Trapalhada na Cidade das Luzes contribuiu mais para as invasões de terras em Manaus que Irmã Helena e Raimundo Socorro juntos

Moradores da Cidade das Luzes, que já estavam cooperando com os policiais, aplaudem o momento do anúncio da interrupção do trabalho. Foto: José Rodrigues

Moradores da Cidade das Luzes, que já estavam cooperando com os policiais, aplaudem o momento do anúncio da interrupção do trabalho. Foto: José Rodrigues

As décadas de 1970 e 1980 em Manaus foram férteis em invasões. A cidade se expandia, em face da Zona Franca, atraindo milhares de trabalhadores das zonas rurais do Amazonas e Estados vizinhos, principalmente Pará e Maranhão. Foi quando a Irmã Helena, que hoje está na África, e Raimundo Socorro, que foi vereador, criaram um sistema capaz de arruar e estruturar bairros num piscar de olhos. Zumbi dos Palmares inteiro e São José, a partir da segunda etapa, são exemplos dessa obra. O então prefeito Amazonino Mendes ajudou, tratando ele próprio de construir um bairro, o Mutirão (que hoje leva seu nome), oferecendo a madeira e dando marteladas com os futuros moradores. Esse grupo todo, junto, contribuiu menos para as invasões em Manaus que os responsáveis pela trapalhada de hoje (24/11), na Cidade das Luzes, na Área de Preservação Permanente (APA) do Tarumã.

 

Mau exemplo

A polícia avançava. Havia dominado a resistência e retirado 50% das casas. Foi quando a oficiala de Justiça encarregada do caso mandou parar tudo, entendendo que o trabalho extrapolava os limites da APA. Depois de uma série de reuniões, quando a oficiala foi trocada, o juiz Adalberto Carim decidiu que toda a Cidade das Luzes está dentro da APA do Tarumã. Mas o secretário Sérgio Fontes diz que agora precisa de tempo para reestruturar a retomada do trabalho. Os invasores se fortalecem e tudo pode voltar à estaca zero.

 

Outras invasões

Há centenas de focos de invasão pela cidade. É um fenômeno cíclico, que ocorre às vésperas de eleições, sejam municipais ou estaduais, ou seja, a cada dois anos. Com a retirada da polícia da Cidade das Luzes, esse movimento se fortalece e deve crescer nos próximos meses.

 

Ação ‘concorrente’

O que circulou, em meio à discussão sobre a paralisação da retirada das casas, é que há um pedido de reintegração de posse, na Justiça Federal, em nome da União, impetrada pelo Ministério Público Federal (MPF). O entendimento de que a polícia estava aproveitando a decisão da Justiça estadual para executar o desejo do MPF teria influído na decisão de mandar parar tudo.

 

Não perdoa

O comando da operação realizada na Cidade das Luzes e os quase mil funcionários públicos que passaram a noite insones, os policiais aquartelados, não perdoam a interrupção do trabalho. “Foi um desrespeito com o patrimônio e o funcionalismo público”, disse um deles.

 

Os advogados

Ainda há dúvidas sobre quais advogados foram presos na Operação La Muralla, da Polícia, Ministério Público e Justiça Federais. Eis as fotos. Foram esses.advogados

 

Celas

A Comissão de Prerrogativas da OAB-AM agiu, logo após a prisão dos advogados, tentando primeiro revogar as prisões, mas, em seguida, ao tomar conhecimento da gravidade das acusações, recuou para pedir apenas as celas especiais a que todos têm direito.

 

Eleição da OAB-AM

Ferve o clima na eleição para a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Amazonas (OAB-AM), marcada para sexta-feira (27/11). Marco Aurélio Choy e Jean Cleuter Mendonça estão realizando eventos e apertando mãos como os políticos tradicionais.

 

Sem trabalho

O presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Aristóteles Thury, suspendeu as audiências que exijam presença de advogados na sexta (27/11), prorrogando o prazos que iniciaram nesse dia para o dia 30/11. Todos liberados para o voto.advogados5

 

Tremor

Os quatro terremotos ocorridos no Peru, na noite desta terça-feira (24/11), deixaram rastros em Manaus. A Faculdade Marta Falcão recebeu recomendação dos Bombeiros para evacuar o prédio, na rua Recife. Todos saíram sem problemas. Em outros pontos houve registro de vazamento de gás. Sem contar os moradores de vários prédios, que correram para as ruas apavorados com os tremores.

 

Bistro 100 Maneiras

O Bistro 100 Maneiras ocupa um edifício de inspiração Art Déco. A comida é de autoria de um chef de renome, Ljubomir Stanisic, de origem iugoslava.
Primeiramente, ele criou o restaurante 100 Maneiras, conhecido por seu conceito inovador e alta gastronomia, que funciona no Bairro Alto. Depois do sucesso, em 2010, ele abriu o 100 Maneiras Bistro, no Chiado. A cozinha é contemporânea e criativa e sua originalidade já lhe valeu vários prêmios nacionais e internacionais.

End: Largo da Trindade 9 – Lisboa. Tel: 91 030 75 75

Risoto de funghi com camarão gigante. Foto: Tereza Cidade

Risoto de funghi com camarão gigante do Bistro 100 Maneiras. Foto: Tereza Cidade

Veja também
1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. NILTON RODRIGUES DE LIMA disse:

    É Marcos Santos, agora os invasores vão questionar qual o tamanho de uma APA, quantas APA´S terão que ser desocupadas…
    Falando em tremor no Peru:
    A CHUVA E O TREMOR EM MANAUS
    Manaus, devido a sua grandiosidade, está sofrendo racionamento de chuva. Chove muito em um bairro em detrimento de outro.
    Ainda há pouco, uma cabocla ligou para a prima que mora em um apartamento na Ponta Negra:
    – Escute inda Prima, é verdade que tremeu aí no seu apartamento?
    – Paresque Parente, tremeu muito, balançou tudo.. foi um horror.
    – Poxa! aqui até agora nada. Será se vai demorar muito chegar aqui na colônia Antonio Aleixo? Estou ansiosa para fazer um selfie com as amigas e postar no face. A imagem vai sair ” tremida”, vai ser um arraso… rsrsrsr.