‘Vampirão’ do Hemoam recebe doadores até quarta-feira, no Manauara

vampirao

O “Vampirão” está estacionado em frente ao Manauara Shopping. Foto: Divulgação

A unidade móvel usada para a coleta itinerante da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam), conhecida como “Vampirão”, estará nas dependências do Manauara shopping, localizado entre as avenidas Mário Ypiranga (antiga Recife) e Umberto Calderaro Filho (Paraíba), atendendo aos doadores, até às 21h desta quarta-feira (15/06). Além de celebrar o Dia Mundial do Doador de Sangue, a iniciativa pretende conscientizar a população sobre a importância de doar.

“Nossa meta não é aumentar o estoque. Queremos unir e sensibilizar a sociedade a respeito da importância que o ato de doar sangue tem para todos”, explicou o diretor-presidente do Hemoam, Nelson Fraiji. Segundo ele, o nível do banco de sangue do hemocentro é estável desde a Copa do Mundo.

Membro da equipe “Atletas que Doam”, um grupo de mais de 150 atletas que se reúnem para doar sangue regularmente, Richardson Mota participou da campanha e reforçou a importância da iniciativa. “Acho que todos podemos precisar de sangue em algum momento e é esse o tipo de sentimento que tem de ser despertado nas pessoas: o de ajudar”, afirmou.

Doação 

O Hemoam está aberto às doações de segunda à sábado, das 7h às 18h. As doações também podem ser feitas no Posto Avançado de Coleta do Hemoam, na Maternidade Estadual Ana Braga, na Alameda Cosme Ferreira, zona leste. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.

Quem pode doar

Estão aptas a doar sangue quaisquer pessoas com boa saúde, com idade entre 18 a 69 anos e peso a partir de 50 quilos pode doar sangue. O candidato à doação deve estar bem alimentado e munido de documento de identidade. Não podem doar sangue pessoas que tiveram hepatite após os 10 anos de idade, usuários de droga, que teve malária, recebeu transfusão sanguínea, que teve doença sexualmente transmissível nos últimos 12 meses, ou que teve febre nos últimos 30 dias.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *