Amazonas recebe mais 30 profissionais do Programa Mais Médicos

O Amazonas vai receber mais 30 profissionais do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, para fortalecer o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de municípios do interior do Estado e nos Distritos de Saúde Especias Indígenas (DSEIs). De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, este novo grupo é integrado por médicos brasileiros com formação no exterior, que deverão atuar em 12 municípios e cinco DSEIs.

“Neste ano, o Estado já havia recebido 50 médicos brasileiros vinculados ao programa. Agora, com este novo grupo de profissionais brasileiros com formação no exterior, já chega a 501 o número de médicos do programa federal atuando em 61 dos 62 municípios do Amazonas, entre brasileiros e estrangeiros”, destacou Alecrim.

O novo grupo de médicos deve chegar a Manaus na tarde deste domingo (28), em voo da Força Aérea Brasileira (FAB), previsto para às 16h30, no Aeroporto Ponta Pelada, localizado na zona Sul da cidade.

Na terça-feira (30), pela parte da tarde, os profissionais terão uma acolhida oficial, organizada pela Secretaria Estadual de Saúde (Susam). Esta programação vai acontecer no auditório do Hotel Blue Tree Premium, localizado no bairro de Adrinópolis, onde os profissionais estarão participando de um curso de nivelamento, promovido pela Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS). “Este curso tem a finalidade de apresentar a estrutura de atendimento, o fluxo de funcionamento entre os níveis de assistência (da rede primária e secundária), os indicadores atualizados das doenças endêmicas no Estado e seus respectivos programas de acompanhamento e controle, entre outros temas”, explica Wilson Alecrim.

Desta vez, os municípios beneficiados pela chegada dos profissionais do Mais Médicos são: Benjamin Constant, Borba, Canutama, Carauari, Eirunepé, Humaitá, Lábrea, Manicoré, Santa Isabel do Rio Negro, Silves, Tabatinga e Tefé. Entre os DSEIs, estão contemplados: o de Parintins, Alto Rio Negro, Alto Solimões, Médio Purus e Manaus.

 

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *