Especialista aponta cuidados que motorista deve tomar antes de pegar a estrada

Quem for pegar a estrada para os municípios do Amazonas ou com destino à Venezuela deve tomar alguns cuidados com o veículo. Afinal, carro cheio, com muitas malas, e estradas que não proporcionam total segurança e qualidade exigem cuidados dobrados do motorista.

Pneuforte

Sistemas informatizados aceleram e dão mais qualidade ao trabalho de balanceamento e alinhamento.

O diretor da Pneu Forte, Belmiro Vianez Filho, destaca a importância de uma revisão adequada do veículo para garantir a segurança de quem dirige, da sua família e dos demais motoristas. “Além do contratempo na viagem, qualquer falha técnica ou problemas mecânicos pode colocar vidas em risco. Um simples pneu careca, por exemplo, em alta velocidade, pode levar a um derrapamento e causar acidentes gravíssimos”.

Antes de pegar a estrada, Vianez indica alguns itens que devem ser observados para garantir a segurança e férias tranquilas:

  1. O motorista deve verificar o desgaste do pneu. É só checar se o pneu atingiu ou superou o limite de 1,6mm de profundidade dos sulcos e, se isso ocorrer, a troca deve ser providenciada antes da viagem. O estepe é item imprescindível em qualquer viagem. Deve-se observar se ele não possui bolhas ou sulcos menores que 1,6mm. Cheque também a pressão dos pneus. É importante calibrá-los levando em consideração o peso que se está levando. Um carro carregado de malas e com quatro passageiros, por exemplo, pode exigir uma calibragem maior do que um automóvel sem bagagem e apenas com o motorista. O alinhamento também é imprescindível. Para as rodas, verifique se não existe amasso, trincas ou quebras.
  1. Os freios e a suspensão do carro devem estar em perfeito estado, pois são importantes para uma viagem segura.
  2. Verifique se itens como triângulo, macaco e chave de roda estão no veículo e em funcionamento. Esse trio é imprescindível e as autoridades do trânsito podem exigi-lo. Já pensou você ter o carro apreendido por falta de um triângulo?
  3. O alinhamento, ou a necessidade dele, só é percebido quando o carro atinge alta velocidade. Não corra riscos! Se o carro apresentar barulhos ou rangidos procure a ajuda de um mecânico para identificar o problema. Rangidos, ruídos e batidas secas devem ser averiguados na concessionária autorizada.
  4. Verifique a validade e nível de todos os fluidos e filtros, como líquido de arrefecimento, óleo do motor e transmissão, fluido de freio, direção e embreagem e combustível do reservatório de partida a frio.
  5. Um item essencial para fazer uma viagem segura é a parte elétrica. Certifique se todas as luzes (de freio, piscas, lanterna, farol e painel) estão em perfeito funcionamento.
  6. Verifique o nível do reservatório de limpeza e palhetas dos vidros, além do funcionamento dos limpadores e desembaçadores.
  7. Procure postos autorizados para abastecer o carro, evitando assim adquirir combustíveis adulterados ou de baixa qualidade. Efetue a troca dos lubrificantes antes de viajar e utilize produtos de qualidade.
  8. Mantenha os documentos do carro e a sua carteira de habilitação sempre com você. E não se esqueça de ter em mãos todos os telefones de emergência como: atendimento na estrada, bombeiros e, principalmente, do atendimento 24 horas do seguro de seu veículo.

Isso tudo é importante nas viagens longas de carro, mas o motorista não pode esquecer o dia-a-dia. Pneus duram bem mais quando recebem alinhamento e balanceamento uma vez por mês. A calibragem também precisa ser feita com regularidade e o ideal é checar esse item a cada 15 dias.

Um dos grandes obstáculos, a falta de tempo, está sendo superada pela tecnologia. “Nós temos, nas lojas da Pneu Forte, sistemas informatizados que aceleram e dão mais qualidade ao trabalho de balanceamento e alinhamento. O cliente fica menos tempo esperando e o resultado é melhor”, afirma Belmiro Vianez Filho.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *