Fotos e vídeos mostram que duas onças participaram de cerimônia da Tocha. Ex-comandante do CMA protesta por ‘injustiça’

onca-general

O guerreiro de selva convive com a onça rotineiramente

A nota do Comando Militar da Amazônia (CMA) negando que a onça Juma, morta com tiro de pistola na segunda-feira (20/06), tenha participado da cerimônia de recepção da Tocha Olímpica, no Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs), gerou contestações. Fotos e vídeos (veja matéria da TV Em Tempo) mostram que duas onças participaram do evento, que seriam o mascote do Cigs, Simba, e a do 1º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS), Juma, esta última mais rapidamente, apenas como pano de fundo para fotos.

A controvérsia entrou para o debate que toma conta das mídias sociais, especialmente FaceBook e Whatsapp. No meio do dia, com os ânimos ainda acirrados, o general-de-divisão Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, ex-comandante do CMA e atual chefe do Departamento de Logística do Exército, publicou texto no perfil dele no FaceBook reclamando de “injustiça”.

Teophilo lembra que os militares cuidam das onças corriqueiramente, o que é bem diferente do “súbito amor pelos belos felinos pintados” de quem hoje critica o Exército.

Veja o texto:

PARA REFLEXÃO

Então, hoje você acordou e resolveu defender as onças…uma pequena reflexão…

Pois lamento informar a sua (in)justa e (in)digna opinião que bem antes do seu súbito amor pelo belos felinos pintados, já haviam homens que os recebiam e até (pasmem) os amamentavam indefesos….

Estes homens não vivem nas matas, mas lá trabalham…

Até cantarolam “…olha a onça dele no chapéu…”, não porque seu chapéu é feito de onça ou tem estampa estilo pele de onça e sim porque o símbolo que eles carregam, com orgulho, é uma onça…

Pra não mais variar, eles fazem (e bem) o trabalho que os que hoje posam de juízes e algozes deveriam fazer. Preservar tais animais, seu meio ambiente e interagir com eles de maneira harmoniosa.

Acusa-los é fácil….difícil é digitar CIGS (ou 1º BIS ou coisa do gênero) e pelo menos se informar sobre o trabalho que eles fazem…

Doeu em você?

Imagine o quanto doeu em quem teve de tomar a decisão?

Você já teve de tomar essa decisão?

Sacrificar o que você ama pra salvar quem você é?

Sim? Não?

Tenho duas sugestões…

Vá se informar melhor, ou vá cuidar da sua vida…

Porque duvido que você tenha coragem de cuidar das onças como eles fazem!

Brasil acima de tudo!

Autor: “alguém que conhece e ama a Amazônia, mas detesta injustiça!”

General Theophilo

Veja também
3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Paulo Torreias disse:

    A resposta do General exaltado dá uma pequena mostra aos que adorariam ter as Forças Armadas de volta ao poder e aos tempos de ditadura. Ele é sabedor que em tempos modernos, todos têm o direito de expor suas opiniões pois a ditadura acabou. E quem paga impostos e que também paga os salários dos militares somos nós.
    Faltou tato e educação quando ele fala: “Tenho duas sugestões…

    Vá se informar melhor, ou vá cuidar da sua vida…”. Chega de corporativismo!! Quem é incompetente não deve lidar com animais selvagens. Que houve erro humano, ninguém duvida. Ninguém ama animais do dia para a noite. E temos sim, na população, muita gente que ama os animais de graça, naturalmente.
    Não venha, General, querer gritar. O tempo da ditadura acabou e você não percebeu.
    Estamos livres das torturas, das mortes que vocês abafaram com o tal acordo de união nacional.
    Reconheça o erro provocado pelo trabalho amador.

  2. As pessoas são sempre assim injustas, julgam sem levar em consideração os prós e contras…ser humano nunca será perfeito, por vários vezes me perguntei e se fosse o contrário como seria?? Eles diriam assim: deixaram um animal matar o cara é nada fizeram…. com certeza esse sacrifício foi a condenação de quem o fez. É como se matasse alguém. Da própria família…eu penso assim!!

  3. ROBERTO CASTRO disse:

    Paulo torrado vc e um otário vc sofreu algum dano ha época do governo MILITAR vc tem quantos anos? Ja sei ou vive do dinheiro do papai e mamãe ou e socialista que vive a custas do desgoverno político, vc e um porco que só espera a comida e o abate va trabalhar ou acompanhe por um ano a vida de um MILITAR sem reclamar p ver se é bom