Perdeu documentos? Eles podem estar no “Perdidos e Achados” dos PACs

O cidadão que perdeu um documento pode fazer a busca nas unidades do projeto “Documentos Perdidos e Achados” instaladas em todos os postos do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) da capital. De janeiro à primeira quinzena de setembro deste ano, a Ouvidoria Geral do Estado cadastrou 3,2 mil documentos no sistema de busca, com um índice de 10% de resgate, durante os nove meses. Os documentos mais extraviados são as cédulas de identidade (RG), seguido de título de eleitor e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A proposta do projeto é auxiliar o cidadão na recuperação de documentos perdidos, reduzindo o tempo que seria utilizado na emissão de novas vias.

A ouvidora geral do Estado, Zanele Teixeira, destaca que o sistema que viabiliza os cadastros e as buscas dos documentos passou por melhorias. Agora, no momento da busca do documento perdido o cidadão pode visualizar uma cópia da cédula digitalizada. Mas esse recurso só está disponível nos PACs. “Essa ferramenta facilita a busca por um documento perdido. A visualização da foto e dos demais dados da pessoa retira qualquer dúvida quanto à posse de determinada cédula. Mas vale lembrar que a atualização foi feita nos sistemas acessados pelos postos do Pronto Atendimento”, disse.

Como funciona

O cidadão que encontrar um documento (RG, CPF, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento, CNH, entre outros), pode fazer a entrega em qualquer PAC, sem precisar se identificar.

Cadastramento

Após a entrega em um dos PACs, o documento é cadastrado no site da Ouvidoria Geral do Estado e disponibilizado para consulta no período máximo de até 90 dias. A busca deve ser feita a partir do nome do titular do documento. Outro meio de consulta é o Disk Cidadão por meio do número 0800 286 2300. Caso o resgate não aconteça em até três meses, o documento será devolvido ao órgão expedidor.

 

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7 comentários

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  1. gostaria de fazer o me u cadastro , por onde eu começo

    RESPOSTA
    Se você quer fazer consultas de documentos, pode entrar em contato com o Disk Cidadão por meio do número 0800 286 2300.

  2. Perdi minha carteira de trabalho ali na torquato tapajos prox do nova era quem achou e so ligar pr 993520921 991259654

  3. perdi minhas 2 carteiras de trabalho uma continuação da outra ja faiz mais de um mÊs. por favor quem encontrar entrar em contato, no tel; 12, 981735675, ou , 12 , 39137180. carteira numero 0020093,n;série,uf, 00059,sp. cidade de s.josé dos campos.s.p. estou precisando muito dela por motivos pessoais,.

  4. Olá gostaria de recuperar a minha carteira de habilitação que foi extraviada. Ficarei muito grato pela consciência de quem achou, por fim eu agradeço a todos os órgãos competentes.

  5. Simao disse:

    Olá , tenho uma loteria e muitas pessoas esquecem ,perdem documentos na loja, fora isso ,as pessoas que encontram os documentos também levam para loja , já servimos como um ponto de achados e perdidos do bairro como faço para para cadastrar , pois de alguma forma conseguiria ajudar pessoas e ainda torna mina loja referência no bairro .

  6. Ailtonsoaresfigueiredo disse:

    Perdi muito documento junto

  7. Denilson Cabral Rodrigues disse:

    Perdi meus documentos e cartões por favor me ajude Denilson Cabral Rodrigues