A fúria de pais em defesa das escolas da PM, a artificialização de conflito PM x sociedade e o drama do ensino público

escolas-pm

Disciplina, vigilância e qualidade são os segredos das escolas da PM no Amazonas, que precisam chegar a todo o sistema de ensino do Estado

Este portal iniciou, na coluna “Panavueiro”, uma discussão sobre as escolas da Polícia Militar do Amazonas. A indagação central é por que, com o sucesso obtido pelo método, no lugar da dose homeopática de crescimento, não se adota uma postura global de revisão das escolas públicas do Estado?

Por que continuar tendo uma escola pichada, depredada, com professores impossibilitados de trabalhar por causa da violência e alunos com rendimento sofrível, no lugar de outra organizada, disciplinada e eficiente, capaz de concorrer e ganhar em prêmios nacionais? Não é teoria. É fato. Ocorreu na Escola Estadual Professor Waldocke Fricke de Lyra, do Campos Sales. Era daquele jeito, hoje é referência.

O Governo do Estado acaba de abrir mais quatro escolas sob o comando da PM, duas no Santa Etelvina, uma no Centro Universitário Nilton Lins e outra na Compensa. Apenas duas funcionarão de imediato. Todas ficam na capital, o que aprofunda ainda mais o abismo capital-interior.

O risco de transformar um sucesso em mera ferramenta de marketing é evidente. Quatro escolas ou oito ou 12 são gotas no oceano de escolas estaduais e um pingo de qualidade nesse universo.

A ideia que deve pautar as discussões é a de aprimoramento das escolas da PM, enquanto são poucas, aprofundando ainda mais a qualidade, transformando-as numa espécie de laboratório. Quem sabe, mais na frente, num ambiente sem tanto marketing e com mais sinceridade de propósitos, mais planejamento e menos ação publicitária, não seja possível utilizá-las como modelo para o sistema educacional do Amazonas?

Onde está escrito que a mediocridade tem que ser o padrão?

O post da coluna Panavueiro, por outro lado, traz à tona manifestações raivosas do tipo “é mais uma demonstração de ódio contra a Polícia Militar” ou “tudo que a PM faz é criticado”. São comentários irracionais e que não servem à causa do serviço público.

A instituição Polícia Militar não é um departamento à parte da administração pública. Oficiais e praças estão submetidos às regras da sociedade, como qualquer cidadão, acrescidas dos regulamentos da caserna.

A sociedade, por outro lado, não pode ignorar que delega a esses homens e mulheres a segurança de todos, crianças, jovens, adultos, idosos. Precisa ser esclarecida do combate desigual nos becos das favelas mais ermas, onde estão armamento pesado, manejado por gente sem escrúpulos, que transformam a vida num alvo na alça de mira.

Nos Estados Unidos e em todos os países civilizados o sistema de segurança pública, de forma geral, se baseia no praça, no agente menos graduado. Ele tem o poder discricionário de tomar decisões que raramente, muito raramente, são reformadas em todo o sistema judiciário desses países. O Estado oferece, em troca, casa, comida, roupa lavada e um salário digno por mês. Todos vão às ruas sabendo que de sua postura depende manter esse status quo.

A corrupção existe, claro, porque são sistemas formados por homens e não por arcanjos, mas esbarra na resistência dos que não querem perder o conforto pessoal e familiar.

Quando um PM morre em combate, a sociedade guarda luto, presta homenagens, exige a punição severa de quem mata.

Aqui, quando um PM mata, mesmo em defesa própria e de terceiros, transforma a vida num vendaval burocrático, quando não passa a ser tratado como bandido.

Trava-se uma guerra surda. A sociedade enfrenta o tráfico. Os traficantes ganham de braçada, especialmente depois que o cidadão foi desarmado e perdeu a capacidade de defender o próprio lar, enquanto as fronteiras vivem escancaradas à entrada de armamento cada vez mais pesado.

Não contribui em nada quem artificializa um confronto PM x sociedade. Nem quem estimula praças e oficiais ao enfrentamento. A sociedade tem que se manter vigilante quanto às suas instituições, até para apoiá-la e revigorá-la. Inclusive quando extrapola de suas funções e empresta disciplina e qualidade ao sistema educacional do Amazonas. É essa a função da PM? Não. Mas os PMs estão mostrando como é possível fazer bem esse papel.

É dever do Estado e da sociedade usar o bom exemplo para melhorar. E não se melhora sem combater os pequenos vícios, perfeitamente sanáveis, antes que contaminem o sistema e estraguem uma ótima ideia.

O Amazonas perdeu uma ótima chance de desenvolvimento com a Zona Franca de Manaus. Tomara que não perca a chance de mexer com o sistema educacional, a partir do exemplo das escolas da PM.

Veja também
13 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. rubelmar santos disse:

    Pisou feio na bola ! … Que matéria sem sentido !!

    RESPOSTA
    Lamento que você não tenha compreendido o texto e que considere correto a rede pública oferecer ensino de qualidade em poucas escolas e da pior qualidade na maioria. Mas respeito a sua opinião.

  2. sidney disse:

    primeiro o CQC….. DEPOIS VC…. VC É UM BRINCANTE..

    RESPOSTA
    Lamento que você não tenha compreendido a opinião do portal. Não considero a educação de jovens do meu Estado uma brincadeira.

  3. Thayara martins disse:

    Creio que a sua forma de pensar seja um pouco equivocada e que nunca podemos julgar antes de ver concretizar o que pode ser um novo modelo de educação para nossa manaus e que nem sempre podemos só julgar e sim ser mais otimista em relação a educação que o começo de tudo.

    RESPOSTA
    Não estou julgando nada, estou provocando o debate sobre o método de ensino na rede pública. Leia o texto com atenção.

  4. flavio rocha disse:

    o ideal seria seguir o padrão de ensino, normas e disciplina.
    Oferecer este padrão ao restante da população e iniciar uma nova época no ensino publico em Manaus. Porém vale a pena ressaltar que num trabalho como este das escolas da policia militar exige um certo contingente de policiais, que com certeza farão falta nas ruas.
    Por outro lado atuando nas escolas com disciplina, ordem e monitoramento. Evitamos que os jovens possivelmente tornen-se futuros bandidos. Agindo assim as escolas como medidas preventivas

  5. Beto Cardoso disse:

    A infelicidade do ataque as escolas PM e gritante, infeliz mesmo e tentar contornar, seria de extrema grandeza reconhecer o retumbante equívoco.

    RESPOSTA
    Amigo, aconselho você a ler o texto novamente e com atenção.

  6. Pietro disse:

    O mais engraçado é que existe a pelo 45 anos um Colégio Militar alimentado pelo exercito e que nunca ninguém comentou suas regras ou seu modelo de ensino.

  7. Joseanne Cristina disse:

    Sou super a favor das escolas da PM!! Quando meu filho tiver idade eu com certeza irei fazer de tudo para coloca-lo lá dentro. E esse povo que critica, não tem noção de nada, ta certo mesmo ter uma escola onde a disciplina, o respeito são itens principais na educação.

    RESPOSTA
    Nem eu sou contra as escolas da PM. É só ler o texto com atenção.

  8. Adriano Silva disse:

    Oh povo ingênuo… O material da Seduc é excelente, sim. Não é produzido pela Seduc. Os Colégios Militares são excelentes, pois enfatizam a questão da órdem e disciplina, diferente das outras públicas. E tem excelentes professores. Não confundam as coisas. A escola é pública, e como as outras devem dar os materiais gratuitamente.

  9. gilsonbatista disse:

    bom dia a todos os pais da sociedade manauara,peço vos que acreditem nesta gota de aprendizado no oceano de educação aplicada aos seus filhos pelo CMPM-AM, ainda são poucas escolas nesse modelo aplicada nas zonas de manaus. Os filhos serão capacitados para organizar este Estado no futuro, não atrapalhem com criticas desconstitutivas, ajudem a molhar com gotas nesse oceano em que vivemos, obrigado por compreender esta disciplina e hierarquia desta educação, a minha filha saiu do CMPM-AM e hoje cursa Engenharia Civil mais uma vez obrigado aos CMTS e Professores e todos que contribuíram com aprendizado dos nossos filhos.

  10. Jacy Braga disse:

    Será q as 3scolas comandadas por civis recebem a estrutura da PM?
    Será q se diretores “pedissem” aos pais das demais escolas materiais didáticos q alcanço a bagatela de 3 mil os pais e a sociedade concordariam?
    O planejamento educacional passa por uma necessidade de professores com dedicação exclusiva e não com pinga pinga tendo q trabalhar em 3 escolas pra não ficar abaixo da linha da dignidade profissional.
    As escolas precisam de investimentos reais, como é dado às escolas da PM. Precisam de professoras com suporte pedagógico, ambiente de trabalho em condições de trabalho. Com salários dignos e com segurança pra trabalhar…

  11. Neuza Costa disse:

    Trabalhei em escola de tempo integral da PM, confesso que nunca me senti tão respeitada como professora/educadora, lá consegui fazer excelentes trabalhos. A ordem, disciplina, respeito, educação, responsabilidade dos alunos e de seus país, faz toda diferença para uma boa aprendizagem. O gestor é o maestro dessa grande orquestra. Deixo aqui o meu carinho e respeito pela dedicação, responsabilidade, humanidade, disciplina, para esses dois excelentes mestres que aprendi a respeitar e admirar: professor Juarez Rodrigues de Oliveira e coronel Caldas da PM.

  12. Iran Sadayoshi Nozawa Mendes disse:

    Infelizmente o natural é burlar as leis e dar um jeitinho em tudo… Nossa sociedade está falida… O Normal é fazer gato de energia, de água…. Dar calote em contas e aguardar 5 anos… Estacionar em vagas especiais… Não respeitar pedestres e ciclistas… É um desrespeito total… Por isso que quando se coloca ordem, como nas escolas da PM, se torna algo estranho, pois o natural é a bateria e falta de moral… Quem tem seus filhos nessas escolas recebem um banho de moralidade e passa a defender um sistema novo que modificou suas vidas… infelizmente nossa sociedade se acostumou com o jeitinho…. E a prioridade do nosdo Governo não é Educação, Saúde e Segurança Pública… E sim obras para beneficiar empresas e ganhar altas comissões… Corrupção Total…. Resta a nós aguardar tempos melhores e tentar escolher melhor nossos governantes…

  13. Andrea disse:

    Eu particularmente acho o ensino do colégio militar de excelência, se todos os colegios do governo fossem com essa qualidade o país seria muito melhor. O goveno prefere que o povo fique burro, pois a dominação é muito mais fácil, por isso que tem diversas “bolsas para miséria”, incentivando o povo menos favoraveis a ter mais filhos.