Governo do Amazonas conclui preparativos para a realização do 50º Festival Folclórico de Parintins

O Governo do Amazonas concluiu os preparativos para a realização do 50º Festival Folclórico de Parintins, que acontece nos dias 26, 27 e 28 de junho. São esperados 60 mil visitantes e toda a estrutura de serviços públicos já foi planejada para que a festa ocorra com segurança e tranquilidade, tanto para turistas quanto moradores da cidade (que fica a 369 quilômetros de Manaus). Cerca de 30 órgãos e instituições, das esferas Federal, Estadual e Municipal estão envolvidos na realização do festival. Ao todo, mais de duas mil pessoas estão envolvidas na organização, realização e logística do Festival.

parintins

Detalhes sobre o festival e as ações do Governo do Estado para a realização da festa foram apresentados nesta sexta-feira. Foto: Roberto Carlos/Secom

Os detalhes sobre o festival e as ações do Governo do Estado para a realização da festa foram apresentados nesta sexta-feira, 19 de junho, pelo secretário estadual de Cultura, Robério Braga, e pelo secretário executivo da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), Carlos Alberto, e pelo secretário executivo adjunto de Planejamento e Gestão Integrada da SSP-AM, Dan Câmara.

“Este ano é uma edição emblemática do Festival Folclórico de Parintins. Ao longo desses 50 anos os bois Garantido e Caprichoso ganharam notoriedade internacional e já podem ser considerados um dos principais expoentes da cultura brasileira ao redor do mundo”, disse o governador do Amazonas, José Melo.

De acordo com Robério Braga, o patrocínio do Governo do Estado para os bois-bumbás Garantido e Caprichoso este ano é de R$ 9.653.152,64, que contempla as apresentações, operacionalização e logística dos jurados do festival e a iluminação e sonorização do Bumbódromo. O festival também é patrocinado pela Coca-Cola, Bhrama, Bradesco, Petrobras, Correios, Eletrobras, Vivo e apoiado do Ministério da Cultura.

“Além do patrocínio, a Secretaria de Cultura está completamente envolvida na promoção do Festival de Parintins. Pelo menos 80 profissionais atuam diretamente na realização da festa e 250 alunos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro da unidade de Parintins estão ensaiando para se apresentarem nos dois bois. Esses alunos também deixarão a sua marca no Festival”, afirmou o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga.

Atuação integrada na segurança

Sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública, todos os órgãos do sistema de segurança atuarão integrados na Operação Parintins 2015, informou o secretário executivo da SSP-AM. Cerca de 1,2 mil servidores vão atuar nas áreas de policiamento ostensivo, trânsito, polícia judiciária, defesa, socorro, corregedoria e ouvidoria.

As ações envolvem a Polícia Militar (PM-AM), Polícia Civil (PC-AM), Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Corregedoria-Geral do Sistema e Ouvidoria, que vão trabalhar integrados com as Forças Federais, dentre elas a Polícia Federal e a Marinha, que coordenará as ações de fiscalização às embarcações.

A operação segue o modelo de Sistema Integrado de Comando e Controle, e será mais um teste para as forças do Estado que atuarão nos eventos dos Jogos Olímpicos de 2016, em Manaus, afirmou Carlos Alberto. De acordo com o secretário estadual de Segurança Pública, Sérgio Fontes, todo o planejamento é para assegurar um festival seguro para os visitantes e moradores. “Acreditamos que a maturidade dos órgãos, conquistada nos grandes eventos já realizados, garantirá o sucesso da nossa operação”, frisou.

De acordo com a SSP-AM, o festival deste ano terá o monitoramento de 22 câmeras de segurança, que estarão interligadas ao Centro de Comando e Controle do Amazonas (CICC-AM), no Aleixo, zona centro-sul de Manaus. “As câmeras serão instaladas em todos os locais considerados pontos de interesse da segurança, que vai desde o Aeroporto de Parintins às áreas de dentro e fora do Bumbódromo”, destacou Sérgio Fontes.

Neste festival, também irão funcionar as Centrais Integradas de Fiscalização, um modelo de fiscalização que dá soluções imediatas para os problemas encontrados. “Uma equipe formada por membros de diversos órgãos irá percorrer a cidade verificando as demandas e dando soluções rápidas para as demandas”, disse.

Saúde

Na área da saúde, a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) irá reforçar a estrutura para o atendimento de média e alta complexidade durante o Festival Folclórico de Parintins, que acontece no período de 26 a 28 de junho na cidade (a 369 quilômetros de Manaus). Cerca de 30 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e apoio administrativo atuarão na rede hospitalar do município e, nas noites do Festival Folclórico, com dois postos de atendimento montados na área do Bumbódromo.

Entre os médicos especialistas que serão enviados para reforçar o atendimento estão dois cirurgiões, dois traumato-ortopedistas, dois clínicos gerais, dois intensivistas, neurologista, cardiologista e anestesista.  De acordo com o secretário de estadual de saúde, Wilson Alecrim, estão sendo investidos cerca de R$ 183,5 mil para a operacionalização das ações especiais de saúde em Parintins durante o Festival.

Serviço de utilidade pública

A Ouvidoria Geral do Estado vai levar para Parintins este ano o projeto “Documentos Perdidos e Achados”, um serviço que vai auxiliar na recuperação de documentos perdidos. Por meio do projeto, quem encontra um documento de um terceiro pode leva-lo até o PAC de Parintins, onde será cadastrado pela equipe da Ouvidoria em um sistema informatizado.

Quem estiver procurando o documento perdido deve se cadastrar também no PAC e ser informado, por e-mail ou através do WhatsApp, caso o documento seja encontrado. O atendimento da Ouvidoria no PAC de Parintins ocorrerá das 8h às 17h e também em um posto no Bumbódromo. 

Apoio ao artesanato

A Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab) promove a 13ª Mostra de Artesanato e Economia Solidária de Parintins, nos dias 25, 26, 27 e 28 de junho de 2015, na Tenda do Artesanato, que será montada na Praça da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Parintins (localizado a 369 quilômetros de Manaus).

Também em apoio aos artesãos, nos dias 22 e 23 de junho, técnicos da Setrab realizarão cadastramento para emissão da Carteira Nacional do Artesão e do Trabalhador Manual. Com a carteira, o artesão passa a ter uma identidade profissional e vai poder circular com mercadoria por todo o território Brasileiro com a isenção do ICMS, participar de feiras e eventos do setor em qualquer parte do mundo, ter acesso à Nota Fiscal Avulsa de Emissão Eletrônica (e-NFA), poder vender legalmente seu produto para grandes clientes, realizar empréstimos em instituições financeiras e participar de credenciamento para ministrar oficinas e cursos de artesanato.

Com a participação de 80 artesãos, a Tenda do Artesanato será mais um ponto turístico para os turistas que devem prestigiar o Festival Folclórico da cidade. Nos stands poderão ser encontradas peças artesanais confeccionadas por artesãos e artistas plásticos dos municípios de Parintins, Barreirinha e Nhamundá que estarão expondo e comercializando seus produtos, com o objetivo de divulgar o potencial dos artistas locais, e, sobretudo oportunizar a geração de emprego e renda aos municípios participantes e comunidades adjacentes.

Garantido e Caprichoso

O Garantido, que é o atual campeão do Festival, vai apresentar o tema “Vida” e promete levar duas mil pessoas para dentro da arena do Bumbódromo a cada noite. “Este ano o acabamento será um dos principais diferenciais das apresentações do Garantido. Além disso, todas as alegorias terão a maior quantidade de movimentos possíveis. Todos que estiverem no Bumbódromo ficarão perplexos com a apresentação do Garantido”, afirmou o presidente do Garantido, Adelson Albuquerque.

O presidente do Caprichoso, Joilto Azedo, assegura que o torcedor vai reconquistar o título este ano. “Os preparativos para a apresentação do Caprichoso já estão 90% concluídos e o tema “Amazônia” será apresentado de uma forma inovadora, mostrando todos os povos que vieram para cá formar a grande miscigenação dessa região”, explicou.

Segurança

Cerca de 1,2 mil servidores do Sistema de Segurança Pública do Amazonas irão atuar na Operação Parintins 2015 nas áreas de policiamento ostensivo, trânsito, polícia judiciária, defesa, socorro, corregedoria e ouvidoria.  Coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), a operação segue o modelo de Sistema Integrado de Comando e Controle, e envolve as Polícias Civil e Militar, Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Corregedoria-Geral do Sistema e Ouvidoria.

Os órgãos estaduais também atuarão integrados às Forças Federais, dentre elas a Polícia Federal e a Marinha, que coordenará as ações de fiscalização às embarcações.

Policiamento ostensivo

A atuação ostensiva será realizada pela Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), que terá cerca de 800 policiais militares envolvidos, segundo o comandante-geral da corporação, coronel Gilberto Gouvea, a chegada dos policiais está prevista entre os dias 19 e 23 de Junho.

O policiamento contará com o apoio de 40 viaturas, 4 lanchas, 2 cães farejadores e 1 helicóptero. O patrulhamento realizado pela PM será dividido em seis companhias de policiamento ostensivo: a pé, motorizado, fluvial, aéreo, com cães e monitoramento.

Ele destacou que os policiais militares atuarão diretamente em pontos que são considerados estratégicos, com grande movimentação de pessoas. Destaque para os currais dos bumbás, Praça dos Bois, Praça da Catedral, balneário Cantagalo, Aeroporto, Porto, no entorno e dentro do Bumbódromo. “A tropa possui treinamento adequado e está preparada. Vamos trabalhar para manter a ordem pública e garantir a segurança de quem for prestigiar o evento. Entendemos a importância do Festival e a expectativa é positiva quanto ao êxito da missão”, destacou.

Fiscalização de trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), de acordo com o diretor-presidente Leonel Feitosa, vai realizar uma série de atividades de conscientização e fiscalização durante o 50° Festival Folclórico de Parintins. As atividades terão início a partir do dia 20 de junho, o Detran-AM pretende evitar, principalmente, casos de embriagues no volante, comuns no período da festa.

Para reduzir o número de acidentes e de mortes no trânsito, no período do Festival de Parintins, ele destacou que serão organizadas diversas atividades, dentre elas a distribuição de material educativo, contendo instruções de como manter o trânsito seguro e evitar acidentes. O trabalho de fiscalização será realizado por meio de blitz fixas e itinerantes, com uso de etilômetro (bafômetro).

Delegacia para turistas

A Polícia Civil do Amazonas (PCAM) irá instalar na manhã do dia 25 de junho deste ano um Posto da Delegacia Especializada em Crimes contra o Turista (DECCT) no Porto do município de Parintins, com o objetivo de atender visitantes nacionais e estrangeiros durante o Festival Folclórico.

Ao todo, a PCAM terá 55 servidores na operação, entre delegados, investigadores, escrivães, peritos, motoristas e administrativo. No posto da DECCT, o atendimento será das 8h às 22h, com a oferta de serviços como registro de Boletim de Ocorrência (BO); informações gerais e recuperação de documentos.

Prevenção no festival

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) vai atuar com cerca de 180 bombeiros militares dentro do Bumbódromo, na prevenção específica do festival, e reforçando a prevenção em toda a cidade, nas áreas do Aeroporto Júlio Belém, balneários e em toda área urbana.

Na última quinta-feira, 18, foi realizado o embarque das viaturas que darão o apoio às operações: oito motocicletas para prevenção, três veículos de supervisão, dois veículos de apoio logístico, dois veículos de condução de tropa e um veículo de abastecimento. Os equipamentos vão somar com as viaturas de Parintins,  como três caminhões de combate a incêndio e uma unidade de resgate.

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *