Cigás vai estender rede de gás natural para avenida Djalma Batista

mapa cigas

As obras de expansão da Rede de Distribuição de Gás Natural da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) no conjunto Vieiralves deverão chegar à avenida Djalma Batista ainda nesta semana, adiantou o diretor técnico comercial da Companhia, Clovis Correia Junior, em coletiva de imprensa, na manhã desta segunda-feira (27/06). Estabelecimentos comerciais e residenciais serão o foco de atendimento nesta nova etapa, que está com 30% das obras realizadas.

Técnicos da Cigás iniciaram, em janeiro, os serviços de levantamento topográfico e geo-radar para mapeamento e estudo de viabilidade da expansão de dutos na região do Vieiralves. O novo trecho da rede, de aproximadamente quatro quilômetros, será interligado à malha já existente na avenida Constantino Nery e passará pela rua Salvador, onde as obras foram iniciadas no dia 15 de maio, nas avenidas Maceió, Pará, Djalma Batista e Darcy Vargas. A conclusão desta fase de obras está prevista para setembro deste ano.

Nas intervenções, que ocorrem sempre de domingo a quinta-feira, das 21h30 às 5h30, é utilizado um método conhecido mundialmente como “não destrutivo”, a partir do furo direcional. Sem necessidade de abertura de valas, o método ocorre a partir da perfuração do solo e implantação subterrânea do duto, o que reduz o impacto na pista e no próprio trânsito. “Aprimoramos nossos métodos para uma obra sem transtornos. Na Djalma Batista, seremos ainda mais estratégicos nos horários, pois é uma via principal”, esclareceu Clovis.

Fornecimento

Com pouco mais de cinco anos de operação no Amazonas, a Companhia iniciou os trabalhos para atender o varejo após consolidar o fornecimento aos segmentos termoelétrico – mais de 60% da energia distribuída em Manaus é gerada por uso do gás natural –, e industrial, com 34 empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) em pleno consumo. No comércio, um shopping, dois hotéis e uma lavanderia já utilizam o gás. Seis postos em Manaus fornecem o Gás Natural Veicular (GNV).

Clovis Correia esclareceu que as distribuidoras de gás natural, de maneira geral, primeiramente atendem aos grandes consumidores, podendo assim viabilizar a rede a novos negócios. “O preço do gás natural ao consumidor final está diretamente relacionado com o custo das obras de expansão da malha de dutos. Para que a tarifa seja competitiva, precisamos expandir a rede de forma estratégica”, explicou.

“Todos os estabelecimentos possuem viabilidade técnica para receber o gás natural em Manaus. A viabilidade econômica é avaliada a partir de diversos fatores, como a proximidade da rede já existente e o potencial de consumo que esse estabelecimento possui. Portanto, quanto maior a demanda pelo combustível, mais vantajoso será o preço final para o cliente”, ressaltou o diretor.

Vantagens

O gás natural residencial pode ser utilizado para cocção de alimentos, churrasqueiras, aquecimento de água, tanto na cozinha como no banheiro, até mesmo em piscinas. A vantagem do fornecimento contínuo, via duto, dispensa a necessidade de estoque ou acúmulo de combustível, o que possibilita o aproveitamento de mais espaços nas áreas comuns dos condomínios e, por ser mais leve que o ar, a dispersão do gás natural na atmosfera é mais rápida em caso de vazamento, reduzindo os riscos de acidentes.

Em empreendimentos comerciais, o gás natural também é uma alternativa econômica e prática de geração de energia, climatização, cocção, uso em caldeiras, fornos, estufas, dentre outros, com mais eficiência e segurança que os demais combustíveis.

Para mais informações sobre as obras de expansão da rede de distribuição ou sobre os benefícios do gás natural, entre em contato com a Cigás através do 0800-723-3202, ou pelo e-mail [email protected].

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *