Honda traz ‘mídia nacional’ de economia para lançar moto e compra terreno gigante nos arredores de SP

A fábrica da Honda em Manaus detém o recorde no tempo de fabricação de uma moto

A fábrica da Honda em Manaus detém o recorde no tempo de fabricação de uma moto

A Moto Honda trouxe a Manaus os principais jornalistas de economia do País. Fará o lançamento, nesta quinta (17/09), de uma nova motocicleta. A empresa também está fazendo movimento para fortalecer o setor de quatro rodas, onde brilham os carros modelos Civic, CR-V, City, Fit, HR-V e Accord. Comprou 1 milhão de metros quadrados, a 50 quilômetros de São Paulo, maior centro distribuidor do País. É sempre um risco para a fábrica de motos da Zona Franca de Manaus, a maior da empresa no mundo, ainda mais diante do abandono progressivo do modelo pelo Governo Federal. Daí a transferir tudo para o território paulista…

 

Empregos

A Moto Honda responde por cerca de 10% dos empregos do Polo Industrial de Manaus (PIM) e tem o maior índice de nacionalização da Zona Franca. Só alguns componentes do motor, hoje, ainda vêm do Japão.

 

Whirlpool

João Carlos Brega, presidente para a América Latina de outra grande do PIM, a Whirlpool, maior fabricante de eletrodomésticos do País, antiga Masa da Amazônia, anuncia que a crise derrubou as vendas da empresa em 15%. Geladeiras, fogões e máquinas de lavar são produzidas no nível de 2007. A empresa deu férias coletivas em fevereiro e em julho parou a administração. Roda com menos de 70% da capacidade de produção.

 

Fiam

De 18  21 de novembro acontece a Feira Internacional da Amazônia (Fiam). Quem estiver presente aposta no modelo e em vencer a crise. Quem não for, muito provavelmente, está de malas prontas para deixar Manaus.

 

Prisões

O material apreendido na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), terça-feira (15/09) – centenas de celulares e até cadeiras e mesas usadas em festas –, mostra a quantas andam os presídios. Há suspeita inclusive de que presidiários saem à noite para cometer crimes e pela manhã voltam às celas, certos da impunidade e com o álibi perfeito. Os xerifes (chefões), por outro lado, ameaçam “lombrar” (fazer rebeliões) se a administração apertar a vigilância. É por aí que se equilibra o sistema prisional, em meio a ladrões, traficantes e assassinos perigosos. Um panavueiro.

 

Humanizare

Entra revista, sai revista, entra secretário, sai secretário, o recorde de fugas foi batido, era Sejus, passou para Seap e já vai mudar para subsecretaria da SSP e ninguém fala em reavaliar a privatização dos presídios amazonenses. A Humanizare, empresa que fatura esse setor – cada preso custa R$ 6 mil ao erário estadual -, permanece intocável. Não está na hora de analisar se não tem coisa melhor?

 

Prefeiturável

wilsonO jornalista Wilson Nogueira acaba de se lançar candidato a prefeito de Parintins. Em artigo brilhante, no www.deamazonia.com.br, ele afirma que cansou de ver problemas antigos sem solução na Ilha, como é o caso da destinação do lixo. “Se não fossem os urubus…”

 

Aterro

Tem também um braço do lago da Francesa, em Parintins, que a gente chamava na infância de Sebastião Carneiro, aterrado para dar lugar à rua que liga os bairros de Palmares e Santa Rita. Um crime. Pior: construíram um emaranhado de casas ao redor. Era um balneário de águas límpidas e virou um esgoto, um charco. São poucas casas e já se fez pontes maiores na cidade. Os problemas ambientais parintinenses têm, portanto, solução. Só não têm, como diz Wilson Nogueira, gestão.

 

Voluntários

Interessados em participar do programa de voluntariado para a Olimpíada 2016 em Manaus podem se inscrever até o dia 31/10. As entrevistas presenciais ocorrerão de 20 de outubro a 14 de novembro. Faz falta a coordenadora dos voluntários da Copa, Ozeneide Casanova, tristemente falecida logo após o evento. Ela deu um show de competência na organização manauara.

 

Henrique x Marco

Dia 5/10 sai Marco Antônio Costa e entra Henrique Veiga, na vaga de juiz, no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). O TJAM antecipou a eleição e evita assim mais uma vaga que seria ocupada na corte interinamente.

 

Jayme Pereira Jr.

jayme2Bem vindo ao portal, advogado Jayme Pereira Jr.. Leia o artigo de estreia dele clicando no link: http://www.portaldomarcossantos.com.br/2015/09/16/pela-descriminalizacao-do-porte-de-paca-para-consumo-proprio/.

 

Droga

Sejam 3,5 mil (segundo a ONU), 10 mil (Polícia Federal) ou 40 mil (Peru e Colômbia) os pés de folha de coca plantados nas fronteiras da Amazônia, o número é alarmante. O reflexo, a violência urbana crescente em Manaus, mais ainda. É uma guerra e a sociedade continua indo de paletó, gravata e sapato social para a batalha.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *