UBSs vão reforçar ações para os homens no ‘Novembro Azul’

O cuidado integral à saúde do homem será o foco das ações do ‘Novembro Azul’ que já estão sendo preparadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão reforçando, durante um mês, a oferta de serviços direcionados aos homens.

“A intenção é estabelecer estratégias que ajudem a ampliar a presença dos homens nas Unidades de Saúde, buscando o atendimento integral, alertando e conscientizando sobre as medidas de prevenção”, reforça o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto.

As Unidades de Saúde irão realizar atividades de prevenção com imunização, consultas médicas, distribuição de preservativos, saúde bucal, testes rápido de HIV e distribuição de preservativos. Também serão organizadas palestras abordando temas como Violência e Acidentes, Tabagismo, Paternidade Responsável, Atividade Física e Alimentação Saudável, Hipertensão e Diabetes.

De acordo com a técnica responsável pelo Programa Saúde do Homem, na Semsa, Patrícia Oliveira, o município de Manaus, segundo estimativa do IBGE/2013, tem uma população de 538.605 homens, na faixa etária de 20 a 59 anos. “As UBSs já desenvolvem atividades voltadas para o público masculino na rotina diária de atendimento, seguindo as diretrizes da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, facilitando e ampliando o acesso da população masculina aos serviços de saúde. O ‘Novembro Azul’ é uma oportunidade para fortalecer as ações executadas durante todo o ano”, explica.

Além das UBSs, que funcionam de segunda a sexta-feira, no horário da manhã e da tarde, a Semsa também disponibiliza os serviços de dez UBSs funcionando em horário ampliado, de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e aos sábados, das 7h às 12h. “É mais uma alternativa para atender os homens que trabalham e que têm menos tempo ou oportunidade para acessar a rede de atendimento durante a semana, principalmente para realizar ações de prevenção como consultas médicas e odontológicas, de imunização e exames para a detecção precoce de doenças”, informa a técnica.

Programação

As ações serão executadas sob coordenação dos Distritos de Saúde (Disa) Sul, Norte, Oeste, Leste e Rural. A abertura da programação vai acontecer no dia 03 de novembro, 16h, com panfletagem na avenida Djalma Batista, esquina com a rua Pará, com a participação de profissionais do Disa Sul.

“O homem precisa adquirir o hábito de cuidar da própria saúde de forma integral. E as Unidades de Saúde estão estabelecendo estratégias para garantir que o público masculino seja atendido de acordo com as suas necessidades, fazendo com que se sintam como parte integrante da rede de saúde”, reforça a técnica responsável pelo programa de Saúde Homem, no Disa Sul, enfermeira Ana Maria Jezini.

Unidades de Saúde que funcionam em horário ampliado:

1 – UBS Balbina Mestrinho – Rua 17, nº 170, Núcleo II, Cidade Nova I;

2 – UBS Sálvio Belota – Rua das Samambaias, nº 786, Santa Etelvina;

3 – UBS Áugias Gadelha – Rua A, nº 15, Cidade Nova I;

4 – UBS Amazonas Palhano – Rua Antônio Matias, s/nº, São José II;

5 – UBS Alfredo Campos – Rua André Araújo, s/nº, Zumbi II;

6 – UBS Leonor Brilhante – Av. Autaz Mirim, s/nº, Tancredo Neves;

7 – UBS Dr. José Rayol dos Santos – Av. Constantino Nery, s/n, Chapada;

8 – UBS Morro da Liberdade – Rua São Benedito, s/n. Morro da Liberdade;

9 – UBS Leonor de Freitas – Av. Brasil, s/nº, Compensa II;

10 – UBS Deodato de Miranda Leão – Av. Presidente Dutra, s/nº, Glória.

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *