Conheça a guerra de bastidores entre Caprichoso e Garantido às vésperas do Festival de Parintins

O presidente do Garantido, Adelson Albuquerque, confirmou durante apresentação do projeto de arena ‘Vida 2015’, nesta quarta-feira (24/06), que foi feita denúncia na polícia sobre um suposto esquema de espionagem envolvendo um ex-membro da comissão do bumbá, o teatrólogo manauara Chico Cardoso. Ele teria tentado subornar um integrante da equipe do artista Ito Teixeira.

Cardoso foi da comissão de artes do Garantido até o ano passado e este ano trocou o vermelho pelo azul do Caprichoso, onde se tornou diretor de artes. Ito o substituiu na comissão de artes do bumbá da Baixa.

As escaramuças entre Caprichoso e Garantido estão ocorrendo desde a contratação de Chico Cardoso e do anúncio, pela nova diretoria do Garantido, de que este ano não haveria verba free para o Comando Delta, grupo que se encarregava unicamente dos jurados.

Sábado (20/06), dia do sorteio dos estados que onde virão os jurados, Caprichoso denunciou que um dos três escolhidos para representar o Garantido, Vanderley Alvino, havia tentado subornar um candidato a jurado do estado de Alagoas, que é um dos três onde os nomes podem ser escolhidos. Ele foi substituído pelo policial rodoviário Pedro Alves. Os outros representantes do Garantido são Atlan Kimura e Alberto Neto.

O Caprichoso, por outro lado, mudou os três representantes na mesma comissão, na madrugada de domingo para segunda-feira, horas antes da viagem para buscar os jurados. Os escolhidos eram Dodozinho Carvalho, Márcio Azedo e Luiz Neto, que foram substituídos por Thiago Bezerra, Rodrigo Vasconcelos e Ítalo da Silva. A mudança não foi pacífica. O secretário de Cultura, Robério Braga, chegou a indeferi-lá e só a permitiu na última hora. O Garantido argumentou que os três foram treinados pelo famigerado comando Delta. O Caprichoso nega.

garantido

Os detalhes da apresentação do Garantido foram apresentados pelos representantes do bumbá nesta quarta-feira. Foto: Divulgação

Boi de arena 

A Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido apresentou o projeto boi de arena Vida 2015, na manhã desta quarta-feira, no salão do clube Contemporâneo. Membros da comissão de artes, presidência e itens individuais detalharam as três noites de apresentação na arena do bumbódromo.

“O Garantido vai fazer um dos melhores espetáculos da história do festival”, afirmou o apresentador Israel Paulain.

Na primeira noite, o boi vermelho tem como subtema “Criação e celebração da vida na Amazônia”, revelando a origem da vida na região.

A segunda apresentação é considerada a mais simbólica, intitulada “Promessa de Vida”, e faz referência a história de fundação do boi Garantido. A noite dá destaque a promessa que o fundador do boi, Lindolfo Monteverde, fez a São João Batista.

Na terceira noite, o vermelho encerra o festival apontando para a continuidade da ideia de que a vida do festival folclórico continua. A temática a ser tratada é “Vida e Renascimento”.

“O Garantido celebra, promete e renasce assim como no auto do boi bumbá porque o festival de Parintins continua”, diz o membro da comissão de artes, Mencius Melo. Ele afirma que toda a apresentação do bumbá está fundamentada em pesquisas e é resultado de um intenso debate entre artistas e comissão.

 

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *