Centro de Especialidades Odontológicas é inaugurado na zona Leste

A inauguração do novo Centro de Especialidades Odontológicas Professor Doutor Jair Machado dos Santos da Rocha (CEO Leste), na zona Leste, vai ampliar em 35% o atendimento dessa área da cidade. Localizada no bairro São José, a unidade é a quarta da Rede Municipal de Saúde Odontológica e se soma aos outros três CEOs instalados nas zonas Norte, Sul e Oeste.

CENTRO ODONTOLOGICO 1

A nova unidade funcionará de segunda a sexta-feira, de 7h às 18h.Fotos: Alex Pazuello/Semcom.

A nova unidade de saúde vai oferecer serviços de tratamento canal (endodontia); tratamento de ossos e gengiva (periodontia); tratamentos cirúrgicos e diagnóstico de câncer bucal (cirurgia bucomaxilofacial); tratamento de canal em dentes de leite (odontopediatria); reabilitação bucal com a confecção de próteses totais/dentaduras (prótese); tratamento ortodôntico preventivo em crianças até 11 anos  (ortodontia), além de atendimento especializado para a pessoa com deficiência.

A entrega para população foi feita pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, que destacou as ações em saúde realizadas pelo Município. “Essa era uma resposta necessária à zona Leste e a partir de agora, com as quatro zonas atendidas, vamos estabelecer metas muito claras para a saúde bucal. É um aparelho de saúde muito importante, porque a saúde começa pela boca”, destacou o prefeito.

A ampliação do serviço contribui para o melhor atendimento dos moradores da zona Leste, que agora não precisam se deslocar para outros pontos da cidade a procura de tratamentos especializados. “Essa é uma obra que se soma ao nosso esforço de ampliar a cobertura pública municipal de saúde. Este ano chegamos a marca de 24 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) inanguradas e, até ao final de 2016, muitas outras serão entregues para chegarmos a marca de 70% de cobertura da população”, concluiu.

O CEO Leste foi construído em uma área de 350 metros quadrados, conta com oito gabinetes odontológicos e com uma equipe formada por 16 cirurgiões-dentistas especialistas em diferentes áreas. Além dos consultórios odontológicos, o CEO Leste ainda possui uma estrutura com sala de Raio-x, a sala de esterilização, laboratório de prótese, almoxarifado, sala de administração, sala de direção, refeitório/copa e espaço para recepção dos pacientes. A capacidade de atendimento diária é para 80 pacientes.

O secretário municipal de Saúde (Semsa), Homero de Miranda Leão Neto, destacou que os CEOs oferecem serviços altamente especializados e que complementam o trabalho de atendimento básico que é realizado em 143 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com equipes de saúde bucal, na rede municipal.

“Os CEOs realizam serviços que não são oferecidos nas UBSs, garantindo que o paciente tenha acesso a um atendimento integral. O encaminhamento ao CEO é feito somente por cirurgiões dentistas que realizam atendimento nas UBSs e que fazem a avaliação do paciente e determinam a necessidade de serviços especializados”, informou Homero.

A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, de 7h às 18h.

centro odontologico

O prefeito Arthur Neto inaugurou o quarto centro de especialidades odontológicas. Foto: Alex Pazuello/Semcom.

 

Homenagem

Durante a cerimônia de inauguração do CEO Leste, a Prefeitura de Manaus homenageou o Prof. Dr. Jair Machado Santos da Rocha, professor de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), um dos pioneiros na implantação de ações de promoção e prevenção em saúde bucal na zona Leste de Manaus. Falecido há quatro anos, o professor foi representado pelo filho Marco Aurélio Freire da Rocha. “Quero agradecer a todos que fizeram acontecer essa homenagem, dando o nome do meu pai ao CEO Leste. Ele foi um dos melhores profissionais na área dele, contribuindo para o atendimento das pessoas em áreas carentes”, afirmou Marco Aurélio.

 

Centro de Especialidades Odontológicas de Manaus (atendimento exclusivo por meio de encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde)

1 – CEO Norte – Dr. Rubim de Sá – Rua 77, nº 26, QD. 240, Núcleo 11, Cidade Nova II;

2 – CEO Sul – Dr. José Fortunato de Oliveira – Rua São Lázaro, S/N – São Lázaro;

3 – CEO Oeste – João Luís Ribeiro Mendonça –  Rua Comandante Paulo Lasmar, s/n, Conjunto Santos Dumont, Bairro da Paz;

4 – CEO Leste –  Professor Doutor Jair Machado Santos da Rocha – Rua J, quadra 64, nº 7, São José – Etapa B.

 

Veja também
1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Marina Ruy Barbosa disse:

    Excelente artigo. Amei, agora irei acompanhar mais sua página.