Manaus registra a marca de 87,87% na vacinação contra gripe. Campanha continua até 3 de junho

A capital amazonense atingiu a marca de 87,87% na vacinação contra a gripe (Influenza) nesta sexta-feira, 22, totalizando 313.616 doses aplicadas. Mesmo com o saldo positivo, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) continuará com a pós-campanha até o dia 3 de junho, como acontecerá em vários municípios brasileiros, seguindo recomendação do Ministério da Saúde (MS).

“Atingimos a meta em Manaus ainda no período da campanha de vacinação e vamos estender até o dia 3 de junho para fazer a cobertura, com a nova meta de usar todas as 400 mil doses disponíveis”, enfatizou o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto.

O trabalho, agora, consiste em continuar imunizando pessoas do grupo prioritário, especialmente crianças menores de 5 anos e gestantes, uma vez que idosos, indígenas aldeados, a população carcerária,  trabalhadores em saúde, puérperas (até 45 dias após o parto), grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais já foram imunizados dentro da meta.

As doses para os grupos prioritários continuarão disponíveis em 171 unidades de saúde no município para cumprir estratégia de vacinação, com chamado especial para crianças menores de 5 anos e gestantes, que marcaram percentual de alcance de 75,31% e 77,04%, respectivamente. “Convocamos essas pessoas a buscarem a imunização, pois assim evitamos que a doença se manifeste de maneira agressiva nessas pessoas consideradas em alto risco como já ocorreu no passado”, ressaltou a chefe da Divisão de Imunização, Isabel Hernandes.

Em Manaus, a campanha de vacinação começou no dia 27 de abril, quando a Semsa passou a oferecer a vacina em 171 unidades de saúde na capital. A meta era imunizar no mínimo 80% do público-alvo para o município, dentro de um universo total estimado em 356.916 pessoas.

MANAUS - 09-05-2015 VACINAÇÃOFOTO: ARLESSON SICSU / SENCOM

As doses para os grupos prioritários continuarão disponíveis em 171 unidades de saúde no município. Foto: Arlesson Sicsu/Semcom.

Sintomas

Os vírus da influenza causam doença respiratória aguda, denominada influenza ou gripe, caracterizada clinicamente por febre alta, calafrios, cefaleia, mal-estar, mialgia e tosse seca. Conjuntivite, dor abdominal, náusea e vômitos são frequentes. Em crianças pequenas, o quadro clínico pode simular uma sepse. O mal-estar geral pode persistir por vários dias e até mesmo semanas. Pode ocorrer miosite – inflamações musculares -, com dores musculares e dificuldade de andar.

Entre as complicações que podem ocorrer destacam-se a pneumonia, viral ou bacteriana, e a síndrome de Reye, que se caracteriza pela presença de encefalopatia grave, mais comumente observada em escolares, muitas vezes em associação com o uso de ácido acetilsalicílico (aspirina). As pessoas idosas e aquelas com doenças de base têm maior risco de complicações.

 

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *