Hospital João Lúcio vai ter Centro de Atendimento aos Pacientes com AVC

O Hospital e Pronto-Socorro Dr João Lúcio Pereira Machado, unidade da rede estadual de saúde localizada na zona Leste de Manaus, vai ter um Centro de Atendimento de Urgência aos Pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC). Será o primeiro do tipo na região Norte.

A informação é do secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza. Segundo ele, com a oferta dos novos serviços que estão sendo incorporados à unidade, o hospital passará a dispor de toda a estrutura e profissionais necessários para obter o credenciamento junto ao Ministério da Saúde (MS).

O hospital vai contar com equipe multidisciplinar, com a presença de clínicos 24 horas, com acompanhamento pré e pós-operatório e também de doenças neuroclínicas relacionadas ao AVC (aquelas que não necessitam de cirurgia). A criação da nova estrutura, disse ele, é parte da estratégia do Governo do Estado visando à ampliação da rede de prevenção e tratamento à doença.

A criação dos Centros de Atendimento de Urgência aos Pacientes com AVC é prevista pela portaria nº 665/2012, do MS. Os centros desempenham papel de referência no tratamento aos pacientes de AVC, doença cerebral grave, popularmente conhecida como derrame, uma das principais causas de mortes no Brasil e no mundo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de cinco milhões de pessoas morrem, anualmente, em decorrência de AVC. No Brasil, este índice é de aproximadamente 100 mil casos, de acordo com dados do MS. Quando não mata, a doença leva a sequelas graves, que atingem em torno de 50% dos sobreviventes.

O diretor do Hospital João Lúcio, cirurgião José Jorge Guimarães, explica que o hospital irá se habilitar para obter o credenciamento do Tipo I. Conforme portaria do MS que regula o credenciamento, os centros do Tipo I são os que, a exemplo do Hospital João Lúcio, realizam atendimento de urgência 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive finais de semana; e dispõem de equipe treinada em urgência para atendimento aos pacientes com AVC, composta por médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e coordenada por neurologista. Devem, também, em linhas gerais, fornecer cobertura de atendimento neurológico; possuir leitos monitorados para o atendimento ao AVC agudo; possuir Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Tipo II ou III; realizar serviço de laboratório clínico em tempo integral; dispor de equipe neurocirúrgica 24h; e realizar serviço de hemoterapia.

Sobre a doença

O AVC ocorre quando o fluxo sanguíneo cerebral é interrompido – isso pode ser devido a um bloqueio de algum vaso ou uma hemorragia. O AVC atinge, principalmente, pessoas acima dos 55 anos de idade e tem como principais fatores de risco doenças crônicas como o diabetes, a hipertensão, colesterol alto, tabagismo e o uso de drogas ilícitas. As complicações do AVC normalmente são irreversíveis e incluem paralisia (total ou parcial) de membros, dificuldades de fala e comunicação, problemas de memória e raciocínio, dificuldades de visão, dentre outros.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *