Quadra de areia da Ponta Negra vai receber 5º Beach Tennis Open neste fim de semana

tenis

A quadra de areia da Ponta Negra recebe neste fim de semana a 5ª edição do Beach Tennis Open. No sábado, 26, as disputas iniciam às 17h e domingo, 27, as finais começam às 8h. O evento é apoiado pelo Governo do Estado, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

Na disputa pelo torneio de dupla estão as categorias A, B, Mista e Profissional, esta última a premiação será em dinheiro, no valor de R$500. As demais recebem troféus e medalhas. “Ao todo, 64 pessoas se inscreveram na competição e a final promete mexer com os ânimos não só dos jogadores, como do público, que está convidado a comparecer e a torcer”, disse o organizador do Open e técnico, Ricardo Fixe.

De acordo com o professor, o Beach Tennis mistura características de vários esportes, como o badminton (por ser permitido apenas um contato com a bola e as redes nos dois esportes ficarem aproximadamente à mesma altura), vôlei (pelas dimensões das quadras serem exatamente as mesmas), frescobol (pelo uso de raquetes com formatos similares) e tênis (por herdar algumas regras e todos os golpes utilizados).

“Em todo o mundo, são mais de 500 mil praticantes de Beach Tennis espalhados por 66 países. No Brasil, o esporte torna-se cada vez mais popular. O crescimento do interesse pelo esporte nos últimos anos é evidente e a prova disso é a realização de vários eventos da modalidade, seja através de torneios ou exibições”, disse Fixe.

Mirando o pódio

Uma das duplas que promete dar trabalho pela Pro é formada por André Luís Toledano e Anderson Nascimento. Treinando três vezes na semana para o evento, eles afirmam estar afiados para derrubar qualquer adversário.

“Eu acho que não tem ninguém para ganhar da gente. Estamos focados, bem treinados e afinados como dupla”, afirmou André, que foi o primeiro amazonense a participar de um torneio de beach tennis, em Fortaleza, na semana passada.

“O evento em Fortaleza reuniu a nata do esporte e foi uma ótima experiênia para mim, pois pude aprender a lidar melhor com o evento e a posição da raquete. Lá, disputei a categoria B, e cheguei até as oitavas com outro parceiro, o Robson Chocolate”, contou o empresário de 43 anos, que conheceu o tênis há sete meses, no Bosque Clube (Av. Constantino Nery, 2500 – Chapada).

Oficina gratuita

O público que for prestigiar a competição ainda vai poder experimentar a modalidade. Isso porque, nos intervalos, serão oferecidas oficinas de iniciação ao esporte e não é necessário se preocupar com os materiais. Raquetes e bolas serão ofertados.

“Se você consegue segurar a raquete, você pode jogar. É um esporte com curva de aprendizado rápida, basta treinar um pouco. Mesmo que você nunca tenha jogado tênis, pode aprender tranquilamente e se dar bem nas areias”, estimula Ricardo.

Surgimento

O Beach Tennis ou Tênis de Praia é um esporte que surgiu na província de Ravenna, na Itália, em 1997. No Brasil o esporte é novo. Chegou em 2008 nas praias do Rio de Janeiro. A entidade responsável pelo Beach Tennis internacionalmente é a IFBT (Federação Internacional de Beach Tennis) e no Brasil a modalidade fica sob os cuidados da CBBT (Confederação Brasileira de Beach Tennis).

Uma dos principais representantes brasileiros da atualidade no Beach Tennis é a dupla Marcos Ferreira e Thales Santos, números 9 e 7 do ranking mundial, respectivamente.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *