Dos hormônios ao salto alto, os cuidados que as mulheres precisam ter com a coluna vertebral

No próximo 8 de Março é celebrado o Dia Internacional da Mulher, data em que homenagens não faltarão àquelas que lutaram para conquistar seus direitos perante a sociedade. Sejam elas mães, empresárias, donas de casa, as mulheres exercem diversas atividades ao mesmo tempo, muitas vezes sobrecarregando sua saúde, especialmente a da coluna.  Além de apresentar uma estrutura física mais delicada que o homem, a mulher também sofre interferências hormonais durante várias fases da vida que somam aos efeitos de sobrecarga à coluna.

Segundo Dr. Alexandre Elias, neurocirurgião especialista em coluna e membro da Sociedade Brasileira de Coluna Vertebral, é preciso ter atenção especial em duas fases da vida da mulher, sendo a primeira durante a gestação e a segunda quando ela ingressa na menopausa.

“Quando grávida, a mulher apresenta mudanças importantes em seu organismo e sua estrutura óssea se torna mais maleável para atender a necessidade de abrigo do feto em crescimento. Este processo, somado ao aumento de peso, da barriga e do corpo como um todo, costuma gerar dores lombares, algumas delas até incapacitantes”.

Para evitar tais dores, o médico recomenda que a mulher não ganhe peso em excesso e faça atividades de reeducação e fortalecimento postural durante a gestação, sempre em alinhamento com o seu obstetra.

Já na fase da menopausa, o maior problema está na desmineralização dos ossos, que acarreta com certa frequência na osteoporose. “Esta degeneração dos ossos predispõe a fraturas, que infelizmente são as manifestações clínicas mais frequentes desta doença, que é tratada com medicamentos e atividades para fortalecimento da musculatura”, explica Dr. Alexandre.

Por ultimo, o médico alerta para um mau hábito presente em quase todas as faixas etárias e que prejudica de forma importante a coluna, que é o salto alto. “Usado com muita frequência e especialmente com altura muito alta, o salto interfere no equilíbrio, postura e sustentação correta da coluna, ocasionando dores na região lombar e desenvolvimento e ou agravamento de hérnia de disco e escoliose”, alerta o profissional.

Confira a seguir dicas simples do doutor para a prevenção de problemas lombares:

 Ao carregar a mala do laptop, bolsas ou sacolas: Divida as sacolas ou as malas entre as duas mãos, evitando sobrecarga em apenas um lado do corpo e as dores provocadas pela má postura. Durante viagens, dê preferencia para malas de rodinhas.

Posição de trabalho no escritório: Independente da área de trabalho, a modernidade faz com que fiquemos horas em frente ao computador durante o expediente e, muitas vezes, numa posição que gera desconforto e problemas à nossa coluna. Para evitar tais complicações, é aconselhável dar preferência para cadeiras de encosto reto (não reclinável), de forma que a coluna vertebral seja completa e confortavelmente apoiada. Os joelhos devem estar em 90º e os pés apoiados no chão. Outra dica é observar o teclado, que deve estar na mesma altura dos cotovelos, bem como os braços, que devem permanecer apoiados na mesa. Para o monitor, deixe-o em torno de 20 graus na posição mais confortável para o pescoço e distância de cerca de 40 cm dos olhos.

Ao lavar a louça: Na hora de lavar a louça, é preciso prestar atenção na postura. Vícios de posições erradas podem contribuir para dores e problemas na coluna. Para evitar tais incômodos, Dr. Alexandre Elias aconselha que a pia deva ficar aproximadamente na altura do umbigo. Caso não seja possível, é necessário recorrer a um suporte para apoiar os pés e manter a coluna reta.

Ao passar roupa: Passar roupa é uma atividade que força os ombros e a coluna. Para evitar o problema e também possíveis dores, é preciso manter o tamanho da mesa de passar o mais confortável possível, além de deixá-la na altura adequada para a pessoa.

Ao estender a roupa no varal: Estender as roupas no varal faz com que a região cervical seja forçada e sobrecarregada. Para evitar problemas, o varal deve estar em uma altura compatível, ou seja, acessível aos braços, de modo que as mãos não ultrapassem a altura do ombro.

Ao agachar-se para amarrar o tênis antes do treino esportivo: O especialista explica que o ideal é que, ao agachar-se, os joelhos sejam dobrados e a pessoa desça em direção ao chão com a coluna reta, evitando sobrecarregar a região lombar. Esta posição deve ser feita mesmo quando não se vai levantar peso. Evitar abaixar-se rapidamente e esticar-se para pegar algo é outra dica valiosa, pois este movimento pode levar a estiramentos, lesionando a coluna vertebral.

Para finalizar, o médico lembra que dor na coluna de forma persistente, sem causa aparente, deve ser investigada por um especialista, pois quanto antes diagnosticada, melhor será tratada.

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *