Paço da Liberdade na rota da 14ª Semana de Museus

paço

É a quarta vez que o Paço da Liberdade é incluído na Semana de Museus. Foto: Divulgação

O Museu da Cidade – Paço da Liberdade, no Centro Histórico de Manaus, está na rota da 14ª Semana de Museus, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que terá início no dia 16 de maio, em várias cidades brasileiras. É a quarta vez que o Paço é incluído na Semana de Museus, que contempla outros espaços no Amazonas.

No Paço, a programação tem início na terça-feira, 17, com palestra da arquiteta Ana Lúcia Abrahim, no Les Artistes Café Teatro, às 15h, com o tema “Paisagens culturais”. Na quarta-feira, 18, estudantes da rede municipal de ensino farão uma visita guiada no Paço da Liberdade. Na sexta-feira, 20, encerrando as atividades, as arqueólogas Vanessa Benedito e Margarete Cerqueira ministrarão a palestra “Manaus para inglês ver: Arqueologia Histórica no Centro da Cidade”, às 15h, também no Café Teatro.

Para o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula, o Paço da Liberdade tem sido redescoberto pelo público, o que se reflete diretamente no número de visitantes recebidos no espaço. “É um belíssimo patrimônio cultural localizado no Centro Histórico da nossa cidade que ao longo dos últimos anos tem sido redescoberto pela população. E é maravilhoso ver que as pessoas tem um interesse crescente em visitar e conhecer parte da história na nossa cidade guardada ali”, destacou Bernardo.

A Semana do Museu terá atividades também nos museus Casa Eduardo Ribeiro, da Amazônia, da Imagem e do Som do Amazonas, de Arqueologia, Homem do Norte, Seringal Vila Paraíso, do Teatro Amazonas, entre outros. Museus do município de Maués também estão na rota da semana.

Paço da Liberdade

Com edificação iniciada em 1874 e reinaugurado em abril de 2013, após reforma pelo Programa Monumental, do Governo Federal, o Paço da Liberdade já foi sede do Governo Provincial e do Governo Republicano. Hoje funciona como um espaço cultural que reúne exposições artísticas, além de sediar palestras, cursos e oficinas.

O Paço da Liberdade tem se consolidado cada vez mais como um dos principais museus da cidade de Manaus, recebendo as mais variadas exposições, incluído de perfil internacional, como a “Voz do Fogo”, em homenagem a um dos maiores escritores e roteiristas das histórias em quadrinhos, o inglês Alan Moore; a exposição “Imagine France – A viagem Fantástica”, que reuniu fotografias da artista francesa Maia Flore; e a mais recente “Forasteiros da Amazônia”, que reuniu histórias em quadrinhos de artistas amazonenses com projeção internacional.

O Paço da Liberdade está localizado na Praça Dom Pedro II, Centro Histórico de Manaus e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h e aos sábados das 9h às 12h30.

 

PROGRAMAÇÃO

MUSEU DA CIDADE – PAÇO DA LIBERDADE

RUA GABRIEL SALGADO, S/N – PRAÇA DOM PEDRO II – CENTRO HISTORICO DE MANAUS

[email protected] Tel:(92) 3622-4991 (92) 99191-3322

 

17/05/2016 – 15h às 16h30

PALESTRA – com a arquiteta Ana Lucia Abrahim com o tema Paisagens Culturais.

Local:Café Teatro – Av. Sete de Setembro, 377 – Centro.

 

18/05/2016 – 09h às 16h30

VISITA GUIADA – Turismo no Museu da Cidade: Paço da Liberdade com Estudantes da Rede Municipal de Ensino.

 

20/05/2016 – 15h às 16h30

PALESTRA – com as arqueólogas Vanessa Benedito e Margarete Cerqueira com o tema Manaus para Inglês Ver: Arqueologia

Histórica no Centro da Cidade.

Local:Café Teatro – Av. Sete de Setembro, 377 Centro

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *