Fim de semana sangrento em Manaus vai parar nas páginas do jornal The New York times

nyO cineasta José Padilha (Tropa de Elite, Tropa de Elite 2) afirma que uma diferença entre os Estados Unidos e o Brasil é que nos EUA as pessoas ainda têm “noção do que é escandaloso”. As 35 mortes ocorridas de sexta-feira a domingo em Manaus, segundo um dos balanços, ganharam espaço em quase todas as publicações do planeta. O jornal The New York Times publicou a matéria com este título: “Suspicion Falls on the Police After Dozens of Execution-Style Killings in Brazil” (Suspeita recai sobre a polícia depois de dezenas de assassinatos no estilo de execução no Brasil). Pegou mal para o Brasil, em véspera de Olimpíada. Manaus então…

 

Íntegra

Eis o link, para quem quiser ler, na íntegra (em inglês), a reportagem, assinada por Simon Romero: http://www.nytimes.com/2015/07/21/world/americas/suspicion-falls-on-the-police-after-dozens-of-execution-style-killings-in-brazil.html?_r=0

 

Chamada

O governador José Melo se vestiu de autoridade e chamou ao gabinete o secretário de Segurança, Sérgio Fontes, o delegado-geral Orlando Amaral e o comandante da PM, coronel Gilberto Gouvêa. Quer prisões, nas próximas 24 horas, relacionadas às mortes.

 

Pescador

Há pouco, por volta das 22h desta segunda-feira (20/07), formou-se aglomerado de viaturas na porta da Delegacia Geral. É a Operação Pescador voltando às ruas. Agora para ver se trazem um peixão, como dois dos três homens que mataram o sargento Afonso Camacho, no assalto ao Bradesco, sexta-feira (17/07). O terceiro foi morto na leva dos assassinatos do fim de semana. A mulher que “deu o serviço” de dentro do banco se entregou.

 

Invasão no Tarumã

Sabe aquela invasão na Área de Preservação Permanente (APP) do Tarumã, chamada José de Alencar? Foi desbaratada por decisão corajosa e inovadora do juiz Jorsenildo Dourado, que mandou prender os líderes. Pois ela virou fichinha diante do que está ocorrendo no mesmo local, agorinha mesmo.

 

Exército ambiental

A sociedade tem um verdadeiro exército formado para evitar que danos ambientais como esses, da APP do Tarumã, ocorram. Ipaam, Ibama (Governo Federal), Instituto Chico Mendes (Federal), Sema (Estado), Semmas (Município), Ministérios Públicos Federal e Estadual, com suas procuradorias de Defesa do Meio Ambiente, Delegacia do Meio Ambiente etc. etc. É só juntar todo mundo, numa caravana de ônibus, e dar uma passada na área.

 

Drogas

O pior é que a invasão do Tarumã se tornou um antro de refúgio de foragidos da Justiça, especialmente traficantes de drogas.

 

Óleo e esgoto

Manaus tem, em pleno vigor, a Lei do Óleo. É a Lei nº 07, de dezembro de 2010. Dispõe sobre medida de reaproveitamento de óleo vegetal (cozinha) e seus resíduos. Quem tiver reclamações sobre destino inadequado de óleo e esgoto pode ligar para a vigilância sanitária: 0800-092-0123 para telefones convencionais e 3216-7756 para telefones celulares.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *