Tocha Olímpica, o símbolo da má gestão e da falta de visão em Parintins

A Prefeitura de Parintins passava por dificuldades, no começo do ano, época em que foi convidada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) como uma das 300 a receber a Tocha Olímpica. Um sonoro “não”, porém, foi a resposta da Prefeitura à cerimônia, preparatória da Olímpiada do Rio de Janeiro 2016. Esta é a síntese da matéria publicada hoje no jornal A Crítica, no caderno Craque, assinada por Camila Leonel. Desde quando quem tem problema recusa a solução? Cidade turística não pode dispensar eventos que atraiam atenção sobre ela. Nesse caso, o da passagem da Tocha Olímpica, atenção nacional e internacional. O fato ilustra a falta de visão de um prefeito eleito apenas por fazer oposição ferrenha ao antecessor, Bi Garcia, num programa eleitoreiro, do tipo “TV miséria”, desses aos quais Manaus está acostumada e que acabou logo após a campanha. Triste sina a da Ilha Tupinambarana, onde um prefeito começa e outro destrói.

 

Talento e mediocridade

O brilho, talento, criatividade e espírito inovador do artista parintinense, responsável pelo Festival Folclórico dos bumbás Garantido e Caprichoso, acaba esbarrando na mediocridade de quem governa Parintins. O dia que os dois lados pararem de se olhar com tanta estranheza e decidirem remar para o mesmo lado, ninguém segura a cidade.

 

Mortes

Aumentou para 25, ontem (18/07), o número de mortos por tiro em Manaus desde sexta-feira. Seja pela vingança policial pela covarde morte do sargento Afonso Camacho ou por guerra entre Família do Norte e 300, dois grupos criminosos que disputam pontos de tráfico de droga, Manaus entrou para o index como a cidade mais violenta do mundo nesse dia.

 

Sede própria

A Prefeitura de Manaus está caminhando para ter sede própria. Não tinha desde que abandonou o Paço Municipal, na década de 1990. O prefeito Arthur Virgílio recebe do governador José Melo o prédio da avenida Brasil, onde funciona a sede do Executivo, em troca do estádio Carlos Zamith e da Vila Olímpica do Coroado.

 

Semef

O setor de informática da Secretaria Municipal de Economia e Finanças (Semef) é um dos primeiros a se beneficiar da aquisição, mudando da Major Gabriel para a Compensa. O erário municipal vai economizar no aluguel.

 

Suframa

Os funcionários da Suframa, que voltam ao trabalho amanhã, segunda-feira, após 56 dias de greve, têm mais um problema pela frente. O Congresso Nacional, para onde a presidente Dilma Rousseff deve encaminhar a Medida Provisória (MP) prometida para atender às reivindicações deles, entrou em recesso. Só volta às atividades dia 3 de agosto. Até lá, os grevistas terão que colocar em dia a burocracia do órgão, atrasada pela paralisação.

 

Nathan Xavier de Albuquerque

Dia 24/07, às 14h, no Centro de Ciências do Ambiente da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o economista Marcelo Souza Pereira defende a tese “Navegar é preciso: a lógica e a simbólica dos usos socioambientais do rio”. É parte do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (PPG/CASA). Por trás dessa vitória pessoal de Marcelo, uma história de perseverança e amor à terra. Há um ano, o autor entrou em contato com o portal, ainda blog, sobre matéria a respeito da morte do empresário e visionário Nathan Xavier de Albuquerque (http://www.portaldomarcossantos.com.br/2013/01/08/empresario-nathan-xavier-de-albuquerque-que-morreu-de-infarto-no-rio-teve-a-dimensao-de-ib-sabba-e-jg-de-araujo/). Conta agora que a matéria é citada no trabalho e que há um boxe sobre o próprio Nathan. Estarei lá, na plateia, prestigiando Marcelo Souza Pereira, o perseverante e diligente doutor em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia.

 

O humor do Jokka

A peixaria do Jokka, no bairro de São Raimundo, é conhecida pelas tiradas cáusticas do proprietário, Jokka Loureiro. Tendo como pano de fundo o rio Negro, e agora a ponte Rio Negro, além de um peixe fresco, básico, como o amazonense gosta, o restaurante ficou marcado pelas pérolas do proprietário, gravadas nas paredes: “Quer conforto? Aluga uma suíte no Tropical Hotel”; “Menino, cachorro e balão só amarrados”. Esse marketing às avessas funciona, por incrível que pareça, e a casa vive lotada. Este fim de semana, Jokka chegou ao Instagram bem ao seu estilo. Veja na foto abaixo:jokka

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *