Marcelo Ramos recebe bênçãos de caciques das igrejas Restauração e Universal, da política e da comunicação. Vai para o PRB

Marcelo Ramos afirma que ainda não bateu o martelo

Marcelo Ramos afirma que ainda não bateu o martelo

Marcelo Ramos, que deixou o PSB-AM, depois de se desentender com Marcelo Serafim, filho do deputado estadual e dirigente da sigla no Amazonas, o ex-prefeito de Manaus Serafim Corrêa, está a caminho do Partido Republicano Brasileiro (PRB). Saiu em nome de uma candidatura independente, à espera da regularização do partido Rede, da ex-ministra Marina Silva. Como ninguém ganha eleição sozinho, porém, está entrando no PRB sob as bênçãos do “apóstolo” Renê Terranova e, dizem, um empurrãozinho sutil do ex-governador Eduardo Braga. Tem também o apoio de um cacique da comunicação que, nesta quarta-feira (12/08), ao lado de Terranova, percorreu gabinetes em Brasília, levando a garantia de que a rede da família apoiará Ramos.

 

Não fechou

Marcelo Ramos, no entanto, afirma que ainda não bateu o martelo. “Quero garantias”, enfatiza. Ele estava em Brasília, quarta (12/08). Nesta quinta está em Goiás, onde participa, à tarde, da posse de seu irmão, o delegado Humberto Ramos, como superintendente Regional da Polícia Federal em Goiás.

 

Braga

Para todos os efeitos, anotem aí, os possíveis candidatos de Braga à Prefeitura de Manaus são os deputados federais Marcos Rotta (PMDB-AM) e Hissa Abrahão (PPS-AM), além da ex-deputada Rebecca Garcia (PP).

 

Igrejas

O PRB, que tem como expoentes nacionais o senador Marcelo Crivella (RJ) e o deputado federal Celso Russomano (SP), apoiou Marina Silva para presidente e é dirigido no Amazonas pelo pastor João Carlos dos Santos Mello, da Igreja Universal. O presidente municipal de Manaus é Nilmar Oliveira, ex-candidato a deputado federal e pastor da igreja Restauração.

 

Masterchef

O programa Masterchef, que foi ao ar no dia 04/08, gravado em Manaus dois meses antes, continua ecoando. A ideia do programa foi “apresentar” a culinária amazonense ao Brasil. Nem uma cozinha reconhecida mundialmente, como a francesa, seria dada a conhecer em tão pouco tempo. O programa foi editado – ou você acha que aquele tambaquizinho serviria 15 pessoas? – e sintetizado. Não houve tempo para dizer, por exemplo, que as especiarias amazonenses, amazônicas, são as mesmas “drogas do sertão”, que tanto motivaram as incursões portugueses no período das descobertas. Assim como é bonito explorar o exotismo da Amazônia, também é legal conhecer história.

 

Tambaqui escamado

Exceto tambaqui baby, aquele gitinho, todo amazonense tem a obrigação de saber que o peixe é pelado e não escamado. Ninguém teve o cuidado de avisar aos concorrentes do MasterChef. O participante que tratou o peixe, total desconhecedor de como tratá-lo, cometeu outro pecado capital: estourou o fel. O amargor que resulta disso compromete fatalmente o sabor.

 

Formiga

A formiga, apresentada pelo chef Felipe Schaedler, do Banzeiro, é um exotismo amazonenses circunscrito ao Alto Rio Negro, especialmente São Gabriel da Cachoeira, que passou para o Brasil como “comida típica do Amazonas”. Mas a grande falha foi não ter apresentado a gastronomia amazonense como ela é, saborosa e rica, na simplicidade do peixe fresco assado, limão, farinha, pimenta e sal. Sofrida, porque é questão de sobrevivência, simples e envolvente também. Gringo que a experimenta não esquece jamais.

 

Assaltos em shoppings

O placar dos shoppings informa: foram assaltados Amazonas Shopping (12/09/2011 e 24/08/2012), Manaura (20/11/2014 e 23/07/2015), Manaus Plaza (31/07/2015), Ponta Negra (02/01/2015) e Sumaúma (26/05/2015).

 

Tucumã e queijo coalho

O tucumã e o queijo coalho, recheios do X-Caboquinho, estão proibidos por tempo indeterminado em Parintins. Um grupo de 20 pessoas passou mal e a vigilância sanitária procura saber qual o vilão provocou isso. O problema, no entanto, não está só lá. A vigilância sanitária precisa tranquilizar também os vorazes consumidores manauaras, que não dispensam os dois ingredientes no café da manhã, dando uma busca nos restaurantes do ramo.

 

Açaí

O Amazonas já teve situação semelhante, quando o açaí de Coari apareceu contaminado pelo barbeiro, o mosquito transmissor da doença de Chagas. A mudança no método de produção, à época, provocou o problema. Antes manual, o que incluía a retirada do cacho, lavagem e fervura prévias, o trabalho passou a ser mecânico, com o cacho inteiro sendo jogado na máquina. O barbeiro, malandro, ia junto.

 

Táxis

Os taxistas fizeram o maior barulho, ameaçando fechar ruas em passeata, para protestar junto ao prefeito Arthur Virgílio. Ele prometeu que vai pessoalmente às blitz contra táxis irregulares. A categoria se acalmou e cancelou o protesto, que estava marcado para esta quinta.

 

Maria gasolina

Os maiores aliados dos taxistas ilegais não foram, porém, atingidos pela ação dos taxistas legais. São os políticos do tipo “Maria gasolina”. Eles é que ficam pedindo para liberar esse ou aquele amigo, dono dos carros piratas. O prefeito deu um apertinho neles e o pátio da SMTU está lotado.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *