Manaus tem tudo pronto para realizar o sonho de anunciar, em cada parada, o tempo de espera para o próximo ônibus

O prefeito Arthur Virgílio visitou, nesta quarta (15/07), o Centro de Controle Operacional do transporte coletivo, na rua Dr. Thomas, Vieiralves, e o Centro de Controle Operacional do Manaustrans, na avenida Teomário Pinto, Chapada. São 250 câmeras de vigilância que vão mostrar a circulação, em tempo real, dos ônibus na cidade. Ou seja, já é possível criar painéis, em todas as paradas, com monitores revelando o quadro com horário de passagem dos próximos ônibus. Como, aliás, já existe em número cada vez maior de outras cidades.

 

Bem público

O presidente da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Pedro Carvalho, em entrevista coletiva, disse textualmente que as câmeras permitem acompanhar “em tempo real”, a circulação de todos os ônibus de Manaus. Como bem público, essa informação precisa ser compartilhada com quem de direito – o usuário do transporte coletivo da cidade.

Painel com horário de passagem dos ônibus em Istambul, na Turquia. Eles estão em várias cidades do mundo, inclusive no Brasil

Painel com horário de passagem dos ônibus em Istambul, na Turquia. Eles estão em várias cidades do mundo, inclusive no Brasil

 

O Face dos vereadores

Os vereadores de Manaus estão antenados com as redes sociais. Um simples comentário feito por seguidor do vereador Professor Bibiano, criticando e acusando quem votou a favor dos 9,5% de reajuste para os professores, levou quase toda a sessão desta quarta (15/07). Tudo bem que o FaceBook é importante, mas com a reforma da Lei Orgânica do Município (Loman) na pauta é estranho o alvoroço.

 

Cupom fiscal com CPF

O prazo final para todas as empresas emitirem cupom fiscal e nota fiscal eletrônica com o CPF do cliente termina dia 2/08. A Associação Comercial do Amazonas (ACA) já disponibilizou software grátis que faz esse processo, no site www.aca.org.br. A Câmara de Diretores Lojistas de Manaus (CDLM) e o Sebrae também estão providenciando para disponibilizar o programa, sempre sem custo para o empresário.

 

Campanhas

O Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus, diante da crise econômica, lançarão campanhas com prêmios para quem exigir a Nota Amazonense. Se for de serviço gera o municipal Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISQN) e se for compra/venda de mercadorias cria o estadual ICMS. Ambos, Estado e Prefeitura, identificarão os participantes dos sorteios desses brindes, que podem incluir até casas e apartamentos, pelos CPFs.

 

Ar-condicionado

Não bastasse a greve da Suframa e a crise, mais uma ameaça à Zona Franca. Está a caminho uma mudança no Processo Produtivo Básico (PPB) de ar-condicionado no Polo Industrial de Manaus. Há, porém, quem veja nisso a chance de tirar o cartório de motor do equipamento, obsoleto, e permitir que as novas tecnologias sejam usadas. A economia de energia para o usuário e de matéria-prima para a indústria são enormes.

 

Mídia social

Já está nas bancas o livro “Mídias sociais – estratégias de monitoramento”, da jornalista Ana Célia Costa. Amazonense, desde recém-formada ela investiu nesse mercado e já participou de duas campanhas eleitorais, passou pelo Governo do Espírito Santo e até pela Presidência da República. Compartilha agora a experiência com o leitor. O livro pode ser comprado no site www.editoranovaterra.com.br.

 

Trânsito

Como é fácil engarrafar Manaus. Basta tirar os guardinhas de trânsito da passagem de nível da Constantino Nery e da faixa de pedestres em frente ao TCE. Acrescente-se uma pitada escolar, com a volta às aulas do colégio Adalberto Vale. Pronto. Acabou o paraíso a fluidez das férias.

Veja também
1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. L Menezes disse:

    Marcos Santos, é uma boa ideia, mas o que a população precisa mesmo é q se construa pelo menos abrigos nas paradas de ônibus, isso sim deveria ser prioridade, metade das paradas não tem abrigo, o povo espera o buzão na sol e na chuva, e vem a prefeitura com essa istoria de painel; o proplema é que o povo engole tudo calado, inclusive esse sofrimento, que entra prefeito e sai prefeito e nada muda, o povo continua sem abrigos, até na Ponta Negra, o povo fica ao relento, esperando o buzão, é um desrespeito.