Prefeito Xinaik Medeiros vai ao banco dos réus nesta quarta (30/12), na Câmara de Iranduba

Os vereadores de Iranduba vão apreciar, na manhã desta quarta-feira (30/12), às 9h, o relatório da Comissão Processante criada para analisar o pedido de cassação do mandato do prefeito do Município, Xinaik Medeiros (PROS).

A sessão, que é extraordinária, vai decidir a admissibilidade da cassação. Os vereadores podem até decidir pelo arquivamento do processo.

Xinaik foi preso no dia 10/11, quando se entregou à polícia, por mandado de prisão assinado pela desembargadora Carla Reis. Outras 13 pessoas ligadas a ele, inclusive secretários municipais, também foram presos.

Iranduba foi alvo da Operação Cauixi, do Ministério Público Estadual (MPE) e Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), e da Operação Dízimo, da Polícia Federal e Ministério Público Federal. A Justiça Federal bloqueou R$ 52 milhões de bens dos 13 indiciados, ligados à Prefeitura Municipal.

O rombo que a corrupção deixou no pequeno Município, com 40.781 habitantes, ligado a Manaus pela ponte Rio Negro, é estimado em R$ 100 milhões.

O prefeito, que continua na cadeia, teria apresentado a defesa junto à Comissão Processante, conforme facultado pela legislação.

Madá, vice-prefeita de Xinaik (à esquerda), assumiu a Prefeitura de Iranduba demitindo todos os secretário e até 500 funcionários fantasmas

Madá, vice-prefeita de Xinaik (à esquerda), assumiu a Prefeitura de Iranduba demitindo todos os secretário e até 500 funcionários fantasmas

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *