Acompanhamento do Bolsa Família nas UBSs termina dia 03 de julho

Os beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF) tem até o dia 3 de julho para procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para o acompanhamento referente ao primeiro semestre de 2015.

fumantes

O acompanhamento é obrigatório para crianças menores de sete anos, mulheres na faixa-etária de 14 a 44 anos e gestantes. Foto: Divulgação/Semcom.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, o acompanhamento precisa ser feito a cada seis meses e é obrigatório para crianças menores de sete anos, mulheres na faixa-etária de 14 a 44 anos e gestantes. “As UBSs realizam o acompanhamento em qualquer período do ano, relativo a cada semestre”, enfatizou.

A coordenadora técnica das Ações de Nutrição da Semsa, nutricionista Tânia Maria Carvalho Batista, informa que 50,31% das 115.876 famílias cadastradas no programa em Manaus já realizaram o acompanhamento em uma UBS. Nacionalmente, o acompanhamento em saúde neste primeiro semestre, até o dia 23 de junho, atingiu 51,16% das famílias beneficiadas pelo Bolsa Família.

“O acompanhamento na UBS consiste em ações como a atualização do cartão de vacina, avaliação do crescimento e desenvolvimento das crianças menores de sete anos, e do pré-natal das gestantes. O importante é que as mulheres e crianças procurem uma Unidade de Saúde para ter acesso a programas como os de imunização, saúde bucal, suplementação de micronutrientes (vitamina A, Ferro e ácido fólico) e educação em saúde, que possam contribuir para a melhoria integral da saúde da população”, explica Tânia Batista.

As gestantes beneficiadas pelo Programa Bolsa Família que fazem com acompanhamento em saúde também podem receber, depois de avaliação e aprovação de cadastro pelo Ministério do Desenvolvimento Social, um acréscimo R$ 32,00 no valor do benefício durante nove meses e depois do parto por um período de seis meses. O valor é referente ao Benefício Variável à Gestante e Benefício Variável Nutriz, concedidos pelo Governo Federal.

“É uma ajuda de custo que tem por objetivo auxiliar em despesas como o transporte da gestante para a realização do pré-natal e nos gastos com alimentação durante a amamentação”, informa a nutricionista.

Para o acompanhamento, as famílias devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência ou a Unidade Básica de Saúde da Família onde são cadastradas. Devem apresentar o cartão do programa, com identificação do NIS, cartão de vacinação, cartão da criança/adolescente ou cartão de gestante.

Até o dia 03 de julho, a Semsa estará intensificando as estratégias de ação nas UBSs para realizar o acompanhamento das famílias, incluindo nas 10 UBSs que funcionam em horário ampliado, de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e aos sábados, das 8h às 13h.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *