Mascote do CIGS, onça Juma é abatida a tiro após participar de solenidade da Tocha Olímpica. Veja vídeo de onça em ação

onça cigs

Mascote do CIGS, a onça Juma interagiu com atletas que conduziam a tocha olímpica, nesta segunda-feira. Foto: Divulgação.

A onça Juma, que participou da solenidade da Tocha Olímpica no Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), na manhã desta segunda-feira (20/06), foi abatida com um tiro após a cerimônia. A informação foi confirmada à tarde pelo Comando Militar da Amazônia (CMA).

Segundo nota distribuída pela assessoria de comunicação do CMA, a onça escapou no interior do zoológico, que já se encontrava fechado. Uma equipe de militares composta de veterinários, especializados no trato com o animal, foi ao seu encontro para resgatá-la. O procedimento de captura foi realizado com disparo de tranquilizantes.

Segundo o CMA, mesmo atingido, o animal se deslocou em direção a um militar que estava no local. Como procedimento de segurança, visando proteger a integridade física do militar e da equipe de tratadores, foi realizado um tiro de pistola no animal, que veio a falecer.

O Comando do CIGS já determinou a abertura de processo administrativo para apurar os fatos.

A unidade se transformou na maior especialista do mundo no trato com onças. Eles não as capturam, mas praticam o resgate ou as recebem quando resgatadas por ribeirinhos e caboclos em geral, oferecendo sobrevida e treinamento.

Há versos e palavras de ordem, envolvendo a onça, estimulando o amor pelo animal em todos que passam pelo Cigs. Um deles: “Onça pintada que tanto me orgulhas/ serás o estandarte da minha patrulha/ onça pintada na terra ou no céu/ cravada em peito serás meu troféu”. O símbolo do felino está nos chapéus e no peito do guerreiro de selva.

 

Mascote do BIS

A Juma, resgatada há 17 anos, quando a mãe foi morta por caçadores, era mascote do Batalhão de Infantaria de Selva (BIS), segundo o presidente da Associação dos Oficiais R2 do Amazonas, Fernando Fernandes. O abate foi feito por militares do CIGS e isso causou constrangimento entre as unidades. A onça era muito estimada pelos militares do BIS. O clima de consternação, porém, é comum entre os militares das duas.

 

Predator

A onça pintada tem a mandíbula mais poderosa entre os felinos e a segunda mais poderosa entre os carnívoros. É uma excelente nadadora e suas patas lhe proporcionam uma força extraordinária, o que ajuda muito ao caçar os animais. Veja vídeo amador que mostra a força desse predador, que ocupa o topo da cadeia alimentar, que teria sido capturado na região do Furo do Paracuúba, próximo ao Encontro das Águas:

 

 

 

Veja também
5 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Edna Regina França disse:

    Essa Olímpíada vai ficar na história. Coitada da onça. Muito triste. Sei que foi feito o necessário….mas perder a mascote assim deve ter sido muito triste para todos.

  2. Rose disse:

    A vida de uma pessoa foi preservada, podia ser um marido, um filho ou um avô de alguém que talvez tivesse ficado muito machucado ou morto. Tanta gente matando gente e ninguém fica tão indgnado. Foi necessário, entendam.

  3. Lutegardes Alfaia disse:

    Uma vergonha, falta de responsabilidade, esse animal deveria ta cansada,tem pessoas que só vê o lado humano,estou muito triste e envergonhada.

  4. Arnaldo disse:

    Quero que o ser humano venha a viver a história de horror que todos os animais da Terra vivem hoje. Ser aprisionado em coleira, espancado, criado em chiqueirões para depois ser transportado em caminhões tipo o de porcos para ser abatido. Somos a pior espécie que a Terra já pode ver. Por sorte não duraremos muito. Estamos a cada dia um passo mais próximo da extinção devido nossa própria estupidez. E quando isso acontecer, quero ser o primeiro a ser trucidado, pois tenho muito a pagar. Humanos, é o que somos. Monstros.

  5. Sinceramente, isso é um absurdo, me sinto envergonhado com tanta discordia e principalmente de ser brasileiro com esse ato, ACORDA BRASIL não é futebol que coloca comida na mesa de vocês não, enquanto esses que vocês colocam o titulo de heroi eles estão na vida boa,vamos dizer na lingua de todos eles estão”OSTENTANDO”, enquanto a educação e a saúde estão uma vergonha, interessante para a saúde e educaçãoo nosso país não tem verba, más para futebol entre outras coisas tem… NA MINHA OPNIÃO, futebol não precisa de tantos luxos, futebol é para se divetir e competir… más no brasil não TEM QUE BRIGAR POR COISAS BOBAS, TEM QUE MATAR POR TIME, TEM QUE AGREDIR O PROXIMO POR CAUSA DE UM JOGO, bom cheguei ao fim meu nome é yuri, tenho 15 anos e agradeço pela atenção de todos!!!