Amigos do José Aldo vence amistoso por 4 a 1. José Melo anuncia gestão privada para a Arena da Amazônia

bebeto zico

Bebeto comemora o gol com Zico. Foto: Diego Janatã

Com um placar de 4 a 1, o time “Amigos do José Aldo” venceu o amistoso beneficente contra o “Amigos do Pizzonia”, no sábado (27/02), na Arena da Amazônia. Os gols do time vencedor foram marcados por Bebeto (2), José Aldo e Zico. Pizzonia fez o único gol do time adversário, de pênalti.

Apesar da derrota por três gol de diferença, Pizzonia disse que estava feliz pelo resultado do amistoso, que arrecadou mais de 40 toneladas de alimentos e teve todos os ingressos esgotados. “A maior vitória é saber que muitas famílias vão ser beneficiadas com essas doações”, afirmou o piloto, emocionado por ter marcado um gol na Arena da Amazônia.

jose aldo

José Aldo retribui o carinho da torcida. Foto: Diego Janatã.

Arrecadação

O amistoso foi realizado com o objetivo de arrecadar alimentos para instituições filantrópicas e famílias atingidas pela seca no interior do Amazonas e aumentar o estoque do banco de sangue. Uma multidão compareceu à Arena da Amazônia, que reuniu lendas do esporte brasileiro, como Zico e Bebeto, e vai guardar para a história o registro dos pés de 16 atletas do futebol para o maior museu do esporte brasileiro.

O Governo do Amazonas arrecadou 40 toneladas de alimentos não perecíveis com a troca de ingressos para o jogo beneficente na Arena da Amazônia, em Manaus, que tem como madrinha a primeira-dama do Estado, Edilene Gomes de Oliveira. Os alimentos serão enviados para os municípios atingidos pela seca deste ano e entidades sociais em Manaus que possuem convênio com o Fundo de Promoção Social (FPS).

O governador José Melo disse que o resultado do jogo foi extremamente animador. Além de beneficiar os municípios que estão sofrendo com fenômenos naturais, pode atender as necessidades de 41 entidades sociais conveniadas com o governo.

zico

O craque Zico não fez gol, mas foi uma das grandes estrelas do amistoso. Foto: Diego Janatã.

“Estávamos com o estoque de sangue muito baixo, por conta do carnaval e do mosquito Aedes Aegypti houve retração dos doadores em todo o Brasil. Conseguimos não só retomar o nível como aumentar em 40% o estoque e somente por isso já valeria o jogo. Temos também mais de 41 mil quilos de alimentos que serão distribuídos para quem precisa. Quero agradecer a todos que participaram doando e organizando esse evento”, ressaltou Melo.

Neste primeiro momento serão contemplados quatro municípios que estão em situação de emergência. É o caso de Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira e Santa Isabel do Rio Negro, por motivo de estiagem, e Barcelos, por conta das queimadas. Depois, entrarão no cronograma de doações outras cidades que poderão ser atingidas pela estiagem. O FPS irá definir na próxima semana as entidades filantrópicas que serão contempladas.

O evento começou com a partida entre os jogadores juniores dos times São Raimundo e Rio Negro. No total, 500 voluntários atuaram dentro e fora da Arena, orientando e prestando informações ao público. Antes da partida, Melo e a primeira-dama entregaram uma placa em homenagem ao Zico.

Gestão privada na Arena

O governador adiantou que as negociações para administração da Arena da Amazônia pela iniciativa privada estão avançadas. Sem revelar nomes, ele disse que dois grupos empresariais com expertise na gestão de estádios demonstram interesse em gerir o estádio de Manaus. “Há duas empresas interessadas em administrar para que os custos não sejam mais do Estado. O foco é transformar essa Arena, de fato, em uma arena multiuso, realizando grandes eventos esportivos e culturais para que ela possa se autogestar e gerar recursos para investir no esporte”, comentou o governador.

Sede do campeonato de futebol das Olimpíadas, Manaus deve receber outros dois jogos oficiais testes antes da realização dos jogos olímpicos, em agosto. Uma das partidas será disputada pela seleção brasileira pelas eliminatórias da Copa do Mundo. As datas ainda serão divulgadas.

Segurança

Do ponto de vista da segurança pública, o jogo beneficente foi considerado tranquilo, sem nenhuma ocorrência de natureza grave para um público oficial de mais de 32 mil pessoas que compareceu à Arena da Amazônia. Com o público predominantemente formado por famílias e presença de muitas crianças, os casos mais significativos foram as prisões de cambistas que tentavam vender os ingressos dos jogos.

Na área de saúde, foram feitos 24 atendimentos  sendo 21 adultos  três crianças, com quadro de cefaleia, pressão alta e febre, nenhum com necessidade de remoção. A Secretaria Estadual de Saúde (Susam) e a Municipal (Semsa) montaram quatro postos de atendimento médico na Arena, com mais seis ambulâncias, sendo duas tipo UTI.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *