Tocha Olímpica chega em Manaus dia 19 de junho e condutores já se preparam

Evelin Rebeca_condutora_tocha_divulgação

Amante de esportes, Evelin Rebeca será uma das condutoras da tocha em Manaus. Foto: Divulgação

Eles têm em comum a paixão pelo esporte, por sua cidade e uma história de vida e realizações recheadas de espírito olímpico. Os exemplos que carregam estarão em evidência daqui a exatamente um mês, quando todos os olhares estarão voltados para estes e outras 170 pessoas que terão a missão de conduzir a Tocha Olímpica pelas ruas de Manaus.

Na capital amazonense, a chama olímpica chegará no dia 19 de junho e irá percorrer cerca de 36 quilômetros. Além disso, ela passará pelos municípios de Iranduba e Presidente Figueiredo, Região Metropolitana de Manaus (RMM). Os escolhidos para esse momento mágico já estão tomados pela ansiedade e pela emoção.

“Por que você quer carregar a tocha?”, essa era a pergunta principal, feita para quem desejasse participar da seleção dos condutores. O Comitê Olímpico Rio 2016 estava à procura de pessoas que, de alguma forma, tivessem realizado um trabalho especial em sua cidade.

Fracina_Lira__condutora_tocha_FOTO_INGRID_ANNE[1]

A pedagoga Franciná Lira realiza atividades no Parque Cidade da Criança e foi uma das selecionadas. Foto: Ingrid Anne/Secom

Nesse processo, uma das escolhidas foi a pedagoga Franciná Lira, 36, que hoje realiza atividades no Parque Cidade da Criança, administrado pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). Franciná conta que ficou emocionada ao receber a confirmação. “Quando li o e-mail, passou um filme na minha cabeça: de todo trabalho que realizei com tanta dedicação”, disse. A pedagoga realizou, em 2015, a exposição “Mulheres Vidradas”, que reunia, dentro de garrafas, poemas em homenagem a mulheres.

O atleta amazonense Tasso Alves, da Luta Olímpica, beneficiado com o Programa Bolsa Atleta Municipal, é outro selecionado para participar do revezamento da tocha olímpica. Um dos principais nomes do wrestling no Amazonas, ele acredita que a escolha do seu nome foi uma forma de reconhecimento pelo esforço dedicado ao esporte. “Tenho 27 anos e 23 deles dedicados ao esporte. Comecei aos 4 no judô e percorri o Brasil todo, além de países como EUA, México, Argentina, Venezuela e Colômbia. Ser indicado é muito gratificante, isso representa um prêmio para mim”, afirmou.

Segundo Alves, o esporte mudou sua vida, pois lhe ensinou disciplina, respeito e ética.  “É um momento único e só o que desejo é ter saúde e poder dar minha contribuição, de alguma forma, para o esporte amazonense”, completou. Tasso disputa na Croácia, em junho, o mundial beach wrestling, modalidade em que é campeão. Ele prometeu continuar brigando pelo sonho olímpico e a expectativa é que em 2020 essa meta se concretize.

Assim como Tasso, a professora Michelle Nunes realizou uma ação significativa. Na Escola Municipal Professor Caio Carlos F. de Medeiros, zona Norte, foi implantado o primeiro parque inclusivo em uma escola pública de Manaus, projeto da professora, que contou com a ajuda da comunidade. O ato resultou no Prêmio Nacional do MEC em 2015.

Outro selecionado para conduzir a tocha é o bancário Igor Sérgio, 29. Adepto de diferentes modalidades esportivas, Igor é conhecido por influenciar os colegas de trabalho a praticarem esportes. Nos últimos cinco anos, ele já participou das principais corridas de rua pelo Brasil. “Quando recebi a confirmação compartilhei nas redes sociais e recebi incentivo de vários amigos de corrida que disseram se sentir representados por mim”, afirmou completando que carregar a tocha é uma grande responsabilidade.

Amante de esportes, Evelin Rebeca, 30, disse que não se conteve ao receber a notícia e contou para todos os amigos. “Sou muito envolvida com esportes. Quem me conhece sabe. Carregar a tocha vai ser uma conquista”, declarou Evelin que pratica natação, corrida, crossfit, entre outras modalidades esportivas.

Outro escolhido para conduzir a tocha traz uma história de superação. Carlos Esteves Rodrigues, que chegou a pesar 175 quilos, descobriu que, com força de vontade, poderia perder os quilos a mais e recuperar a saúde. Carlos já correu a São Silvestre, em São Paulo, subiu o Monte Roraima e agora vai viver a emoção de carregar a tocha olímpica.

tasso_tocha_Foto_Mauro Smith

Tasso Alves, atleta da Luta Olímpica. Foto: Mauro Smith

Live Site

Responsável pela programação da cidade durante os Jogos Olímpicos, a Prefeitura de Manaus está preparando uma extensa lista de atividades e apresentações na Ponta Negra, onde haverá uma estrutura para que as pessoas possam vivenciar o espírito olímpico durante os jogos.

“Pretendemos repetir a metodologia do Fifa Fan Fest, que foi um sucesso, só que em horário ampliado, uma vez que temos jogos nas mais variadas modalidades o dia todo. Teremos a transmissão das grandes disputas, além de apresentações culturais com artistas locais e nacionais”, afirmou o coordenador municipal do Comitê Manaus 2016, Bernardo Monteiro de Paula.

 

Veja também
1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Daniel Sales disse:

    Louvável o carregamento da tocha olimpica por cerca de 200 metros cada um dos convidados, desde que estes convidados tenham ou venham realizando trabalhos importante na área do desporto local. Quem dera se o grande desportista Amadeu Teixeira também pudesse conduzi-la. Outros também que, infelizmente foram esquecidos em prol do imediatismo. Seria e é uma forma singela de homenagear desportistas que às vezes não estão nas manchetes.