Mais de dois mil alunos participam da abertura da 19ª Municipíadas e 1ª Paramunicipíadas

08-06-16-Abertura Municipíadas 2016.Foto-Marcio James (11)

O fogo simbólico e acendimento da pira olímpica marcaram o encerramento da cerimônia. Foto: Marcio James/Divulgação

Setenta escolas municipais participaram, nesta quarta-feira, 8, da abertura da 19ª edição das Municipíadas e 1ª Paramunicipíadas, envolvendo mais de dois mil alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental. A abertura aconteceu no Centro de Esporte e Lazer Ninimberg Guerra, na zona Oeste da capital.

O maior evento esportivo escolar da rede pública municipal de ensino terá competições até o próximo sábado, 11, com disputas nas categorias infantil (12 a 14 anos) e juvenil (15 a 17 anos), para os sexos masculino e feminino, nas modalidades de atletismo, judô, jiu-jitsu, tênis de mesa, xadrez, vôlei, queimada, futebol, futsal e handebol. As modalidades de taekwondo e zarabatana são novidades como esporte de exibição e não competitivo neste ano.

“Esporte e educação formam uma dupla que faz muito sentido, de envergadura pedagógica e muito sucesso. Por meio do esporte temos como desenvolver o espírito de solidariedade, de fraternidade e disciplina, valores e princípios muito importantes para o processo de ensino e aprendizagem”, destacou a secretária municipal de Educação (Semed), Kátia Schweickardt.

Durante a abertura do campeonato houve a entrada do Pavilhão Nacional e a concentração das delegações e portas bandeiras, além de coreografia dos alunos da Escola Municipal de Educação Especial (EMEE) André Vidal de Araújo. O fogo simbólico e acendimento da pira olímpica marcaram o encerramento da cerimônia.

“Nosso papel é contribuir com o desenvolvimento dos alunos e os jogos esportivos são estratégicos para combater a evasão escolar, melhorar o rendimento dos alunos e dar oportunidade de democratizar o esporte por meio da escola”, destacou o coordenador das Municipíadas e Paramunicipíadas, Ronnie Melo.

Nas seletivas, cerca de 13 mil alunos da Semed participaram de torneios interclasses nas sete Divisões Distritais Zonais (DDZ).

Semed inicia maior evento esportivo escolar do município de Manaus. Fotos: Rodemarques Abreu.

Mais de dois mil alunos participaram da abertura do maior evento esportivo escolar de Manaus. Fotos: Rodemarques Abreu.

Paramunicipíadas

Este ano, a prefeitura também visa fortalecer a política de valorização e inclusão das crianças, adolescentes e jovens com deficiência nas escolas do Município, por meio de uma confraternização esportiva.

Os alunos da educação especial participarão das atividades de atletismo, natação e bocha. Entre eles Renan de Almeida, de 16 anos.  “Eu gosto de nadar e vou tentar ganhar, mas o importante é participar dos jogos”, contou o aluno do EMEE André Vidal.

08-06-16-Abertura Municipíadas 2016.Foto-Marcio James (3)

Jovens com deficiência poderão participar de atividades esportivas. Foto: Marcio James/Divulgação

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *