Mais de 86 mil crianças são vacinadas em Manaus. Campanha prossegue até o dia 31 de agosto

No dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação, neste sábado (15/08), 86.727 crianças foram imunizadas. O número é equivalente a 53,68% do público alvo alcançado na capital. Pais e responsáveis por crianças a partir de 6 meses a 5 anos incompletos têm até o dia 31 de agosto para buscar uma unidade de saúde que tenha sala de vacinação para obter a proteção das crianças contra doenças imunopreveníveis.

A meta é atingir 95% das crianças nessa faixa etária, em torno de 153 mil de um universo de 161.560 crianças dessa idade no município segundo o IBGE 2013. “A nossa meta é ousada e, por isso, convocamos a todos os pais para não deixar de vacinar as suas crianças contra essas doenças. A intenção é continuar liderando o ranking de capital que mais imuniza na campanha contra pólio e de multivacinação, pois nossas crianças merecem viver livres dessas doenças”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão.

vacina

O prefeito Arthur Neto disse que a meta é atingir 95% das crianças de 6 meses a 5 anos. Foto: Divulgação/Semcom.

No dia de mobilização para o lançamento oficial da campanha na capital amazonense foram disponibilizados 1.053 postos de vacinação, envolvendo mais de 4 mil servidores da saúde pública até as 17h. Todos os distritos de saúde foram envolvidos, oferecendo os serviços nas unidades básicas, estendendo a postos volantes e locais de grande fluxo de pessoas, como supermercados, terminais de ônibus, igrejas, associações de moradores, flutuantes e marinas. Em vários pontos a criançada pode fazer a vacinação e aproveitar também atividades lúdicas e de entretenimento proporcionadas pelas equipes de saúde.

Além das equipes de campo de vacinação, o empenho das equipes técnicas para acompanhamento em tempo real do andamento da campanha também foi destaque. “A atualização em tempo real, coordenada por videoconferência, foi um avanço significativo para a realização da campanha deste ano. Ficamos muito satisfeitos com os efeitos do uso da tecnologia em favor da saúde”, comemorou Homero.

Doenças imunopreveníveis

A multivacinação oferta, em um momento de reforço, doses de diversas vacinas ao público alvo, com o intuito de melhorar a cobertura vacinal e otimizar a logística dos serviços de saúde, visando evitar doenças imunopreveníveis como hepatite B, coqueluche, tétano, difteria, diarreia por rotavírus, febre amarela, caxumba, sarampo, rubéola e meningite, entre outras. A recomendação é levar a caderneta de vacinação da criança e verificar quais doses ela precisa para atualizar sua proteção. O prazo é até o dia 31 de agosto.

 

 

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *