Dia “D” contra a gripe terá 929 postos de vacinação neste sábado. Meta é imunizar 394 mil pessoas

Neste sábado (09/05), será realizado o dia “D” de vacinação contra a gripe que contará com 929 postos de vacinação. A mobilização nacional da 17ª Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe) terá abertura oficial, às 8h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Balbina Mestrinho, localizada na Rua 17, nº 170, Núcleo 3, bairro Cidade Nova, zona Norte.

Em Manaus, a vacina já é oferecida em 171 Unidades de Saúde desde o dia 27 de abril. No dia “D”, além das UBSs haverá a distribuição de postos fixos e volantes de vacinação em diversos pontos da cidade, incluindo supermercados, centros comerciais, terminais de ônibus, igrejas e centros de convivência. O trabalho vai envolver 4,5 mil profissionais de saúde.

O público-alvo da campanha são pessoas idosas com 60 anos ou mais de idade; trabalhadores de saúde; os povos indígenas (aldeados); crianças na faixa-etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias); as gestantes; as puérperas (até 45 dias após o parto); os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; a população privada de liberdade; e os funcionários do sistema prisional.

A meta é imunizar no mínimo 80% do público-alvo para o município de Manaus, estimado em 394.184 pessoas. “A prioridade para a vacinação contra a gripe são os grupos considerados de alto risco, ou seja, pessoas que têm mais chances de desenvolver algum tipo de complicação grave ou mesmo evoluir para o óbito por causa da doença”, alertou o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto.

A recomendação é para que as pessoas apresentem nos postos o cartão de vacinação. A vacina é contraindicada para pessoas com alergia grave ao ovo de galinha e para aqueles que já apresentaram reação anafilática a doses anteriores.

Transmissão

A cada ano a gripe pode se apresentar de forma diferente, assim como a infecção pode afetar a pessoa de forma diferente. A transmissão dos vírus influenza ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias que são eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar (transmissão direta) ou através das mãos ou objetos contaminados (transmissão indireta), quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). A principal intervenção preventiva para este agravo é a vacinação.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *