‘O mal deve ser feito de uma só vez e o bem em conta-gotas’. Alguém leu essa frase ao contrário para o governador

“As injúrias devem ser feitas todas de uma só vez, a fim de que, saboreando-as menos, ofendam menos; e os benefícios devem ser feitos pouco a pouco, a fim de que sejam mais bem saboreados.”

Niccolò di Bernardo dei Machiavelli, Maquiavel

O governador José Melo tem sido original em transmitir a crise no Governo do Amazonas. Os secretários recebem ligações, praticamente diárias, exigindo cortes e mais cortes. Quando esses contatos diminuem, eis que o chefe, em pessoa, convoca reunião para anunciar outros cortes. É a espetacularização da crise. É a inversão da lição maquiavélica, com o mal sendo transmitido em conta-gotas, em todas as falas do governador, enquanto o bem, como a antecipação do 13º salário agora em julho, sai em releases divulgados pela assessoria. O clima de terror só faz mal à economia.

 

Pirarucu

Um pobre vendedor de pirarucu, nas barrancas do Madeira, ilustra bem como reage o povo ao clima de crise. Ele reajustou o preço de R$ 2/kg para R$ 6/kg, do dia para a noite. “O que houve?”, vieram perguntar os fregueses. E ele: “É esse negócio das bolsas subindo aí pra fora”.

 

Suframa agência

Um grupo de técnicos do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Mdic) e do Immetro estiveram reunidos, ontem (13/07), na sede da Suframa. Discutiam a transformação do órgão em agência. Prometeram uma Medida Provisória (MP) do Governo regulamentando tudo. Os funcionários, em greve, adoraram as promessas.

 

Prazo

O problema de uma MP é que ela precisa ser construída, discutida e, finalmente, enviada. E isso não deve ocorrer com o Legislativo em recesso, do qual só volta em agosto. Essas medidas têm efeito imediato, mas se não forem aprovadas, por maioria simples, nas duas casas (Câmara e Senado), perdem o efeito desde a edição.

 

Garantias

A Suframa, como ela é, foi prorrogada por 50 anos, de 2013 a 2063, e ganhou robustez constitucional. A dúvida é se a agência em que pretendem transformá-la conseguirá levar consigo tal garantia jurídica. Que, na prática, tem servido de muito pouco, mas ainda é a luz no fim do túnel.

 

Rebecca Garcia dealer

A economista Rebecca Garcia estuda proposta de multinacional chinesa para se tornar dealer no Brasil da Alcatel. A produção de celulares da marca foi comprada da fábrica original francesa e lidera a venda de smartphones na América Latina. Bate Apple e Samsung por ter explodido em vendas no México. No Brasil, tudo o que a Alcatel produz tem sido comprado pelas operadoras Vivo, Tim, Oi e Claro. A ex-deputada esteve na China e impressionou os anfitriões pela desenvoltura e domínio do inglês, espanhol, francês e italiano. O convite tenta Rebecca, diante da indefinição sobre a ida dela para a Suframa.

 

Muito rock, muita banda e pouco espaço no Porão

O Porão do Alemão, bar tradicional dos roqueiros manauaras, completou 17 anos nesta segunda-feira (13/07). Chamou 30 bandas locais para romper a terça-feira. Ainda era dia quando o espaço em frente ao local foi tomado por filas. Bombou.

Fila em frente ao Porão, nesta segunda (13/07), começou com o dia claro.

Fila em frente ao Porão, nesta segunda (13/07), começou com o dia claro.

 

PM do Pará

O clima anda ruim entre praças e Governo. Está circulando na PM, para piorar, notícia sobre a sanção, ontem (13/07), da Lei de Promoção de Praças e da Gratificação por Risco de Vida. Praças podem chegar a oficiais, dependendo de qualificação para isso. A gratificação foi paga gradativamente, desde 2010, já tendo atingido 100%. Enquanto isso, no Amazonas, não há sinal de que as promessas de campanha do governador, quanto a reajustes e promoções na PM, serão cumpridas.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *