Prefeitura vai modernizar unidades móveis do Programa Saúde Itinerante

saude itinerante_carretas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) está substituindo as 11 unidades móveis do Programa Saúde Manaus Itinerante, que vão ganhar espaços ampliados e mais modernos. O programa é responsável por levar atendimento médico e odontológico para bairros e comunidades de Manaus, por meio de estruturas móveis, preparadas para consultas e exames básicos e de média complexidade.

As duas primeiras unidades do novo padrão, voltadas exclusivamente para a saúde da mulher, já estão em funcionamento. Duas outras deverão ser incorporadas dentro dos próximos meses, assim como as demais unidades que atenderão às outras linhas assistenciais da saúde itinerante. Quatro serão destinadas à saúde odontológica e três à assistência médico-laboratorial.  .

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, explica que o programa beneficia as populações que moram em áreas mais afastadas ou de alta demanda por serviços específicos. Com o programa, esse público tem mais facilidade de acesso e maior agilidade no atendimento e na realização de exames e diagnósticos.

“As unidades móveis nos permitem uma mobilidade que é essencial para o atendimento pontual de determinadas regiões geográficas e para a assistência de grupos populacionais específicos, como é o caso das mulheres e das crianças”, garante o secretário.

Ainda segundo Homero, o Saúde Manaus Itinerante oferece atendimento de qualidade, contando com materiais e equipamentos iguais ao da rede fixa de assistência. “A equipe profissional, que inclui médicos, odontólogos, enfermeiros e técnicos, é muito bem qualificada e específica para o atendimento itinerante”, reforça.

O gerente do Programa Manaus Saúde Itinerante, William Terra, explica, ainda, que entre as novidades da nova estrutura estão recepção maior e totalmente climatizada, banheiro adicional e sala específica para coleta de exame preventivo, além das salas para realização de ultrassonografia, mamografia e duas tendas, ampliando a área de recepção que passará a contar com mais funcionários para acolhimento e informações dos usuários. As novas unidades, no futuro, também contarão com sistema integrado para cadastro dos pacientes.

Locais de atendimento das novas unidades

De acordo com o chefe da Divisão Técnica do Programa Manaus Saúde itinerante, Márcio Martins, as primeiras localidades beneficiadas com as novas unidades móveis de Saúde da Mulher são as comunidades Nossa Senhora de Fátima 2 e Parque São Pedro, ambas no bairro Tarumã, zona Oeste da capital. As unidades já estão atendendo, respectivamente, em frente à Escola Nestor Soeiro do Nascimento, próximo à Bemol, até o dia 23 de junho, e em frente à Unidade Básica de Saúde N-06, próximo à Eucatur, até o dia 24.

Diariamente, são oferecidas 40 mamografias e 50 ultrassonografias, dentre as quais a abdominal total e superior, transvaginal, pélvica, obstétrica, vias urinárias, próstata via abdominal, tireoide e mamas. Os homens também terão atendimento nessas unidades para a realização de ultrassonografias. Para isso, devem procurar a unidade que estará no Parque São Pedro, no dia 23, e a de Nossa Senhora de Fátima, nos dias 23 e 24.

As demais unidades do programa seguem a programação de rotina. No momento, os serviços de Saúde Odontológica e Médico Laboratorial estão sendo oferecidos no estacionamento do Sest/Senat, na avenida Autaz Mirim, bairro Jorge Teixeira, zona Leste. Essa última oferece consultas generalistas e pediátricas, exames preventivos (Papanicolau), além de possuir posto de coleta de material para exames laboratoriais e farmácia. No local, os usuários podem contar com os serviços até o dia 8 de julho.

Cada zona geográfica da cidade possui uma unidade de referência para a entrega dos resultados dos exames. Na zona Norte, o usuário deve procurar a UBS Balbina Mestrinho; na zona Leste, a UBS Leonor Brilhante; na Oeste, a UBS Leonor de Freitas; e na zona Sul, a UBS Vicente Pallotti. Os prazos de entrega são de 15 dias para mamografia, de cinco dias para exames laboratoriais e 60 dias para o preventivo de colo de útero. O resultado das mamografias é entregue na hora, na própria unidade móvel.

Documentos

Para as consultas com o clínico geral ou com o pediatra, é necessário que o usuário apresente documento de identidade e CPF ou a certidão de nascimento, no caso dos menores de idade. Para os exames laboratoriais deve ser apresentada a requisição médica. Para o exame preventivo (Papanicolau) as mulheres devem apresentar apenas a carteira de identidade e o CPF.

 

Veja também

Manaus terá o maior Réveillon do Norte com festas em quatro pontos da cidade. Confira as atrações na... Consolidando-se como a cidade dos grandes eventos no Norte do País, Manaus realiza a maior festa de Réveillon da região para recepcionar o ano de 2018: quatro atrações nacionais e mais de 135 artistas locais se apresentarão nas zonas Norte, Sul, Leste e Oeste, prestigian...
EXCLUSIVO: Braga comenta Operação Custo Político, revela que concorrerá à reeleição e dá conselhos a... Braga comenta Operação Custo Político, que prendeu ex-secretários e empresáriosO senador Eduardo Braga afirma que os crimes apontados nas operações Maus Caminhos e Custo Político não atingem seus governos. Ele avisa: "O povo, bem ao mal, se informa e sabe quais são os c...
Polícia pede colaboração para localizar familiares de idosa deixada na delegacia A delegada Catarina Torres, titular da Delegacia Especializada de Ordem Política e Social (Deops), solicita a colaboração de todos na divulgação da imagem de Verônica Pereira dos Santos, 81, deixada no prédio da Delegacia Geral no início da tarde desta quinta-feira (14/12)...
MPE-AM denuncia delegado que matou advogado. Ação é por homicídio triplamente qualificado Foto: ReproduçãoO Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM) denunciou o delegado Gustavo Sotero por homicídio triplamente qualificado. O acusado matou o advogado Wilson Justo Filho, no dia 25 de novembro, no Bar Porão do Alemão.Os tiros disparados pelo deleg...
Matrículas de novos alunos começam no dia 13 de janeiro. Confira o calendário da rede pública A secretária Kátia Schweickardt informou que a Semed terá disponíveis 47 mil novas vagas para a Educação Infantil e Ensino Fundamental. Foto: Semcom/Divulgação. O início das matrículas de novos alunos para 2018 na rede pública de ensino está marcado para o dia 13/1, confor...

3 comentários para “Prefeitura vai modernizar unidades móveis do Programa Saúde Itinerante

  1. Francisca Avelino disse:

    Queria saber quando que a Carreta da mulher vai atender aa estrada am. 010 nao posso falar nada porquer to tentando fazer um exame de ultavaginal e não consego

    RESPOSTA
    Não temos informação sobre atendimento na AM-010.

  2. Letícia Nayara disse:

    Onde que a carreta se encontra a carreta esse mês ?

    RESPOSTA
    No período de 3 a 7 de outubro/2016, as Carretas da Mulher estarão nos bairros Lírio do Vale 2 (Avenida Central, ao lado da quadra Poliesportiva, zona Oeste) e na Comunidade Mundo Novo (Rua 15, Cidade Nova, zona Norte).
    Informações sobre a localização das Unidades Móveis de Saúde, ligue: (92) 3236-9631

  3. GiL disse:

    gostaria de saber a localização da carreta da mulher para o Mês 11/2016

    RESPOSTA
    Consulte a programação da carreta neste link:
    http://www.portaldomarcossantos.com.br/2016/11/07/campanha-novembro-azul-ganha-reforco-de-atendimento-com-unidades-moveis/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *