Ladrões desviavam 70% do principal ativo da tarifa da Amazonas Energia, o combustível. Descoberto o golpe, a tarifa vai cair?

Trabalho da polícia, contra a quadrilha que desviava combustível e mexia no preço da tarifa de energia no Amazonas, ainda não terminou

Trabalho da polícia, contra a quadrilha que desviava combustível e mexia no preço da tarifa de energia no Amazonas, ainda não terminou

A polícia desbaratou uma quadrilha que desviava combustível fornecido às usinas da Eletrobrás Amazonas Energia. Entregavam apenas 30% das encomendas. Os outros 70% voltavam ao mercado e eram vendidos a R$ 2 o litro. Numa conta de padeiro: se a principal alegação para reajustar em 38% a tarifa residencial e 42% a industrial foi esse mesmo combustível, agora que o golpe foi desbaratado a conta de energia vai cair?

 

Rede

É impossível um golpe como esse sem apoio interno na Amazonas Energia. Ou se ninguém comprasse o combustível desviado pelo preço irrisório que era vendido. A Operação Cetano ainda tem muito trabalho pela frente. O panavueiro é grande.

 

BR-319

Marilene Ramos, presidente do Ibama, em encontro com as bancadas federais do Amazonas e Rondônia, em Brasília, afirmou nesta quarta-feira (04/11) que vai permitir a recuperação da BR-319 (Manaus-Porto Velho). Ficará com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) a concessão da licença para a obra. Faltava, em outras palavras, a ação dos políticos da região para resolver o problema.

 

Arranjo econômico

A BR-319 tem mesmo chance de sair. O que não pode acontecer é que saia sem arranjo econômico-ambiental muito bem definido. Basta a ponte Rio Negro e a AM-070 (Manaus-Manacapuru), inauguradas sem plano diretor em Iranduba ou uma atividade econômica criativa, como a estruturação de cinturão hortifrutigranjeiro que abasteça Manaus.

 

Pesca esportiva

canoa-pesca

A variedade e grande quantidade de peixe, nos arredores de Manaus, esta época do ano, não são aproveitadas

As costas dos lagos do Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Manaquiri e Autazes ficaram apinhadas de pescadores no feriadão de Finados. A pesca esportiva é atividade econômica expressiva, que precisa amadurecer para, organizadamente, aumentar o ganho do caboclo. Japoneses e norte-americanos à frente, paulistas e mineiros liderando entre os brasileiros, o Amazonas recebe cada vez mais gente para pescar o tucunaré. Está na hora de organizar isso.

O porto a Ceasa fica lotados em feriados, como ocorreu no fim de semana do feriadão de Finados (foto)

O porto a Ceasa fica lotados em feriados, como ocorreu no fim de semana do feriadão de Finados (foto)

 

Zona Franca do interior

O Governo do Amazonas podia fazer uma espécie de consórcio com os prefeitos dos Municípios envolvidos na pesca. Acrescente-se aos já citados Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Itapiranga, São Sebastião do Uatumã, Urucará, Parintins etc. Barcelos, considerado a Meca dos pescadores, é um caso à parte e avançou bastante na organização. Juntos, cada um fazendo sua parte, dá para construir muito. A pesca esportiva tem potencial para se transformar numa Zona Franca do interior amazonense.

 

Mortes

A BR-319, a estrada que o Brasil esqueceu, é hoje um risco às vidas dos seus usuários. Os moradores dos Municípios dependentes da rodovia, Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Autazes, Manaquiri, Manicoré e Humaitá, para ficar nos mais próximos, não podem continuar morrendo sob o olhar impassível dos demais brasileiros.

 

Vallisney

O juiz federal amazonense Vallisney de Souza Oliveira virou personagem do noticiário nacional. Convocado pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ), ele retornou nesta quarta (04/11) para a 10ª Vara Federal, onde é titular. Trata-se da vara onde está o processo que deu origem à Operação Zelotes. Foi lá que a substituta de Vallisney, a juíza Célia Regina Ody Bernardes, ordenou busca e apreensão na casa e em três empresas do empresário Luis Cláudio Lula da Silva, um dos filhos do ex-presidente Lula.

 

Lupa

A imprensa dita nacional colocou uma lupa sobre Vallisney de Souza Oliveira que, em outro momento, mandou arquivar o processo contra a ex-ministra-chefa da Casa Civil da Presidência da República, Erenice Guerra. Todos esperavam um enorme escândalo em torno dela. Graças à decisão dele, não deu em nada.

 

Marina do Davi

A Prefeitura faz mutirão de limpeza na Marina do Davi e retira toneladas de lixo reveladas pela vazante. Barqueiros que operam no local afirmam que a sujeira vem de um igarapé que percorre a cidade e deságua nas proximidades. Uma forma de tirar a limpo isso é colocar uma rede, tipo malhadeira, capturando garrafas pet e latas na foz do igarapé, o grosso do lixo. Na próxima vazante a gente vê quem é o responsável ela sujeira. E é uma forma de colocar mais pressão na consciência ambiental dos barqueiros.

 

Restaurante Domus Enogastronomia

O Domus tem a melhor carta de vinhos da cidade e um menu único na cidade, com o melhor da cozinha francesa

O Domus tem a melhor carta de vinhos da cidade e um menu único na cidade, com o melhor da cozinha francesa

Os leitores pedem um restaurante de alta gastronomia em Manaus. O Domus Enogastronomia, inspirado na cozinha do falecido chef Francis Barlier e no talento culinário do proprietário, Ivanhoé Mendes, é o endereço da fusion cousine franco-brasileira na capital amazonense. O ambiente intimista, os rótulos consagrados de vinhos do mundo inteiro e os pratos exclusivos na cidade, como foie gras e confit de pato mulard, fazem do Domus uma experiência imperdível. O chef manauara Klinger Moraes do Nascimento, 31, discípulo de Barlier, não deixou a peteca cair e mantém o alto nível da casa, que surpreende até quem está acostumado às grandes mesas do mundo.

Endereço: Rua Rio Madeira, 128, entre a rua Pará e João Valério. Fone: 3584-1065 e 3584-1183.

Confit de pato mulard, uma das exclusividades da casa

Confit de pato mulard, uma das exclusividades da casa

Veja também
2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Marcos Freire disse:

    Mais uma grande descoberta de fraude em nosso estado. Vamos esperar que nossos meios de comunicações não fiquem impedidos de denunciar esses corruptos. Nas zonas Norte e lestes está faltando energia a mais de mês, aí perguntamos as autoridades do nosso estado. Não é por falta de abastecimento? O que esse povo deve fazer? O governo pode ficar chateado quando o povo faz manifestação??

  2. Adolfo Nunes disse:

    Crise grave de perseguição a funcionários no Sebrae Amazonas.
    Nomes importantes e de grande credibilidade na instituição estão sendo demitidos sumariamente.
    Está na hora do Sr. Aécio Flávio, superintendente fantasma, que tem medo de dar entrevistas diretamente, falar e explicar essas decisões arbitrárias. Pra cima dele!
    SOS Sebrae!
    https://www.youtube.com/watch?v=7B3i0LDVJi4