir mais de 200 pescadores, que estarão em busca do maior Tucunaré e de recolher a maior quantidade de lixo dos rios.

Atualmente, cerca de mil pessoas praticam a pesca esportiva no Estado, que atrai em média, ao ano, cerca de 100 mil pessoas para o Amazonas. Os destinos mais procurados são os municípios de Barcelos e Santa Izabel do Rio Negro. “Uma grande quantidade de turistas procuram nossa região para praticar a pesca, e com isso colaboram com a geração de emprego e renda no Estado”, disse o presidente da Associação de Pescadores Esportivos de Manaus (APEM), Rogério Bessa, ao comentar que é necessário atentar para a preservação ambiental do Amazonas, que ainda é bastante prejudicada pela pesca predatória.

“A pesca predatória comercial vem acabando, literalmente, com o estoque pesqueiro de nossa região, e quando promovemos um evento como esse estamos em busca de profissionalizar e sensibilizar os pescadores sobre a importância da preservação”, destacou.

A largada do evento será às 6h30 e a chegada às 16h, também na Praia da Ponta Negra. A área de pesca vai compreender a Bacia do Tarumã Açú até a região do Rio Negro (margens esquerda e direita), finalizando no Rio Cueiras, distante 65 km de Manaus. Os pescadores deverão estar munidos da carteira de pesca amadora devidamente validada pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

Contribuições

Nas duas últimas edições do Torneio de Pesca Esportiva Amigos do Tarumã foram recolhidos pelos pescadores cerca de 1,2 tonelada de lixo e a expectativa para esta competição é tornar este número ainda mais considerável.

“O evento tem o intuito de incentivar o respeito e a preservação ambiental dos rios da Amazônia, combatendo a pesca predatória de espécies como Tucunaré. Após a medição feita pela Comissão Organizadora do evento, os peixes fisgados devem retornar para água em condições de sobrevivência”, explicou Bessa.

Sistema

Esse será o primeiro evento oficial de pesca em que será utilizada a régua padrão homologada, em maio deste ano, pelo Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem- AM) para validar resultados de competições de pescas realizadas na região. O Estado é o primeiro a implantar esse tipo de instrumento, que possui 1,10 metro de altura e 20 cm de largura, com regulamentos técnicos conforme padrões estabelecidos.

A homologação desse padrão de medição permite que competidores ou pescadores de outros lugares possam vir ao Amazonas validar o tamanho de seus peixes pelo comprimento em centímetros, e ser reconhecido internacionalmente. O material foi projetado pela APEM, que busca regulamentar a pesca esportiva para proteger o tucunaré açu, o principal peixe de pesca esportiva no Brasil.

Inscrições

Os interessados em participar do evento devem correr, pois as inscrições para o Torneio estão sendo realizadas somente até o dia 30 de julho, na Pizzaria à Bessa (Rua Teresina, 123, bairro Nossa Senhora das Graças), das 18h às 23h, e na loja Sucuri do Manauara Shopping (Horário do Mall). O valor é deR$ 450,00 (por equipe), podendo ser parcelado em até duas vezes no cartão. Cada equipe poderá ser composta por até três pescadores esportivos, sendo obrigatório que um possua carteira de arrais amador. As inscrições do interior do Estado do Amazonas e de outros Estados da Federação são feitas somente por e-mail ([email protected]). Mais informações: (92) 98253-0500.

Premiação 

A premiação será feita com a entrega de troféus, medalhas e kits de pesca do 1º ao 5º lugar; premiação para o Pescador Esportivo que pegar o maior Tucunaré do Torneio e para as equipes que recolherem a maior quantidade de lixo dos rios, e sorteios de prêmios no valor de mais de R$ 100 mil. A premiação principal do evento é Bass Boat, marca Quest, modelo 268 ano 2016. A lista da premiação e o regulamento oficial do Torneio estão disponível na fanpage: facebook/torneiodepesca.

Apoio

O evento é coordenado pela Associação de Pescadores Esportivos de Manaus (Apem), e conta com apoio das Secretarias Estaduais de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), de Produção Rural (Sepror) e Federação da Agricultura do Amazonas (FAEA), Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa); Yamaha; Pizza À Bessa; Entec; Pousada de Pesca Amazon Sat; American AirLines; Quest Boats; Faca na Rede; Arca de Noé; Sucuri Pesca e Aventura; Amazon Nave; Baquara Team; Magistral; Sebare; UEA.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *