Tocha Olímpica chega domingo e será vista em todas as zonas de Manaus. Confira o roteiro

A Tocha Olímpica chega a Manaus neste domingo (19/06), após passar por boa Vista (RR), para percorrer as principais zonas da cidade. A chegada está prevista para às 8h30, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, onde tem início o percurso de revezamento, por volta das 9h.

O percurso de revezamento  tem aproximadamente 39 km, um dos maiores do Brasil, e se inicia na avenida Santos Dumont seguindo pela Torquato Tapajós e Constantino Nery, com parada na Arena da Amazônia, por volta das 10h45, local onde ocorrerão seis jogos da primeira fase do torneio olímpico de futebol. Nos dias 4 e 7 de agosto os jogos masculino e, no dia 9, dois do feminino, incluído o jogo da Seleção Brasileira.

Continuando o trajeto, saindo da Arena da Amazônia, a Tocha visitará o Centro Histórico de Manaus. Inicialmente, contornando a Praça D. Pedro II, na avenida Sete de Setembro, onde está localizado o Paço da Liberdade, prédio histórico e um dos principais pontos turísticos da cidade, que recebe exposições, mostras, palestras, visitas guiadas, além de sediar o projeto de ocupação da Prefeitura de Manaus do Centro Histórico, ‘Passo a Paço’.

Depois a Tocha visita outro ponto turístico da cidade, o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, onde deve chegar às 12h15. Reinaugurado no dia 23 de outubro de 2013, o “mercadão” atualmente está entre os dois monumentos mais visitados pelos turistas na capital amazonense.

A rota continua até a Avenida Eduardo Ribeiro, chegando ao outro símbolo icônico da cidade, o Teatro Amazonas, localizado no Largo São Sebastião, às 12h52, pelo horário estimado. A Tocha passa ainda pela Avenida Álvaro Maia finalizando o primeiro estágio do trajeto, às 13h27.

Mapa da Rota

Mapa da rota da Tocha Olímpica em Manaus.

Zona Leste e Oeste

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Evento (Manauscult) e coordenador municipal do Comitê Olímpico Local (COOL), Bernardo Monteiro de Paula, destacou a passagem da Tocha por outros pontos da cidade, incluindo as principais vias das zonas Leste e Oeste.

“O diferencial da passagem da Tocha em Manaus é que ela será levada para além dos pontos turísticos. E essa foi uma das principais preocupações da prefeitura, de levar para os bairros, para perto da população, independentemente de classe social, compartilhando o real sentido da chama Olímpica e destacando os valores olímpicos de amizade, respeito e excelência”, comentou o presidente.

A rota pela Zona Leste tem início  na rotatória do São José, onde deve chegar as 14h49, passando por toda a extensão da avenida Autaz Mirim e na avenida Itauba, até o cruzamento com  a avenida Mirra.

No último estágio da rota, o símbolo Olímpico atravessará a Ponte do Rio Negro, por volta das 17h22, no sentido Iranduba/Manaus, pega a Cel. Cyrillo Neves, a avenida Brasil e a avenida Coronel Teixeira às 18h09, partindo para o ápice do evento, a “Celebração da Cidade”, no Anfiteatro da Ponta Negra, que deverá ocorrer às 19h20. No local também haverá shows musicais.

Rota do Revezamento da Tocha*

Trecho I

8h30 – 9h – Chegada ao Aeroporto Eduardo Gomes

Avenida Santos Dumond (Estrada do Aeroporto)

Início na Avenida Torquato Tapajós

Início na Avenida Constantino Nery

Chegada na Arena da Amazônia

Continuação pela Avenida Constantino Nery

Entrada no Centro Histórico de Manaus – Paço da Liberdade – Mercado Municipal Adolpho Lisboa – Teatro Amazonas

13h27 – Bradesco do Boulevard Álvaro Maia – Fim do Primeiro Trecho.

 

Trecho II

14h49 – Rotatória do São José – Autaz Mirim

15h58 – Avenida Itaúba

 

Trecho III

17h22 – Ponte Rio Negro – Lado Iranduba

Chegada à Avenida Brasil

Inicio Avenida Coronel Teixeira sentido Ponta Negra

19h20 – Chegada ao Complexo Turístico da Ponta Negra – Anfiteatro

*Horários estimados pelo Comitê Organizador

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *