Acidentes domésticos geram mais de 40% das cirurgias ortopédicas no AM e crianças são as maiores vítimas

O perigo não mora ao lado. Na verdade, geralmente, ele está dentro de casa. Pelo menos é o que revela o levantamento feito pelo Pronto Socorro Dr. Platão Bezerra de Araújo. De acordo com a instituição, dos 507 pacientes que passaram por cirurgia ortopédica em 2015 na unidade, a maioria crianças com idade entre 5 e 10 anos, cerca de 41% foi vítima de acidentes domésticos.

Os dados mostram ainda que 29% dos pacientes que passaram por cirurgia por conta de fratura sofreram o acidente na escola e outros 23% foram vítimas de acidentes no trânsito.

De acordo com o diretor de cirurgia do hospital, Paulo Su, quedas de escada e laje são as principais causas de acidentes em casa, principalmente com o público infantil. “Obviamente, o acidente está relacionado à educação, mas também está ao ambiente. Então, os pais devem tomar cuidado com a orientação, pois crianças com idade entre 5 e 10 anos estão em um período muito dinâmico e ativo”, explica.

Atualmente, fraturas nos braços e nas pernas são as mais frequentes entre o público que realiza cirurgia ortopédica no Amazonas.

Agilidade

Com uma média de 10 a 16 cirurgias ortopédicas realizadas semanalmente, o pronto socorro, que conta com cinco leitos para o atendimento dos casos, extinguiu as filas de espera para a realização dos procedimentos. Segundo a coordenadora do centro cirúrgico do Platão Araújo, Noemi dos Santos, a meta é que pacientes fiquem apenas de dois a três dias internados.

“Cerca de 96% dos casos de cirurgia são liberados já na primeira semana. O bom resultado é fruto da agilidade no preparo dos pacientes, com os cuidados pré-operatórios, já que hoje ele tem o conforto de fazê-los um dia antes da cirurgia aqui mesmo na unidade. Isso antes não existia”, completou Paulo Su.

Pacientes

A atenção concedida pela equipe do hospital não passa despercebida pelos pacientes. Acompanhando a filha mais nova, a feirante Vilma Ferreira é presença constante na unidade de saúde. De acordo com ela, a prioridade dada ao público infantil é um exemplo a ser seguido da rede pública de saúde.

“Minha filha quebrou o braço quando tinha quatro anos e, por algumas complicações. tem de fazer cirurgias de correção no braço constantemente. Isso nos traz aqui todos os dias. O que poderia ser um tormento, se não fosse o atendimento maravilhoso que recebemos de todos e a agilidade com que tudo se resolve. Ela entrou ontem, fez cirurgia hoje de manhã e amanhã pega alta”.

Prevenção

Além de causar as cirurgias, os acidentes registrados dentro de casa são justamente a principal causa de morte dos jovens brasileiros, de acordo com o Ministério da Saúde. Para prevenir os incidentes, Paulo Su reforça alguns cuidados a serem tomados.

“Os armários e estantes devem ser instalados presos às paredes, porque dessa forma a criança não tem como ficar balançando até que o objeto caia sobre ela. O mesmo deve ser feito com os eletrodomésticos, televisores e aparelhos de som. Pais também devem se manter vigilantes”, alerta.

Na escola, onde aconteceram 29% dos acidentes que resultaram em cirurgias ortopédicas em crianças, no Platão Araújo, o médico orienta professores e monitores para ficarem atentos, principalmente, na hora do recreio.

Veja também

Raiva é apenas um dos problemas do rio Unini. Há um surto de malária também, revela bióloga do ICMBi... Membros do projeto Jovens Protagonistas, do Governo Federal, na comunidade do rio UniniAna Figueiredo, 38, bióloga, há seis anos chefe da Reserva Extrativista (Resex) doUnini, começa esta entrevista ressalvando: "Escreve aí que a comunidade onde aconteceram os ataques d...
Prefeitura de Manaus vai contratar empresa de estágio para ofertar 2 mil vagas A Prefeitura de Manaus lançou edital para contratar empresa especializada no recrutamento e seleção de estagiários de nível médio e superior para atender as necessidades das secretarias e demais órgãos da administração municipal. O credenciamento das empresas interessada...
Foragidos do sistema prisional que atuavam como flanelinhas são presos no Centro de Manaus Robson da Silva Chaves, 31, e Denilson de Azevedo Lima, 37, respondem, respectivamente, por tráfico de drogas, associação ao tráfico e roubo. Foto: Roberto CarlosA Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) prendeu, na manhã deste sábado (16/12), dois homens f...
Policiamento ostensivo na cidade seguirá até o Carnaval, garante Amazonino Até o Carnaval de 2018, em fevereiro, todas as zonas de Manaus estarão cobertas pelo policiamento ostensivo que faz parte da nova política de segurança pública implementada pelo Governo do Amazonas. O anúncio  foi feito na manhã deste sábado (16/12) pelo gove...
Em 2018, horário de verão começará após as eleições e será mais curto O presidente Michel Temer um decreto reduzindo em duas semanas o horário de verão em 2018. No ano que vem, a medida começará a valer no primeiro domingo de novembro. Este ano, o horário de verão está em vigor desde o terceiro domingo de outubro.A data do final não fo...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook