No Dia Mundial de Combate à Hepatite, entenda os riscos da doença

As hepatites virais são doenças silenciosas que provocam a inflamação do fígado. No Brasil, são causadas em sua maioria pelos vírus A, B ou C. Os sintomas mais comuns das hepatites virais são mal-estar e cansaço, muito semelhantes aos de várias doenças, o que pode dificultar o diagnóstico. Por isso aconselha-se a realização de exames para diagnóstico.

Em algumas fases da doença, a pele e os olhos podem ganhar uma cor amarelada e a urina ficar escura, mas nem sempre estes sinais estão presentes.  Existem vários exames para diagnosticar e acompanhar a doença. A escolha do procedimento indicado em cada caso deve ser feita conforme avaliação médica.

O infectologista e consultor médico do Laboratório Sabin, Alexandre Cunha, explica que os tipos de hepatites virais possuem sintomas semelhantes, mas com evolução e prognósticos diferentes. “As hepatites B e C podem evoluir para a cronicidade, de maneira silenciosa, podendo levar à cirrose, câncer de fígado e comprometer completamente o funcionamento do órgão”, alerta o médico. Os casos mais graves podem atingir até 0,9 e 2,4% de algumas populações, representando milhões de pessoas infectadas.

O tipo mais comum da doença, segundo o Ministério da Saúde, é hepatite A, transmitida através do consumo de água, alimentos contaminados e de uma pessoa para outra. A virose fica encubada entre 10 e 50 dias e atinge 68% da população em algumas faixas etárias e regiões.

Já a hepatite dos tipos B e C são transmitidas por meio do sangue, sendo a Hepatite B também sexualmente transmissível, podendo apresentar sinais somente após 1 a 6 meses depois da infecção. Relações sexuais sem preservativo, amamentação, compartilhamento de material para uso de drogas (seringas, agulhas) e de higiene pessoal como lâminas de barbear e alicates de unha estão entre as principais formas de transmissão.

Formas de tratamento

O tratamento da hepatite consiste, inicialmente, em repouso, hidratação, boa alimentação e só ingerir remédios que tenham sido receitados pelo médico. Cada tipo de hepatite pode receber um tratamento diferente.

 

Dicas de prevenção:

– Imunização prévia através de vacinas para hepatite A e B;

– Uso de preservativo em todas as relações sexuais;

– Não compartilhar objetos pessoais como lâmina de barbear, escova de dente e material de manicure;

– Utilização de instrumentos esterilizados em tatuagens e piercings.

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *