Demissões em massa em Parintins resultam tanto da crise econômica quanto da irresponsabilidade do prefeito

O prefeito de Parintins, Alexandre da Carbrás, demitiu mil dos 3 mil funcionários da Prefeitura. Sob fogo direto do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Carbrás não fez como os ex-prefeitos Enéas Gonçalves e Bi Garcia, que negociaram com esses órgãos e realizaram concursos públicos. Optou pelo corte raso e de supetão. Esse terço do funcionalismo, porém, é aquele que os prefeitos usam como massa eleitoral, os temporários. Nos próximos 12 meses, sem despertar atenção, uma parte dessas vagas serão preenchidas por cabos eleitorais. MPT e TCE precisam ficar de olho.

Bi Garcia é o grande beneficiário da má gestão de Alexandre da Carbrás e desponta como favorito na eleição de 2016

Bi Garcia é o grande beneficiário da má gestão de Alexandre da Carbrás e desponta como favorito na eleição de 2016

 

Crise

O funcionalismo municipal é parte fundamental da economia parintinense. As mil demissões, anunciadas de uma hora para outra, tiveram forte impacto. Carbrás está dando um show de má gestão, com problemas na infraestrutura, saúde e limpeza pública. Ele se tornou o principal cabo eleitoral do ex-prefeito Bi Garcia, que desponta como favorito para voltar à Prefeitura ano que vem.

 

Ausência

O governador José Melo foi a grande ausência nas festividades da Semana da Pátria. Não foi à abertura porque estava em Brasília, tentando falar com a presidente Dilma. Ao desfile, no 07/09, também não foi. Optou pelo lazer. Foi passear de lancha.

A ausência do governador nos atos públicos da Semana da Pátria foi sentida

A ausência do governador nos atos públicos da Semana da Pátria foi sentida

 

Má educação

Outro exemplo de má educação foi dado pelos motoristas que deixaram os carros estacionados no recuo dos ônibus, na Ponta Negra, e foram se banhar. A selvageria foi criticada pelos usuários. Mas faltou fiscalização para punir o gesto com multas, como prevê o Código de Trânsito, fazendo doer no bolso a falta de respeito.

 

PMDB e Braga

A recente manifestação do vice-presidente Michel Temer, dizendo que a presidente Dilma não aguenta três anos e meio com popularidade tão baixa, é um sinal de que o PMDB está a caminho de desembarcar do Governo. Isso pode significar a saída do ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga, cuja vaga pertence ao partido. Se acontecer, ele vai se voltar para o Terceiro Turno da eleição no Amazonas e engrossar o Fora Melo.

 

Matriz

A praça da Matriz está em obras. É um símbolo. Reformada, iluminada, ocupada, ela traz vida ao Centro. Lá está a maior infraestrutura e também um dos pontos mais abandonados da cidade, após as 18h. Recuperá-la é devolver autoestima ao manauara e um espaço precioso para turismo e serviços, com vocação evidente de receber bares e restaurantes. Tomara que tudo ocorra o mais rapidamente possível.

 

Nacional na Arena?

O Nacional marcou para a Arena da Amazônia, domingo (13/09), às 17h (Manaus), a última partida da Série D. Será contra o Náutico-RR. Os dois times disputam a lanterna do grupo. Usar o palco da Copa do Mundo e da Olimpíada para um jogo assim, com a Colina logo ali, disponível, é um luxo. Muito dinheiro e pouco senso.

 

Muro

O muro construído em Brasília para evitar manifestações contra a presidente Dilma, no desfile de 7 de Setembro, é uma das maiores vergonhas que o Brasil viveu nas últimas décadas. Desde a ditadura não se via um ato de força dessa magnitude no País.

 

Matemática

A medalha de ouro do menino Yuri Macedo, 13 anos, na Olimpíada Nacional de Matemática 2015, está tornando as escolas da Polícia Militar em Manaus especialistas nessa matéria. Yuri é aluno do 8º ano do ensino fundamental na escola estadual Waldocke Fricke de Lyra (CMPM III), no bairro Campos Sales. A PM formou um batalhão dos alunos que disputam a competição e o apresentou com destaque no desfile do 5 de Setembro, no Sambódromo.

 

Emerson Maia

Emerson (à direita), na foto com o apresentador Israel Amorim, é autor de clássicos como "Lamento de raça"

Emerson (à direita), na foto com o apresentador Israel Paulain, é autor de clássicos como “Lamento de raça”

O maestro Davi Nunes, com a sensibilidade de especialista, enxergou a qualidade técnica das toadas do cantor e compositor Emerson Maia. Teve que olhar por cima do ritmo pesado dos tamurás e criou arranjos para a Orquestra de Violões. Montou o show “A alma vermelha de Emerson Maia”, que apresentará 13 obras dele no Teatro Amazonas, esta terça, às 20h. Emerson tem formação clássica e compõe MPB de qualidade. Vale a pena conferir.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *