O caso do flanelinha e do caseiro que ganhavam licitações milionárias na Prefeitura de Iranduba

Madá, vice-prefeita de Xinaik (à esquerda), assumiu a Prefeitura de Iranduba demitindo todos os secretário e até 500 funcionários fantasmas

Madá, vice-prefeita de Xinaik (à esquerda), assumiu a Prefeitura de Iranduba demitindo todos os secretário e até 500 funcionários fantasmas

O tamanho da impunidade que reinava na Prefeitura de Iranduba ainda está sendo dimensionado. Promotores, procuradores, delegados e funcionários do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), do Ministério Público Estadual do Amazonas (MPE-AM), estão debruçados sobre centenas de documentos apreendidos na Operação Cauixi e a cada momento encontram novas surpresas. Nesta quarta-feira (11/11), o coordenador do Gaeco, promotor Lauro Tavares, revelou que um flanelinha e o caseiro do prefeito Xinaik Medeiros têm empresas laranjas que faturaram milhões, ganhando licitações em Iranduba. Ambos são conhecidos no Município e levam vida modesta, o que indica que eram apenas os nomes usados para acobertar o desvio de recursos do erário irandubense. Os dois ainda estão sendo procurados.

 

Delação premiada

Os três acusados de participar das falcatruas em Iranduba, que pediram os benefícios da delação premiada, já começaram a falar. E estão espantando quem os ouve.

 

Davi Queiroz

O agora ex-secretário de Finanças de Iranduba, Davi Queiroz, tem mansão e carros de luxo em Manaus, além de um haras, no Tarumã, atrás da antiga casa de forró Xote de Menina. Haras não, fazenda. Além de cavalos de raça, ele cria bois. O local é apontado como responsável pela poluição do igarapé no ramal do Laureano, um dos braços mais bonitos do Tarumanzinho.

 

Esperança e fantasmas

A vice-prefeita Maria Madalena de Jesus Souza, 55, a Madá, traz a esperança de moralização em Iranduba. Demorou a tomar posse porque a oficial de Justiça, que levou a comunicação da desembargadora Carla Reis, teve que esperá-la concluir uma fornada de farinha. E seu primeiro ato foi exonerar todos os secretários nomeados por Xinaik Medeiros, além de outros 500 “fantasmas”, funcionários que só ganhavam e não apareciam para trabalhar.

 

Outros

Os prefeitos do interior estão em polvorosa, após o anúncio de que 31 Prefeituras são investigadas pelo Gaeco. O medo da cadeia toma conta de quem comete crime contra o patrimônio público. Tomara que o efeito colateral seja a interrupção da roubalheira deslavada.

 

TCE

O Tribunal de Contas do Estado (TCE), que fez inspeção recente em Iranduba, ofereceu grande parte das informações que embasaram a Operação Cauixi.

 

Tupy Catanhede

O estádio Tupy Catanhede, em Parintins, que já revelou grandes nomes para o futebol profissional do Amazonas, está abandonado. O time do Corinthians, prestes a entrar em campo, teve que usar a sombra de um cajueiro, no lugar dos túneis existentes no estádio.

Jogadores do Corinthians, do Aninga, comunidade rural que fica na sede de Parintins, usaram a sombra do cajueiro como vestiário no Tupy Catanhede

Jogadores do Corinthians, do Aninga, comunidade rural que fica na sede de Parintins, usaram a sombra do cajueiro como vestiário no Tupy Catanhede

 

Revelações

O goleiro Guido (Rio Negro), os irmãos zagueiros Nel (Fast) e Soló (Nacional), os meias Jorge Canal (Nacional) e Michel Parintins (Fast e Princesa), além dos atacantes Alan (Nacional) e Delmo (Nacional e São Raimundo) foram revelados no Tupy Catanhede, conhecido como Tupizão. O futebol tem um lugar importante na vida parintinense e o estádio, patrimônio municipal, merece atenção da Prefeitura.

 

PPB

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Armando Monteiro, só ganhou tempo no encontro com a bancada federal do Amazonas. Ele prometeu responder sobre os Processos Produtivos Básicos (PPBs), sob análise no MDIC, em 30 dias. As indústrias que esperam a definição para começar a produzir, não aguentam mais. Algumas estão na fila há mais de um ano.

 

Presos

A rebelião na cadeia, com a transferência de Willen Gomes de Amorim do Centro de Detenção Provisória para o presídio do Puraquequara, demonstra a fragilidade do sistema. Os xerifes mandam e desmandam.

 

Chartier, Paris

O Chartier Paris (Le Bouillon Chartier) é um dos mais antigos restaurantes da capital francesa. E também um dos mais polêmicos. A fila na porta, praticamente constante (não aceita reservas), mostra que a curiosidade em torno dele permanece. A unanimidade é que os preços são baratos. O vinho mais caro da carta, por exemplo, custa meros 13 euros e as variações, que dependem de safras e temporadas, são muito pequenas. Vale a pena ir lá e tirar as dúvidas. Não deixe de experimentar o escargot (com jeitinho ele não pula do prato) e o Tête de Veau (cabeça de vitelo). Chegue cedo e boa sorte.

Endereço: 7 Rue du Faubourg Montmartre, 75009 Paris, França. Telefone:+33 1 47 70 86 29. Horário: Aberto de 11h30 à 00h00.

O Chartier é um dos restaurantes obrigatórios em Paris. a fila também. Fotos: Marcos Santos/ Tereza Cidade

O Chartier é um dos restaurantes obrigatórios em Paris. a fila também. Fotos: Marcos Santos/ Tereza Cidade

Casa cheia é uma rotina diária

Casa cheia é uma rotina diária

Experimente o Tête de Veau (cabeça de vitelo), uma tradição da culinária francesa que o Chartier mantém

Experimente o Tête de Veau (cabeça de vitelo), uma tradição da culinária francesa que o Chartier mantém

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *