Nem azul, nem vermelho. Prevalece o negro do luto por ‘arranjo’ anunciado no Festival de Parintins. Leia a opinião do portal

Num dos melhores momentos do Festival, a Rainha do Folclore do Caprichoso, Brena Dianná, joga capoeira no conjunto de danças que apresentou ao som da toada "Amazônia, nas cores do Brasil". Foto: Diego Janatã/ Free Lance

Num dos melhores momentos do Festival, a Rainha do Folclore do Caprichoso, Brena Dianná, joga capoeira no conjunto de danças que apresentou ao som da toada “Amazônia, nas cores do Brasil”. Foto: Diego Janatã/ Free Lance

Não foi a voz do levantador David Assayag, nem o bailado de Brena Dianná, Sinhazinha da Fazenda, ou a força da toada “Amazônia nas cores do Brasil” ou sequer o brilho da empolgada torcida azul e branco. O Garantido acusa o Caprichoso de ter alcançado a vitória no 50º Festival Folclórico de Parintins recorrendo a um expediente que durante 15 anos foi usado pelo próprio vermelho e branco, a manipulação de jurados pelo Comando Delta.

Com nota 10 no item “ritual indígena” (4), que sequer apresentou na noite do dia 26/06, por causa da forte chuva, o Caprichoso venceu. Uma escuta telefônica que vazou na tarde de sábado e chegou a ser apresentada na passagem de som do Garantido domingo (28/06), no Bumbódromo, revelava um suposto esquema de compra dos jurados, que ficou patente à medida que as notas eram apresentadas. “Vai ser 10 a 9,5 e 9,0”, anunciou uma das vozes flagradas na escuta, o que ficou confirmado na votação.

O Caprichoso venceu as três noites. A primeira por 417,4 a 413,9 do Garantido. A segunda noite por 418,3 a 416,5. E a terceira por 418,6 a 411,4. O resultado final foi 1.254,3 pontos do azul e branco contra 1.241,8 do vermelho e branco.

“Isso faz parte do festival”, desconversou o presidente do Caprichoso, Joilto Azedo, após o resultado. “Nossa diretoria se desfez de um grupo que ‘armava’ resultados, que fazia o mal, e eles foram absorvidos pelo Caprichoso. O resultado é esse aí”, disse o presidente do Garantido, Adelson Albuquerque, que pediu desculpas aos patrocinadores e torcedores.

Foram 15 anos em que o Garantido se valeu do “trabalho” do grupo autodenominado “Comando Delta”, que tem à frente o ex-superintendente da Caixa Econômica Federal no Amazonas e ex-presidente da Superintendência de Habitação (Suhab), Armando do Valle, e o teatrólogo Francisco Cardoso. Valle foi rejeitado por uma parte do Caprichoso e teve que agir nos subterrâneos. Cardoso foi admitido como presidente da Comissão de Arte, ou seja, o comando de toda a preparação do chamado Boi de Arena. “Ele é um artista renomado e que vai ter a oportunidade de se defender. Quem o acusa que apresente as provas”, disse Joilto Azedo.

O Ministério Público Estadual (MPE) já anunciou que vai investigar o Festival, que teve este ano R$ 13 milhões de investimento do Governo do Estado – um dos menores da história da festa.

 

A opinião do portal

Este portal, que tem ligações históricas e conhecidas com Parintins e o Boi Bumbá Caprichoso, não concorda, nem pode concordar com quaisquer tipos de arranjos para obter resultados na festa. Caprichoso e Garantido estão acima disso. Não dá para concordar nem com o torcedor cego de paixão que afirma: “Eles roubaram o tempo inteiro e jogavam na nossa cara as vitórias. Agora chegou nossa vez”. Fosse assim e seria lícito seguir o exemplo dos ladrões que estão nas penitenciárias ou dos assassinos ou dos estupradores.

Crime é crime, não importa se praticado por um ou por outro, por azul ou por vermelho. Não há crime maior que abusar da boa fé de um povo criativo e festeiro, como é o parintinense, que, apesar de todas as evidências, fez festa pela vitória do Caprichoso e se entristeceu com a derrota do Garantido, como se o resultado refletisse a opinião sincera de jurados comprometidos com a isenção.

É preciso tomar providências. O MPE está desafiado a comandar investigação policial para chegar aos fatos. Se houver dirigente de bumbá envolvido em falcatrua, hoje ou ontem, tem que ir para a cadeia.

O Festival atingiu o limite. Está em evidente fadiga de material. Os dirigentes conseguiram enlamear o trabalho de 100 anos dos bumbás – o portal contesta esse número, mas é o oficial – e de 50 anos do Festival de Parintins.

É preciso ter humildade para seguir o exemplo do Carnaval do Rio de Janeiro, onde os contraventores do jogo do bicho tiveram a sabedoria de parar com a guerra de bastidores e constituíram um corpo de jurados profissional. Esse grupo, formado por cariocas ilustres, especialistas nas áreas que julgam, é remunerado e se reúne o ano inteiro, formando um banco que é sorteado às vésperas do Carnaval. Eles têm que, no dia seguinte, prestar contas das notas que oferecem, podendo ser eliminados se levantarem suspeitas.

No Festival de Parintins, o jurado dá a nota e antes que sejam abertos os envelopes voam para suas terras, deixando o “pepino” do resultado para os bumbás. Este ano, o presidente da comissão julgadora resolveu ficar e ofereceu um show de arrogância na leitura das notas.

Isso tem que mudar. Ou muda ou o Festival acaba.

Desonestidade nunca pode ser motivo de alegria para quem é honesto. Jamais.

 

O áudio da escuta

Veja abaixo o áudio publicado pelo Garantido no Bumbódromo, legendado, com escuta telefônica supostamente contendo diálogos atribuídos a Chico Cardoso, Armando do Valle e Kid, cognome de Rosquilde:

Veja também
24 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. alexi demostenes uchoa disse:

    Penso, que ja estava sobre suspeia o resultado, as agremiações deveriam não abril os envelopes, e aguarda o resultado da perícia do áudio, e depois abril os envelope ou declara os dois bois como campeões do 50 festival de parintins de 2015.

    1. Concordo com você!
      Declare os dois bois campeões este ano!
      Ou tem que investigar até o fim o roubo está na cara!
      E essa tal de alguma coisa Baranda acha bonito tem que acabar com isso.
      Disse que chorou como se eu estivesse preocupada com o choro delas dos festivais anteriores.
      Estou preocupada com o festival é a primeira vez que acompanhei e acontece esse roubo absurdo.

  2. Cesar Menezes disse:

    A análise do portal é perfeita. Sou carioca e acompanho o festival desde 2009. Esse ano sem transmissão ao vivo por qualquer emissora acompanhei pela internet. Não sou torcedor de nenhum dos bois, mas lamento profundamente o que aconteceu.Nem discuto o absurdo que foi a Brena Dianná empatar com a estreante do Garantido, o que é um absurdo, nem mesmo falar da ausência de uma nota 10 que fosse nas três apresentações da Ana Luiza Faria. O que irrita é saber que as notas que foram amplamente divulgadas antes da apuração, nela se confirmaram e ninguém fez nada. Duas notas 10 em um item que sequer entrou na arena é de doer. Pra mim e, tenho certeza para muitos que amam essa manifestação folclórica, já deu. Esse foi o último festival que assisti. Ele começou a morrer hoje e eu não quero acompanhar o seu velório.
    Abraços fraternos desde o Rio.
    César

    1. Eu concordo plenamente com você.
      Acompanhei o festival este ano pela primeira vez e acontece isso, sinceramente foi absurdo!

  3. ARTHUR CEZAR FERREIRA E SILVA disse:

    O que mais me chamou atenção em tudo o que vocês escreveu Marcos foi saber que esse esquema já existe há 15 anos e o contrário sabendo disso armou a arapuca bem legal e nós, do Caprichoso passamos essa vergonha. Quem te conhece sabe bem que você não concorda com esse tipo de coisa envolvendo seu amado torrão. Nada justifica a trapaça. Concordo com você Marcos . Espero que se apurada a veracidade das coisas e for comprovada a interferência da diretoria haja punição porque o mais gostoso é vencer confiante na lisura do Festival. Lembras do ex-professor de música do Tony (amo do boi) da Paraíba (aquela eu nunca engoli)., tenho conhecimento comprovado de jurada que teve flerte com fiscal do Garantido (isso tudo só prá exemplificar) que HÁ TRAMA DE UMA FORMA OU DE OUTRA E ESSA SISTEMÁTICA DE ESCOLHA DE JURADO É MUITO VULNERÁVEL, mas NADA JUSTIFICA ESSE TIPO DE COISA. De fato, uma falta de respeito com a nossa festa. Marcos, eu particularmente me irrito com tanta intromissão de pessoas que nada tem a ver com Parintins no evento. Na minha opinião essas pessoas mancham a imagem de nossa festa porque não tem o mesmo carinho e cuidado como o Parintinense. ESTÁ NA HORA DO PARINTINENSE TOMAR AS RÉDEAS DE SUA FESTA. QUE ESSES AVENTUREIROS QUE NADA TEM A VER COM O BOI OU COM PARINTINS SEJAM AFASTADAS DELA,

  4. Crisley Linhares disse:

    Como parintinense estou triste e com vergonha. Como torcedor do Garantido digo que esta é a hora de passar a limpo o nosso festival senão como disse o maestro Labamba ontem retornando para Manaus, “ninguém mais se matará numa fila para torcer sabendo qual boi vai ganhar o Festival”. Perdemos o respeito há anos. Desde que os ex-presidentes do Garantido permitiram que dois mafiosos transvestidos manipulassem a seu bel prazer o Festival.

  5. Ketlen disse:

    Diante de tudo isso, poderia se pensar em fazer acontecer o festival sem disputa de azul ou vermelho, apenas apresentar a cultura popular para o mundo sem disputa! Penso que seria melhor. As pessoas atualmente estão intolerantes e cansadas de mentiras e corrupções… Sendo assim, perde-se o sentido de brincar de boi, e tudo vira um meio de lucrar e trabalhar em busca de vencer…vencer..e vencer! Quem perde com isso tudo somos todos nós.

  6. Raimundo Valcemir Sales da Silva disse:

    Como diz a toada do Garantido, ” Mancharam de sangue e destruíram meu chão”, jogando pelo chão uma história das mais lindas festas do país.
    Já estou avaliando minha ida a Parintins no mês de Junho e já transferindo minhas férias para Julho para acompanhar a festa da padroeira que pelo menos tenho a certeza que não tem maracutaias.
    Dizem que o Ministério Publico Federal irá averiguar os patrocínios destinados para o festival onde a Petrobras coloca dinheiro para a apresentação dos Bois.
    Não sei se o presidente da SEC senhor Robério Braga esta feliz com o ocorrido pois ele sabe que a culpa destes fatos horrendos recairá sobre ele por não tomar providências a tempo logo que o fato das fitas foram apresentados se não tomou providência será responsabilidade dele o esvaziamento do povo em 2016, fica a duvida sabia ou não sabia?
    Onde se menos esperaria ver corrupção, apresentou uma horrenda máfia não sei se por causa da visita de muitos políticos que davam pinta em Parintins espalhou este vírus que nós de Parintins repudiamos veemente.

  7. Patrick Rezende Godinho disse:

    Ja acompanho o festival há algum tempo e esse ver tudo o que aconteceu esse ano e muito triste e lamentavel!
    Apesar de tudo não me causa espanto o que está acontecendo em parintins!!! Nada mais me causa espanto nesse país!
    Vejo o festival seguindo os mesmos passos do nosso futebol !

  8. Carol disse:

    Opinião sensata e coerente. Parabéns, Marcos Santos pela lucidez diante de tantas paixões e justificativas absurdas. O festival é muito maior do que isso.

  9. Nara Luz disse:

    Parabéns pelo artigo! Como esse esquema já atua há 15 anos está mais do que na hora da PF atuar e prender esses deturpadores do Festival. Meus pais acompanham o Festival desde os tempos de tablados, até msm qdo o Caprichoso se apresentou independente na gestão de Geraldo Medeiros na antiga quadra da cce. O Boi Caprichoso não precisa de pessoas sem-caráter, sem-vergonha, bandidos e corruptos!!! Quem perde nessa história toda é o povo de PIN, o Festival q enfraquece a cada ano, o turismo e o folclore… #forajoilton #forachicocardo #festivalsemcorrupção

  10. Dilma Alexandre disse:

    A única maneira que o torcedor apaixonado tem que fazer é dar uma lição nos ladrões. Como? Boicotando o próximo festival. Com isso a cidade vai perder muitos turistas não tenham dúvidas. A própria e única agências de turismo que vende os ingressos pelo preço que quer. Ou seja : Tem o monopólio e isso tem que acabar tbm. Passagens aéreas com preços exorbitantes que dificulta a viagem de quem quer conhecer a cidade e assistir o festival. Vou ficar atenta para ver se essa história vai pra frente, o que eu duvido muito, caso contrário não vou mais para Parintins em época de festival. Infelizmente tem que ser assim.

  11. Zelinda disse:

    Você foi perfeito, torço pelo garantido e não acho justo que usem de roubalheira para ganhar condeno os dois, pois quem perde é o povo que vai assistir, principalmente o povo parintinense , que ver cada ano o boi esvaziar e isso mostra como está desacreditado, pois essa história de que se um fez e agora Ta só levando o troco é vergonhoso, o festival virou um comércio e como todo comércio mal administrado pode falir, em vez de falar que está se dando o troco, vamos dizer isso não pode para nenhum, vamos resgatar as origens e fazer com o boi volte a ter seu encanto e beleza, pois é lindo ver o trabalho dos artistas e do povo que realmente trabalha para ter a vitória justa e honesta. Parabéns Marcos Santos pelo texto.

  12. Herbert José Fernandes disse:

    Infelizmente hoje o sentimento é apenas de nojo com tanta imundície que é o nosso país. O Festtival de Parintins é apenas a reprodução cabal do Brasil e suas maquinações. Qual a credibilidade desse festival depois dessa calhorda toda? A bem da verdade é que uma palhaçada dessa não merece mesmo repercussão nacional. A transmissão do festival tem que ser regional mesmo, para que esses coronéis capachem seus currais.

    Hoje penso o festival de outra forma. Nada nem ninguém irá tirar da memória dos torcedores encarnados o que o nosso querido boi nos proporcionou esse ano. E digo não somente no festival, mas durante todos os eventos do boi em que se resgatou a essência do Garantido. Reconhecimento e valorização dos nos itens de ontem de hoje. Gestão séria e comprometida com quem faz boi. Acima de tudo resgate da emoção no olhar de cada coração encarnado.

    Quanto a falcatrua…. só podemos esperar o reflexo que o festival é do nosso país: pizza

  13. Osmar Cordeiro disse:

    Ok , estamos todos tristes e indignados por está situação . Agora eu pergunto , este possível esquema de compra de jurados surgiu agora em 2015 ? Será que foi agora que apareceu está mancha preta no festival ? Eu sou daquela opinião que o MP deve julgar os envolvidos e fazer uma varredura desses canalhas que acabam com o festival .

  14. Silvan Pinheiro disse:

    Não bastava os roubos e corrupções em todos os setores do país, agora mudou o foco. Vergonhoso e mentiroso esse festival que tantos anos vem enganando o povo nos resultados. Agora com certeza o turista, se for inteligente, mudará a sua rota turística.
    Calhordas, ladrões, patifes, bocas e corpos podrese, almas condenadas

  15. Silvan Pinheiro disse:

    Continuando:
    Calhordas, ladrões, manipuladores, bocas podres, almas condenadas pela cobiça e o poder, conseguiram denegrir e manchar a honra de um povo humilde, digno de excelentes profissionais das artes plásticas.
    Parintins não merece e não deve permitir, que seu povo seja contaminado pela moléstia desses vermes. A penitenciária seria pouco pra eles.
    Força Ilha Tupinambarana.
    Não podemos deixar que estes malditos, estraguem o maior festival do Norte do País. Um abraço no coração de cada um parintinense, que trabalhou com honras por este festival.
    O meu repúdio à estes ladrões. Será que ainda tem alguém que vai apoiá-los?
    – Acredito que só a família deles.
    Justiça seja feita.

  16. Nair Cristina disse:

    Concordo com você Marcos Santos, e também lamento bastante o ocorrido, e creio que veio a tona esse absurdo, para que todos soubessem o que poucos já suspeitavam há muito tempo, que pessoas inescrupulosas, por caprichos pessoais tentam interferir no resultado de uma festa linda, pela qual nos orgulhavamos, pessoas que não sabem perder, que pensam que dinheiro compra tudo, não sabem que paixão pelos bois não tem preço, que cultura é intrísseca ao ser humano, as suas raízes, então não podemos aceitar que essa corrupção derrube tamanha manifestação popular, enfim, é triste e lamentável esse fato, que euzinha chamo de “Vergonha prá o mundo ver” entendeu?!!!!

  17. Adriano Augusto disse:

    Festivais com datas emblemáticas (centenário, cinquentenário) sempre geram disputas igualmente emblemáticas. Ironicamente quis o destino que os cabeças do tal Comando Delta, que atua há sabe-se lá quanto tempo, passasse do lado vermelho pro lado azul e desta forma cada Boi ficou com um título significativo. Até aí, vento que venta cá, venta lá. Um fez o outro provar do próprio veneno. Mas de alguma forma a coisa deu errado e o esquema veio a público numa arapuca muito bem armada. É preciso ter a coragem de denunciar, confessar, reconhecer, investigar. Passar a limpo a história recente do Festival e rever o formato como vem sendo feito. Onde há dinheiro público envolvido há lama, há sujeira. A ambição cruzou o mar, aqui chegou e fincou raiz. Que ninguém se engane, pois é assim no carnaval, no futebol… nosso país está assim, doente. Não se respeitam mais valores morais. Não se respeitam os valores culturais. Não se respeita aquele que estuda, pesquisa, compõe, desenha, costura, borda, constrói, torce, chora. Meia dúzia de trambiqueiros é capaz de acabar com tudo. O que pensar quando se ouve um novo disco de toadas? O que pensar quando fazer as malas pra cruzar um rio para participar do festival? O que fazer com seus sentimentos quando de repente surge aquele menino que emocionou todo mundo na abertura do segundo dia do Garantido neste ano? O que pensar com o Auto do Boi sendo revivido na arena depois de tantos anos? O que pensar ao se constatar que há sempre um mal caráter safado enlameando tudo e nos tirando, ano após ano, nosso direito à preservação da nossa identidade nacional, corrompendo nossa imagem, levando nossos craques, vendendo nossa alma aos anhangueras que aí estão. Haja pajelança pra passar essa história toda a limpo. Os títulos não serão devolvidos, as tabelas de resultados não serão reescritas. Mas um sopro de esperança há de soprar. Um aperto de mãos entre os Bois há de haver, para que a festa não acabe nos porões da vergonha que esses ladrões querem, para que a rivalidade romântica entre as tribos volte a ser a mística maior da Ilha da Magia.

  18. Deborah Oliveira disse:

    Gostei da publicação. Coerente e Justo.
    Justo, conheço o Festival desde 2001, sou caprichosa mas admiro o Festival como um todo. Amo estar em Parintins dias antes das apresentações e depois, observar a movimentação e a dedicação de cada Parintinense em fazer bonito. Mas é impossível não analisar que a corrupção vem de todos os lados. Cresci ouvindo dizer que Garantido gastava dinheiro dos artistas na compra dos jurados. Caprichoso que sempre sofreu com as injustiças, agora (muito me admiro pois tenhos ótimas referências do presidente da agremiação) quer mostrar que pode atuar da mesma forma. Mas e a cidade? E a cultura? O festival? O que Parintins ganha com essa disputa sem vergonha? Um lento desenvolvimento, um legado de lixo e sujeira que toma conta da cidade, a decepção de inúmeros turistas que pagam CARO para assistir e se hospedar na cidade. Cadê o dinheiro dos ingressos? Este ano nem mesmo o bumbodromo sofreu manutenções. Camarotes de Patrocinadores fechados por infiltrações… Adoeceu em Parintins na epoca do Festival? …Volte para Manaus! Comer bem? Dormir bem? Impossível nos dias de festa. E olhe que são 50 anos! Continuamos tirando as pessoas de suas casas para ter onde dormir. Quero deixar claro que existe sim o turista que vai com família e amigos para ficar longe das orgias e bem perto do espetáculo. Parintinenses!!! O festival é de vocês!! Tomem de volta!! Mesmo que existam cortes de patrocinadores, verbas e divulgações, tomem de volta!! A cultura e a tradição maravilhosa que vocês carregam não merece ser violada! O festival hoje é para gringo ver!! E o Parintinense ficar em casa acompanhando pela Tv!! Eu tenho esperança que essa sujeira toda termine um dia e mesmo que o boi volte para as ruas, a cultura prevaleça e seja devolvida para quem merece. Esperança que o Festival de Parintins seja devolvido para o Amazonas. O audio do caprichoso, os prints das telas do whatsapp do garantido, não devem ser 1/3 da sujeira que comanda o Festival. Esse ano, deixei de torcer para os bois! Passei a torcer que os mercenários que estão no governo e no controle de tudo, procurem outro curral para fazer os abates!!

  19. Dayana Rosas disse:

    Se for pra investigar algo, que investiguem os últimos 10 anos. A sujeira vem de muito tempo e todos sabemos. Roubado ou não a vitória do Caprichoso tava na cara. Qualquer pessoas em sã consciência concordaria, pois apesar de não ter sido apresentado o ritual na primeira noite do festival, os primeiros 20 minutos de espetáculo já havia sido superior a apresentação do Garantido. Mas não adianta bater boca com torcedor fanático, é perca de tempo. Houve anos em que o Caprichoso havia sido superior nas apresentações e o Garantido ganhou o título, alguém pode me dizer porquê? É o sujo falando do mal lavado. #Fato

  20. Andreia disse:

    Palavras do Presidente do Garantido: “Nossa diretoria se desfez de um grupo que ‘armava’ resultados, que fazia o mal, e eles foram absorvidos pelo Caprichoso. O resultado é esse aí”, disse o presidente do Garantido, Adelson Albuquerque, que pediu desculpas aos patrocinadores e torcedores.

    Veja bem, então até que a diretoria decidiu de desfazer, valeu os roubos, valeu os patrocinadores e torcedores do Caprichoso sofrerem com a derrota roubada????

    É mutia cara de pau e cretinice…. Affff…

    O problema é que de fato é muito estranho um item que não se apresentou tirar nota 10, caracteriza no mínimo algo muito cabuloso, mas me respondam, se puderem….

    O regulamento não prevê em caso de chuva/temporal, quando o corpo de bombeiros interdita alegorias de entrar no bumbódromo para apresentar-se, que seja cancelada a noite em questão?

    Pq foi mantida a noite em questão, se um boi foi prejudicado? Creio que foi para apresentar essa incoerência de notas e deixar mais que provado que algo tem que mudar referente aos jurados e forma de transparência no festival.

    Sou do Paraná e acompanhava pela transmissão pela tv e agora pela web; Mas se eu que só acompanho já fico indignada, imagina quem participa?

    Sou torcedora do caprichoso e acho que em muitos festivais foi prejudicado por roubo SIM, mas acho também que tem que explicar essa nota 10 sem apresentação.

    Mas uma coisa é fato… A diretoria do garantido provou do seu próprio veneno… e viu o quanto dói para uma nação como eles mesmos se denominam, a dor da traição. E veja estou elucubrando que tenha acontecido, nem sei, “talvez” de fato não tenha ocorrido, particularmente espero que não.

    Mas uma coisa também é fato, independente se houve ou não falta de lisura, o boi caprichoso foi melhor que o garantido, pelo menos ao meu ver, que acompanho a alguns anos e já achei justo o garantido em alguns festivais, e tenho que dizer que foram injustas algumas vitórias por parte do vermelho, ah isso foi sim, na minha mera opinião… que não vale de nada… antes que alguns queiram me xingar…

    É apenas a minha opinião de leiga, alguém que acompanha de longe o festival, mas ao mesmo tempo pela internet bem de perto….E fico feliz quando os dois bois fazem uma apresentação que deixa sua nação feliz e orgulhosa… Que a vitória seja apertada, por apresentações que não deixaram uma torcida decepcionada e envergonhada.

    Concluindo: Tem que existir transparência sim, tem que modificar a forma do corpo de jurados e principalmente, têm que ser coibido a compra de títulos e levar em consideração o amor das pessoas envolvidas e não simplesmente jogar no lixo todo um trabalho e uma confiança não só de quem apresenta e trabalha com os bois, mas conosco que somos torcedores e esperamos ética, transparência , confiança e seriedade no processo.

    Esse tipo de ação só gera tristeza e desconfiança…. e muito provavelmente perderão patrocinadores, ambos os lados…

    Agora só pra fechar… para que tenham conseguido esse áudio… é pq o garantido sabia exatamente como a coisa funciona, pois por muitos anos, foram eles ” em tese” que criaram a fórmula mágica….

    Se for verdade, uma pena… Caprichoso não precisava disso… mas acho que se aconteceu, foi infelizmente querendo se defender dos anos de roubos… o que não justifica….

  21. Chris Reis disse:

    Bom..após o “resultado”, a festa na Baixa foi animada e emocionante, onde todos juntos desabafaram, cantaram e dançaram muito até bem tarde. Afinal, “eu não choro derrota, tenho meu valor” já dizia o poeta. Claro que ninguém gosta de perder, ainda mais em circunstâncias tão surreais, quando um item do boi, por exemplo, perde para outro que nem se apresentou. Mas, o melhor é que TODOS estavam de cabeça erguida sabendo que fizemos tudo para o melhor do Garantido e do festival folclórico de Parintins.
    Não foi o Garantido quem perdeu, nem o contrário o vencedor, quem perdeu mesmo foi um pouco de cada artista, que se sacrificou na busca da excelência em suas alegorias. Como explicar ao Jairzinho Mendes que a alegoria dele perdeu para uma que nem estava na arena, e ainda com nota máxima? Foi perdedor cada brincante que pegou sol e chuva, foram todos os azuis e vermelhos, foi Parintins, foram 50 anos de história.
    Denunciamos a manobra e vimos o resultado do que foi dito se materializar nas notas impostas por aqueles que não têm e nunca tiveram respeito com a festa. O contrário não precisava recorrer a esses recursos, pois estava bonito. Não sei realmente dizer quem ganharia essa edição do festival, sem esses subterfúgios, pois os dois estavam lindos e em pé de igualdade, com exceções bem claras, em alguns itens de ambos os lados. O festival sem as armações (mais uma vez elas) seria decidido nos detalhes e falhas de ambos.
    Ouvi alguns dizerem que o Garantido sempre recorreu a trapaças para ganhar festival. É injusto pensar assim, que só ganhamos por fazer manobras. Temos um boi grandioso, emocionante e lindo. Além disso, desde o ano passado dissemos NÃO a prática dessas pessoas, que antes se sentiam donas do Garantido e agora se sentem donas do festival.
    O que me consola é que essas pessoas NUNCA mais devem voltar a pisar no solo vermelho da Baixa. Desrespeitaram uma nação, desrespeitaram um ícone da cultura de Parintins, mestre Lindolfo Monteverde, macularam a cidade. Não se brinca com a história de um povo. Vocês (esses ai da armação) realmente estão com uma alegria genuína e dormem de forma tranqüila? Acho que não. Vivem com medo e se escondem como ratos que são. A justiça pode até demorar, mas um dia chega. Esperem!
    Esse ano não ganhamos o título, porém ganhamos o Pierre um curuminzinho da Baixa, cheio de talento e luz. Ele representa o novo. Ano que vem tem mais festival, tem mais alegria, tem mais festa na Baixa. Vamos lá, povo de alma vermelha! Vamos brincar de boi.
    Levanta meu povo!

  22. Cintia Maria disse:

    Sim o festival se ganha no detalhe, assim como a queda do Jr Paulain em frente dos jurados, ou não existe mais regulamento? Outro detalhe falta de ritual, consequentemente das alegorias, quase queda da sinhazinha , que ficou pendurada, perde ponto junto com a organização, queda da porta estandarte na noite da chuva na hora da evolução “por isso se pede a anulação em noite de chuva” , Jr Paulain chama um item e entra a vaqueirada, alegoria que não levantou, só lamento essa palhaçada que se tornou a divulgação de notas, espero realmente que se faça alguma coisa pois a notícia se espalhou pelo mundo. O MP está com a responsabilidade de dar resposta para todo o povo que vive o festival.