Secretaria de Segurança vai absorver a administração de presídios em subsecretaria a ser ocupada por Pedro Florêncio

O Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), na foto, e os demais presídios amazonenses, serão administrados por subsecretaria da SSP. Na foto, antes da situação atual, a administração era da Sejus, extinta com a criação da Seap

O Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), na foto, e os demais presídios amazonenses, serão administrados por subsecretaria da SSP. Na foto, antes da situação atual, a administração era da Sejus, extinta com a criação da Seap

A administração dos presídios do Amazonas, que recentemente foi entregue à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), ficará a cargo da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP). A Seap, dirigida pelo coronel PM Louismar Bonates, será extinta e as suas atribuições serão repassadas para uma subsecretaria. Pedro Florêncio, agente da Polícia Federal e atual assessor do secretário estadual de Segurança, Sérgio Fontes, ocupará o cargo. As mudanças são parte da reforma administrativa que será encaminhada à Assembleia Legislativa no começo da semana que vem pelo governador José Melo.

 

Tensão

A relação entre Sérgio Fontes e Louismar Bonates ficou tensa após revista surpresa, feita com homens e equipamentos do Exército, encontrar celas vips, revestidas e equipadas como suítes de luxo. Agora Fontes assumirá o comando dos presídios.

 

Região Metropolitana

Outra secretaria que deve ser extinta é a da Região Metropolitana. Deve ser incorporada pela de Infraestrutura.

 

Comunicado

José Melo disse nesta segunda (14/09) que ainda não conversou com os secretários e por isso não confirmaria as mudanças da reforma. Louismar Bonates confirmou que não sabia de nada. Melo deve reunir os secretários até quarta-feira.

 

Recorde

O sistema penitenciário amazonense detém o recorde de 172 fugas, após uma rebelião ocorrida no dia 09/07/2013, no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj).

 

Placar da cassação

Marília Gurgel cumpriu o prometido e devolveu o processo de cassação do governador José Melo na sexta-feira. Mas foi a vez de Mauro Bessa pedir nova vista. A terceira. Nesta segunda (14/09), ele prometeu que devolve na outra segunda (21/09). A votação já começou e tem um voto a favor, de Affimar Cabo Verde Filho, e dois votos contra a cassação, de Marco Antônio Costa e Marília Gurgel.

 

Bi contra Bi

Bi Garcia, ex-prefeito de Parintins e atual deputado estadual, deve enfrentar nas próximas eleições, quando tenta voltar à Prefeitura parintinense, dois ex-aliados. O ex-vice-prefeito dele, Messias Cursino, e o ex-líder na Câmara Municipal Matheus Assayag estão entre os prováveis adversários.

 

CPMF

O governo desmentiu, desmentiu, mas propõe a volta da CPMF. Optou pelo cipó no couro do povo. Não quer, por exemplo, passar um pente-fino no seguro-desemprego, no Bolsa Família e no seguro-defeso, cheios de beneficiados irregulares. Ou mesmo mexer no bolso dos banqueiros, que se beneficiam do câmbio, dos juros nas alturas, da crise. Faturam bilhões. Mas aí é outra história. Ou você esqueceu que o ministro da crise, Joaquim Levy, é um banqueiro do Bradesco?

 

Chico da Silva na Vila Isabel

Chico voltou a encontrar a Marrom, com quem divide o sucesso "Sufoco".

Chico voltou a encontrar a Marrom, com quem divide o sucesso “Sufoco”.

O cantor Chico da Silva, que no auge da carreira emplacou o sucesso “Abraços de Noel” (clique para ouvir), voltou à escola de samba Vila Izabel este fim de semana. É coautor de um dos nove sambas-enredos classificados para a escolha daquele que vai para o Sambódromo, em 2016. Lá reencontrou Alcione, a marrom, intérprete de “Sufoco”, um dos maiores sucessos de ambos. O enredo, ” Pai Arraia, um sonho Pernambucano, um legado brasileiro”, é uma homenagem ao centenário do ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes. Ouça e acompanhe a letra:

Pai Arraia, um sonho Pernambucano, um legado brasileiro

Compositores: Jorginho Pereira, Chico da Silva, Eraldo Devagar e Luiz Roque

Intérpretes: Luiz Roque, Tito, Carlos Braga e Ivam da Vanda

 

Cantar e sambar com harmonia

Eu me embalar nessa folia

Fazendo alegria desse meu povo

Olha a Vila aqui de novo

 

Foi assim

Que o meu sentimento atendeu o clamor

De um povo enfim muito sofrido carente de amor

As lágrimas desciam no rosto e não vinham do céu

Para molhar esse chão sertanejo de um povo fiel

(Tão fiel)

Aí lutando contra a fome e a miséria cumpri meu papel

Promovendo o acordo do campo, ajuizei entre os canaviais

Pela reforma nas terras lutei, um lindo sonho, justiça e paz

Com ensinamentos, fé e educação, veio a libertação

Rendeira mulher rendeira, a arte pra ensinar

O artesanato é bonito pra enfeitar

Pernambuco é muito frevo, maracatu e ciranda

Roda roda cirandeiro, todo mundo quer brincar

E no batuque solto vamos todos festejar

 

Pai Arraia

Era assim que me chamava a minha gente

Festejando o meu centenário

Na passarela do samba estou presente

Veja também
2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Marcos disse:

    Já não era sem tempo pro governador acordar e tirar esse tirano do Bonates da frente dos presídios, pela primeira vez fez a coisa certa. Parabéns governador.

  2. Anônimo disse:

    Oii tudo bem? muito bom! Adorei o assunto. Gente estou adorando o colcho novo que ganhei dos amigos .