Eduardo Braga passa o fim de semana em Manaus, reúne lideranças e renova disposição para assumir o Governo do Estado

O ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga, passou a tarde de sábado reunindo lideranças políticas estaduais em sua casa, na Ponta Negra. Mostrou, segundo diversos interlocutores que estiveram com ele, ânimo redobrado em lutar, no chamado “Terceiro Turno” da eleição, para chegar ao Governo do Amazonas. Há cerca de 30 processos pendentes de julgamento no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), vários dos quais podem levar à queda do governador José Melo. “Nunca o vi com tamanha disposição para lutar pelo governo”, disse um dos que participaram das conversas.

 

Dilma e reajuste da energia

Se ganhasse na Justiça o direito de assumir o Governo do Amazonas, Braga se livraria, de uma só tacada, de dois panavueiros que estão no seu caminho. O primeiro é a queda no índice de aceitação do Governo Dilma. O segundo, o reajuste da tarifa de energia no Amazonas, que valerá a partir deste mês, mesmo sem o Estado estar interligado ao sistema nacional. O Linhão de Tucuruí funciona com menos de 10% da capacidade prometida e 57 dos 62 Municípios não têm nem isso.

 

Mauro Sposito

Mauro Sposito, ex-superintendente da Polícia Federal do Amazonas, aposentado, tornou-se um dos principais assessores do secretário estadual de Segurança, o também delegado federal Sérgio Fontes. Ele trabalhou na linha de frente do combate ao tráfico de drogas na tríplice fronteira Brasil-Peru-Colômbia.

 

Humberto Ramos

Humberto Ramos, ex-subsecretário estadual de Segurança, assume quinta-feira a Superintendência da Polícia Federal de Goiás. Estão confirmados na posse o diretor-geral da PF, Leandro Daiello Coimbra, e toda a cúpula da instituição. Irmão do ex-deputado estadual Marcelo Ramos, Humberto deixou a SSP e foi trabalhar na diretoria da PF, em Brasília.

 

Zero-um

O diretor-geral da PF, Leandro Coimbra, está demissionário. Espera apenas a nomeação do substituto para deixar o cargo. O primeiro na lista tríplice de substituição é o secretário estadual de Segurança do Amazonas, Sérgio Fontes. Mas a decisão é da presidente Dilma.

 

DEA

O grande volume de apreensões de drogas no Amazonas chamou a atenção do Drug Enforcement Administration (DEA), o poderoso Departamento de Repressão às Drogas dos Estados Unidos. O chamariz é o skank, a supermaconha, que percorre um longo caminho, incluindo o território amazonense, rumo aos Estados Unidos. Especialistas do DEA estiveram em Manaus semana passada.

 

Suframa

Enquanto não ata nem desata no que se refere à nomeação do superintendente da Suframa, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) marcou a data da próxima reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS). Será dia 28/08.

 

Em Brasília

Rebecca Garcia, nome mais cotado para assumir a Suframa, está em Brasília. O motivo oficial é uma reunião do seu partido, o PP.

 

Tenreiro Aranha

O Amazonas inteiro pediu e finalmente foi anunciada a reforma da praça Tenreiro Aranha. De repente, os mesmos permissionários que acabaram com o local vão às ruas protestar pela retirada. Viva a Democracia. Que também exige firmeza de quem administra.

 

Ambulantes

Os ambulantes, aliás, apesar de todo o esforço da Prefeitura, construindo as galerias populares, estão proliferando na cidade. Insistem no Centro e ocupam qualquer outro espaço livre que apareça.

 

Invasões

Outro problema que está de volta é o das invasões. A maior delas está localizada na Área de Preservação Permanente (APP) do Tarumã. A mais renitente no Santa Etelvina. Mas tem no Águas Claras, na AM-010, na BR-174… Tem invasão para todos os gostos.

 

Condenados

O juiz Jorcenildo Dourado do Nascimento condenou, em 2012, os líderes das invasões a 12 anos de prisão. Todos estão em liberdade. É só ir atrás que devem estar na liderança da onda atual.

 

Nacional 0 a 1 Remo

A maré não está para peixe no futebol amazonense mesmo. O público resolveu prestigiar o Nacional, na partida decisiva contra o Clube do Remo, esta segunda-feira (10/08). Foram mais de 11 mil torcedores na arquibancada e milhares do lado de fora brigando por ingressos… para o time ceder a vitória ao Remo nos acréscimos.

 

Time fraco

O time atual do Nacional é fraco. Os jogadores parecem jogar cada um por si e para si mesmo. O preparo físico é deficiente. O que fazer, quando o Campeonato Amazonense é fraco e não serve de preparação para nada, o intercâmbio é zero e a formação de elenco é feita no escuro, obrigando a equipe a entrar em campo sem ritmo de jogo? São coisas de um futebol no fundo do poço.

 

Lana demitido

O técnico Aderbal Lana está, outra vez, fora do comando do Nacional. A demissão ocorreu altas horas da noite, na sede do clube, numa conversa dele com o presidente Mário Cortez. Lana segue coordenador das categorias de base nacionalinas. Até a próxima volta ao cargo. Enquanto isso, a continuidade, palavra-chave para o sucesso do time, continua inexistindo.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *