Estudantes de Parintins conquistam medalha de ouro em feira de Ciências no México

alunos parintins

Os alunos José Barbosa, Deisiane Moraes e Rainara Ribeiro com o secretário Algemiro Lima. Foto: Divulgação

Com o projeto “O uso de materiais recicláveis no ensino de geometria espacial”, os estudantes do ensino médio do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Deputado Gláucio Gonçalves, de Parintins, José Barbosa, Deisiane Moraes e Rainara Ribeiro, trouxeram medalha de ouro da feira internacional Expociencias Latinoamericana (ESI-Amlat), na cidade de Mazatlan, no México.

Os jovens, sob a coordenação da professora Cristiana Tavares de Oliveira, apresentaram o projeto ao lado de expositores de outros nove países da America Latina e dois da Europa. A mostra ocorreu entre os dias 30 de maio e 3 de junho de 2016.

O projeto “O uso de materiais recicláveis no ensino de geometria espacial” aliou o ensino da matemática de forma criativa à reutilização de materiais recicláveis como garrafas, canudos, papéis, papelão e madeira. “Foi uma forma de trabalhar o ensino da geometria na disciplina de matemática, de forma prazerosa e criativa, utilizando formas geométricas, elaboradas a partir de materiais recicláveis”, destaca Cristiana de Oliveira.

Na manhã de hoje, o secretário de Estado de Educação do Amazonas, Algemiro Ferreira Lima, recebeu a professora e os estudantes no gabinete da Seduc, parabenizando-os pela medalha histórica para o Amazonas. “Projetos deste porte, que dão significado à aprendizagem em sala de aula para questões práticas do cotidiano, devem ser fomentados. Além de tudo, esta medalha é inédita para o Amazonas. Vamos sempre estar apoiando estas iniciativas”, ressaltou.

Viajando pela primeira vez ao exterior, o estudante do 2º ano do ensino médio do Ceti Deputado Gláucio Gonçalves, José Barbosa, conta que participar da feira internacional do México foi uma experiência única. “A troca de experiência foi incrível. Foi maravilhoso encontrar com estudantes de vários países. Aprendemos bastante com tudo o que vimos”, destaca.

A estudante Deisiane Moraes conta que participar da feira internacional abriu novos horizontes em sua perspectiva de vida e ressalta que ao retornar, sentiu a grande responsabilidade. “Ao retornarmos a nossa escola, uma aluna do ensino fundamental disse que sentiu muito orgulho de nós e que somos exemplos para eles. Fiquei muito emocionada. Quero realmente poder dar o melhor de mim”, disse.

No México, o projeto “O uso de materiais recicláveis no ensino de geometria espacial” teve o reconhecimento de avaliadores e participantes, recebendo credencial para o EXI-Mundi, que será realizado em 2017, em Fortaleza, e para o Fórum Internacional de Ciência e Engenharia, no Chile.

 

Veja também
1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Raffaele A. Novellino disse:

    Caro senhor Marcos Santos, peço-lhe autorização para compartilhar esse artigo na minha página do face.

    Agradeço a sua gentileza.

    RESPOSTA
    Pode compartilhar. Obrigado