Suspeito de ser o novo líder da FDN é preso com mais de 150 quilos de skank

Droga. Foto- Suzana Martins

Os 150 quilos de ‘skank’ apreendidos pela polícia na noite de quarta-feira. Foto: Suzana Martins/Divulgação

Três homem foram presos e aproximadamente 150 quilos de ‘skank’ foram apreendidos na noite de quarta-feira (24/05), na avenida Torquato Tapajós, zona Oeste, na altura da ponte do Tarumã. Foram presos Helilton Alves de Souza, 29, conhecido como ‘Velhinho’, apontado como possível líder da facção criminosa Família do Norte (FDN), José Hudson Valério Queiroz, 30, e Amoes Alves de Souza, 22.

A operação foi da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, por meio da Secretaria Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai), com apoio do Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera) da Polícia Civil.

Com esta apreensão, a SSP-AM registra o total de 2. 943,65 toneladas de drogas em todo Estado, quantidade superior ao mesmo período do ano passado.  Os dados equivalem ao período de janeiro até o dia 24 de maio.

Com o trio, as equipes policiais encontraram armazenados em dois veículos, aproximadamente 150 quilos de drogas do tipo ‘Skank’, armazenados em 90 pacotes. O material, possivelmente seria de origem colombiana, conforme explicou a secretaria-executiva-adjunta de Inteligência da SSP-AM, Tamera Maciel.

“As nossas investigações vão continuar para que possamos identificar a real origem de todo esse entorpecente, e qual destino que iriam dar para ele. Reforçamos que a população pode cooperar com o nosso trabalho com informações pelo disque-denúncia da SSP, 181, sem se preocupar, pois mantemos o sigilo da identidade do denunciante”, pontuou.

Tamera ressalta, ainda, que a parceria entre os órgãos do Sistema de Segurança Pública e a população auxiliam no trabalho da segurança no combate ao crime organizado. “Na semana passada conseguimos prender o atual líder da FDN, o Erick Leal Simões, vulgo ‘CD’. Por meio do 181 recebemos informações importantes sobre o paradeiro dele”, disse.

De acordo com o delegado da Secretaria Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai), Mário Paulo, o trio tentou fugir durante a abordagem dos policiais.

“Os criminosos chegaram a dar ré nos veículos na direção dos policiais. Foi preciso disparar nos pneus dos veículos para evitar que eles fugissem. O ‘velhinho’ tentou escapar numa área de mata onde foi recapturado. Como ele ficou com algumas escoriações, foi necessário levá-lo ao SPA da Compensa. Lá, no momento em que estava na sala do Raio-X, tentou fugir novamente mas foi recapturado nas proximidades da unidade de saúde”, revelou.

presos_foto valdo leao

Os três acusados de tráfico de drogas foram presos no Tarumã. Foto: Valdo Leão

Os três homens foram conduzidos ao 19º Distrito Integrado de Polícia para os procedimentos legais. Eles vão responder pelos crimes de tráfico e associação ao tráfico de drogas. O material apreendido foi encaminhado para a perícia.

Lideranças do tráfico

Na última quinta-feira (19), três pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas, por policiais da Secretaria Executiva-Adjunta de Inteligência da SSP-AM, com apoio do Fera. Dentre eles o atual líder da Família do Norte (FDN), Erick Leal Simões, 26, conhecido com “CD”. Ele teria assumido o posto após a prisão do narcotraficante, João Branco, realizada pela Polícia Federal em fevereiro deste ano.

As equipes policiais chegaram até Erick por meio de informações recebidas pelo disque-denuncia da SSP-AM, 181. Ele foi preso numa casa, localizada no bairro Nova Cidade, zona Norte. ‘CD’ também era um dos alvos da operação ‘La Muralla’, deflagrada pela Policia Federal em novembro do ano passado. Desde lá, ele estava foragido.

Disque-denúncia

O Disque-denúncia, 181, da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM) é um serviço destinado a mobilizar a sociedade no combate ao crime organizado em todo Estado. O serviço é gratuito, funciona de 7h às 22h, todos os dias, e garante o sigilo da identidade do denunciante, o que evita exposição a risco de qualquer natureza.

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *