Rebecca, Messias Cursino e Wagner Santana nas superintendências da Zona Franca e da Pesca e no Terra Legal. Atos sairão dia 3/08

O martelo está batido. As superintendências da Zona Franca de Manaus (Suframa) e Federal da Pesca e Aquicultura (SFPA), além da diretoria do Programa Nacional de Crédito Fundiário, o Terra Legal, serão nomeadas dia 03 de agosto. Os nomes estão sobre a mesa do vice-presidente Michel Temer, coordenador político do Governo Dilma, para a assinatura final. A ex-deputada federal Rebecca Garcia (PP) vai para a Suframa. Messias Cursino (PDT), ex-vice-prefeito do agora deputado estadual Bi Garcia (PSDB) em Parintins, assume a SFPA-AM. E Wagner Santana, filho do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos e da CUT-AM, Valdemir Santana, vai para o Terra Legal.

 

PanavueiroPM

Como assim, o vice-prefeito de Bi Garcia, prefeito tucano e cunhado do prefeito de Manaus Arthur Virgílio, será nomeado pelo Governo Dilma? É um panavueiro. Messias Cursino divergiu de Bi e do próprio irmão, o deputado estadual Tony Medeiros (PSB), para apoiar Eduardo Braga contra José Melo e sair candidato a deputado federal. Perderam, ele e Braga. Messias, funcionário concursado do Ibama, ficou no limbo. Agora o senador-ministro das Minas e Energia é o padrinho da indicação para a SFPA-AM.

 

Prefeituras

Rebecca Garcia, em Manaus, e Messias Cursino, em Parintins, estariam dispostos a disputar as eleições municipais do ano que vem. Só que as nomeações demoraram tanto que o tempo ficou muito pequeno. Serão, até o fim de março, prazo limite para desincompatibilização, apenas oito meses de gestão.

 

Seixo lá, seixo cá

Seixo retirado do leito do Tarumã, em Manaus, mostra que o crime ambiental está sendo praticado largamente, diante da demanda da construção civil. Foto: Marcos Santos

Seixo retirado do leito do Tarumã, em Manaus, mostra que o crime ambiental está sendo praticado largamente, diante da demanda da construção civil. Foto: Marcos Santos

A coluna de ontem denunciou a retirada criminosa de seixo do leito das águas negras do rio Manacapuru, naquele Município. Mas o crime ambiental se repete em Manaus, no Tarumã, nas barbas da fiscalização, como mostram foto e vídeo acima.

 

Consultoria

A professora Ângela Bulbol de Lima, ex-presidente/ fundadora da Escola de Serviço Público de Manaus (ESPM), inaugura nesta quarta (29/07), às 10h30, site de gestão, negócios e inovação. É o www.ablconsultoria.com.br. Participam, além da própria Ângela, outros professores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O coquetel de inauguração será no The Office, na Recife, esquina com São Luís, no auditório 2.

 

Cinema e polícia

Lembram daqueles filmes, década de 1980, quando os mocinhos policiais norte-americanos pegavam uma imagem, meio distante, ampliavam, recortavam e tornavam nítido um pequeno pedaço e acabavam flagrando o bandido? Pois é. De lá pra cá o Exército do Tio Sam liberou a Internet e a informática melhorou anos luz. Será que até agora a polícia amazonense não tem um software desses?

 

Prazo

O Procon estadual deu 15 dias de prazo para que as empresas de transporte coletivo de Manaus arrumem o sistema. Sob pena de multa etc. e tal. Exigiu, entre outras coisas, cumprimento de horário, regularidade e adaptação e respeito aos deficientes e idosos. Tudo que todos exigem há muito tempo. Isso foi dia 08 de julho. O prazo terminou dia 23/07. E, como todos previam, não deu em nada.

 

Regimento da Suframa

O superintendente interino da Suframa, Gustavo Igrejas, confirma estar fazendo uma reforma no regimento interno do órgão. Mas nega que isso vá prejudicar o superintendente que o substituir no cargo. Só está promovendo mexida para aumentar a obrigatoriedade de nomear funcionários de carreira, caso dele próprio, para os cargos de confiança DAS-4. Justo os que o superintendente podia chamar livremente para assessorá-lo.

 

Nacional

Torcedores do Nacional fizeram ruidoso protesto, esta terça-feira (28/07), pedindo a saída do técnico Aderbal Lana. Estão inconformados com a derrota, domingo (26/07), para o Rio Branco, na capital acreana, por 2 a 1, apesar de o clube continuar líder de seu grupo na Série D. Esqueceram que o treinador pegou a equipe em frangalhos e a conduziu à conquista do bicampeonato amazonense, este ano. Lana teve o trabalho destruído, ano passado, pela diretoria. Agora o Nacional, outra vez, precisa muito de tempo.

 

Mal e morte

Não chamem para o mesmo stand de tiro os coronéis Gilberto Gouvêa, comandante da PM-AM, e Dan Câmara, comandante do Ciops. Nem os também coronéis Aroldo Ribeiro e Walter Cruz, sem comando. Cada um forma um grupo dentro da PM que não fala com o outro.

Veja também
1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mario Eduardo Arruda Franco disse:

    Rebeca Garcia um excelente nome Para Suframa
    Já passaram tantos ,porque não aposta em mais uma Mulher .