Melo encontra com Dilma, alinha com Planalto e retoma avais para empréstimos do Amazonas. Arthur pode ter sido a moeda de troca

dilma-meloO governador José Melo não estava na cerimônia de abertura da Semana da Pátria e do Amazonas, esta terça (01/09), na Ponta Negra. Para comparecer, o general Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, comandante militar da Amazônia, havia anunciado que deixaria de comparecer aos funerais do general José Jaborandy, amigo pessoal e chefe da missão da ONU no Haiti, que faleceu num voo para Manaus. Mas há razão no gesto de Melo. Ele foi convocado às pressas a Brasília, para um ansiado encontro com a presidente Dilma Rousseff. No pires, ou melhor, na pauta, a retirada do aval federal para empréstimos fundamentais ao Amazonas. Dilma prometeu que o dinheiro sai. Teria exigido, segundo fontes do portal, alinhamento de Melo com o Planalto e afastamento do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, inimigo declarado do governo petista. Leia abaixo outros desdobramentos do encontro. Arthur foi um dos maiores aliados de Melo na eleição. Vai ser o maior panavueiro.

 

Braga

José Melo quer tirar dos calcanhares o senador e ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga, que já chamou de “defunto difícil de enterrar”. Braga luta na Justiça eleitoral para cassar o mandato de Melo, no chamado “3º Turno” da eleição.

 

Braga (2)

À medida que o tempo passa, o mandato de Melo vai ficando menos atraente para Braga. A previsão é que o governador consiga arrastar a disputa judicial até, no mínimo, o primeiro trimestre do ano que vem, segundo ano da atual gestão. Ou seja, Braga assumiria para mandato de, no máximo, seis anos, contando a possibilidade de reeleição, dos quais pelo menos dois seriam necessários para readaptar a administração, digamos, ao jeito dele de governar.

 

Fora Melo

A primeira reação ao encontro Dilma-Melo veio da CUT e do PT. A assessoria do bi-presidente Valdemir Santana enviou nota ao portal desmentindo que os dois entes estejam fomentando o “Fora Melo”, dia 09/09, em frente ao TRE-AM, na hora do julgamento do pedido de cassação do governador. Nos bastidores, uma fonte disse que o PT local está “se alinhando com a nacional”, ou seja, José Melo parece mesmo ter afinado as coisas com a presidente Dilma.

 

A nota

“PT e CUT negam participação em ato contra José Melo”. Este é o título da nota enviada ao portal. “A Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Partido dos Trabalhadores do Amazonas (PT-AM) contestam nota publicada neste portal, dia 02 de setembro, negando veementemente a sua participação em movimento intitulado ‘Fora Melo’, agendado por movimentos sociais, em frente ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM). O portal de notícias envolveu o nome do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, da CUT e do PT, Valdemir Santana como sendo um dos autores do movimento, sem consultá-lo sobre a veracidade da informação. ‘O PT nunca discutiu o resultado das eleições de 2014, no tocante ao governo do Estado do Amazonas, nós respeitamos o resultado das urnas, nunca pautamos ‘FORA MELO’ até porque se houve pedido de cassação que a Justiça faça o seu papel. Esse papel não nos cabe’, justificou Santana. A direção do PT diz que não tem nenhuma manifestação marcada para o dia 09 de setembro em frente ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e que também não vai se manifestar sobre o assunto. Informa ainda, que não responde por atos praticados por outros partidos.”

 

PCdoB e PMDB no Fora Melo

Fica o “Fora Melo”, então, sob a responsabilidade do PCdoB, da senadora Vanessa e do secretário nacional de Ciência e Tecnologia, Eron Bezerra, e do PMDB, de Braga. A manifestação é ótima chance para saber a quantas anda o “alinhamento” do governador com o Palácio do Planalto.

 

A fonte, o fato e a análise (nota do portal)

Este portal está careca de saber que ninguém revela abertamente estratégia política. Colunista de opinião não precisa ouvir todas as fontes para entender e divulgar um contexto. É só saber somar 2 + 2.

 

Eleição portuguesa

Os 80 integrantes do Conselho Mundial da Comunidade Portuguesa serão eleitos domingo (06/09). O pleito consagrará um representante da Região Norte e essa escolha virou disputa Amazonas x Pará. O candidato amazonense é o presidente da Sociedade Beneficente Portuguesa, Jair Alves Corrêa. Os luso-brasileiros paraenses são quase o dobro, mais de 3 mil. Daí a necessidade de mobilização da comunidade local para votar em massa.

 

Voo Manaus-Lisboa e cidadania

Entre as vantagens de ter um representante amazonense no Conselho Mundial, que reúne membros de todos os países com comunidades lusitanas, está a possibilidade de acesso mais fácil à cidadania portuguesa. Hoje, uma funcionária do consulado, que fica em Belém, vem ao Amazonas a cada dois meses para oferecer o documento. Outra questão é a do voo da TAP Manaus-Lisboa-Manaus, hoje três vezes por semana, que está cada viagem mais vazio. Jair Alves Corrêa promete lutar para mantê-lo.

 

Nacional

O Nacional está desmanchando o elenco. Vai mandar embora praticamente todos os jogadores, após a desclassificação na Série D do Campeonato Brasileiro, embora ainda tenha dois jogos para cumprir tabela. É a repetição de um filme anual. Para piorar, a esperança da torcida era a categoria de base nacionalina, mas o Fast é que se tornou campeão da Copa Norte Sub-20. O projeto “Série A 2020” vai mal.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *