Prefeitura recebe 10 mil capas de caixa d’água para combater o Aedes aegypti

A Prefeitura de Manaus recebeu nesta segunda-feira (28/12), da Secretaria Estadual de Saúde (Susam), 10 mil capas para depósitos domésticos de água (caixa d’água e camburões). As capas serão distribuídas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) nas zonas da cidade onde há maior incidência de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika vírus.

No interior, de acordo com o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, a distribuição de capas começou em novembro e tem previsão para encerrar no próximo mês, em janeiro, chegando a 41 municípios, os de maior risco para proliferação do mosquito. A ação está sendo executada pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), órgão vinculado à Susam.

Ao todo, a Susam está disponibilizando 60 mil capas. O diretor-presidente da FVS, Bernardino Albuquerque, explica que, em muitos municípios, ainda se armazena água para uso doméstico e se estes depósitos não estiverem adequadamente fechados, podem se transformar em criadouros do Aedes Aegypti.

Combate às doenças – Dengue, Chikungunya e Zika vírus são doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Este mês, o Governo do Amazonas decretou situação de emergência, no estado, em virtude da probabilidade de desencadeamento de situações epidêmicas das três doenças. O alerta das autoridades de saúde deve-se, principalmente, pelo aumentos dos casos de Zika vírus associados à microcefalia (malformação craniana), que estão ocorrendo principalmente no nordeste do país.

 

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *